Hino à Pedagogia

A Equipa dos “Milionários do Oeste” – finalistas da taça de Portugal em 55 -56. O melhor central do Benfica é o 3.º a contar da esquerda, dos que estão em pé… Este é o António Manuel, nesta foto, como jogador do Torreense.

Uma das histórias que ouvi do Tó Manel, foi sobre Otto Glória. Esta é um hino à pedagogia.
O episódio passou-se num jogo com a CUF, em que o António Manuel, na altura com 20 anos, tem uma entrada mais dura sobre um jogador adversário, tendo este de abandonar o jogo, que fez o ambiente ficar ao rubro, as pessoas que estavam atrás do banco do benfica chamaram logo o rapaz de assassino e coisas piores. Otto Glória para acalmar os ânimos (numa altura em que não existiam substituições!!), chamou o António Manuel e disse bem alto:

“Cuidado Menino… você não vai querer magoar um colega de profissão, tem de pedir desculpa por essa entrada feia…”

e de seguida chamou-o para junto dele e disse baixinho:

“Mas lembre-se sempre, menino, jogarmos contra dez, é melhor do que jogarmos contra onze…”

Paolo Maldini
Sobre Paolo Maldini 3013 artigos

Criador do “Lateral Esquerdo”, tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto – Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino.

Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ).

Autor do livro “Construir uma Equipa Campeã” da PrimeBooks.

Analista de futebol na TV e no Jornal Record.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*