Velocidade e Talento

white corner field line on artificial green grass of soccer field

Equipas há, que perdurarão eternamente na memória de quem gosta de futebol.
Já foi em 1999, mas, ainda hoje, não consegui perceber, quem, em pleno Camp Nou, desviou o estéticamente perfeito chapéu de Mehmet Scholl, para a barra da baliza defendida pelo enorme Peter Schmeichel. Quase 10 anos volvidos, continuo sem uma única explicação lógica para o que viria a suceder 10 minutos depois, já em pleno período de compensação do tempo perdido.

Aquele Manchester foi a primeira equipa da minha vida e mais do que tudo, merecia ficar imortalizada na história do futebol. Não o fizeram por menos. Guardaram o momento especial, para um estádio mitico, na mais famosa das finais europeias dos ultimos 20 anos.

2006, voltou a presenciar a consagração como melhor equipa europeia, de uma máquina trituradora. Eu, que torço sempre pelos mais fortes. Pelos mais velozes, pelos mais talentosos, cedo percebi que o Barcelona, de Ronaldinho, Deco e Eto’o se tornaria campeão europeu, assim houvesse justiça, nisto do futebol.

08 / 09, promete ser a época, de Guardiola e o seu FC Barcelona, repleto de talento e velocidade, capaz de por um lado assumir o jogo e obrigar os adversários a regerem-se ao momento defensivo do jogo ao longo dos quase 90 minutos, e por outro, cumprir com mestria os processos de transição (que tornaram o Man Utd a melhor equipa da época anterior) a uma velocidade soberba, entrarem na história, ou pelo menos no coração de quem gosta de futebol.

Aguardasse confirmação.

P.S. – Não é por hoje, que o Sporting deixa de ser uma equipa bem organizada. Mas, como competir contra jogadores com muito mais talento, capazes de fazer o mesmo, mas a uma velocidade incrivelmente superior ?

Sobre Paolo Maldini 3828 artigos
Pedro Bouças - Licenciado em Educação Física e Desporto, Criador do "Lateral Esquerdo", tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, bem como participado em 2 edições da Liga dos Campeões em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto - Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino. Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, Cursos de Treinador e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Autor do livro "Construir uma Equipa Campeã", e Co-autor do livro "O Efeito Lage", ambos da Editora PrimeBooks Analista de futebol no Canal 11 e no Jornal Record.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*