Quaresma e as tomadas de decisão

white corner field line on artificial green grass of soccer field

Perceber que Quaresma é tecnicamente e físicamente um atleta de nível mundial, está ao alcance de todos.

A irregularidade, a ausência de disponibilidade para se entregar ao jogo, ou o incumprimento táctico no plano defensivo, são os defeitos apontados, e usados como explicação, sempre que Quaresma não é bem sucedido.

Porém, o handicap de Quaresma, vai muito para além da entrega, ou do incumprimento táctico. Da acomodação. Quaresma é um jogador bastante sofrível numa das vertentes mais importantes do jogo moderno. As tomadas de decisão.

A ausência de percepção dos momentos em que deve prender, ou soltar a bola e para quem soltar. A indefinição nos timings com que efectua as suas acções, prejudicam-o e não raras vezes prejudicam a sua equipa. As suas limitações na parte táctica do jogo, prendem-se, essencialmente, com o raciocinio. Não com a ocupação de espaços.

Contudo, Quaresma é tão dotado tecnicamente, que várias vezes, mesmo tomando a opção incorrecta, é bem sucedido. Agora imagine, se alguém com tamanha qualidade, tomasse boas decisões.

Pare a imagem no segundo 13. Situação de 4×1. As probabilidades de o lance terminar em golo, se resolvido da forma mais eficiente, poderão estar bem próximas das 99%. A resolução é fácil. Quaresma só tem de “atacar” o adversário directo, e fazer o passe (para qualquer um dos colegas, uma vez que tem soluções à sua direita e esquerda) para as costas do defesa. de 4×1, a situação passará a 3×0+GR, e quem recebeu a bola após encarar o GR, só tem de a endossar ao colega que vai correndo ao seu lado.

Agora, imagine. Em 10 lances, resolvidos da forma como Quaresma o fez, quantos terminarão em golo? 4,5? Eventualmente 6?

Ao longo de cada jogo, Quaresma vai somando más decisões. Algumas (como esta), são disfarçadas com lances de génio. Outras, prejudicam toda a envolvência atacante da sua equipa. Sempre que não obtém um golo, ou uma assistência, a exibição de Quaresma aproxima-se do zero, pois, por certo, que também não contribuiu com mais nada.

Consiga percebê-lo, e não se sentirá tão injustiçado, por ser sempre preterido em função de Simão, e até de Nani.

P.S. – Tivesse resolvido da forma mais eficiente, o lance documentado no video, Quaresma teria somado menos um golo na sua época. Tão pouco seria sua, a assistência. Percebe agora, como podem ser tão enganadoras tais estatisticas?

Sobre Paolo Maldini 3828 artigos
Pedro Bouças - Licenciado em Educação Física e Desporto, Criador do "Lateral Esquerdo", tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, bem como participado em 2 edições da Liga dos Campeões em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto - Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino. Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, Cursos de Treinador e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Autor do livro "Construir uma Equipa Campeã", e Co-autor do livro "O Efeito Lage", ambos da Editora PrimeBooks Analista de futebol no Canal 11 e no Jornal Record.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*