José Mourinho. XVI


“No “flash interview” ouvi falar de quebras físicas e logo dei por mim a pensar que a minha cruzada vai ser mesmo difícil. É que não consigo mesmo que se perceba que isso não existe. A forma não é física. A forma é muito mais que isso. O físico é o menos importante na abrangência da forma desportiva. Sem organização e talento na exploração de um modelo de jogo, as deficiências são explícitas, mas pouco têm a ver com a forma física”.

Janeiro de 2005. Comentando o jogo, Sporting X SL Benfica.

“É muito difícil treinar existindo contradições entre as ideias do treinador e as características da equipa e, neste sentido, há treinadores que, chegando a meio da época, têm tarefa extremamente difícil. Provocar rupturas, mas lutar pelas suas ideias, adaptar-se à realidade existente fugindo das suas crenças ou uma situação intermédia em que se modifica progressivamente o modelo existente (quando existe!)? Assim deve ser com Vítor Pontes, que defende um futebol completamente diferente daquele que recebeu. Contra o Porto vi uma equipa a pressionar alto como Pontes gosta, com defesas a “contradizerem” o movimento e a ficarem sentados no primeiro terço; vi uma equipa a tentar ser criativa e a utilizar a posse como o Leiria fazia, com alguns jogadores a construírem directo; vi jogadores que perceberam em pouco tempo como se bascula, misturados com outros a pensarem o jogo de forma primitiva. Acredito que Pontes vai vencer, porque acredito na qualidade de trabalho, porque acredito em futebol estruturado e pensado, porque acredito na inteligência. Mas não vai ser fácil.”

Revista 10, 9 de Janeiro de 2006

Sobre Paolo Maldini 3828 artigos
Pedro Bouças - Licenciado em Educação Física e Desporto, Criador do "Lateral Esquerdo", tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, bem como participado em 2 edições da Liga dos Campeões em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto - Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino. Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, Cursos de Treinador e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Autor do livro "Construir uma Equipa Campeã", e Co-autor do livro "O Efeito Lage", ambos da Editora PrimeBooks Analista de futebol no Canal 11 e no Jornal Record.

1 Comentário

  1. olha a boquinha para o master kodro 😛

    Não sou o maior fã do mourinho devido ao seu perfil conflituoso, mas que o homem é o maior (mais competente) isso é. E estas tiradas que tens transcrito mais não fazem que confirmar essa ideia.

    E por falar em Mourinho, deve estar bem contente com o Etoo em detrimento do Ibrah. Afinal o Etoo deu 2 Champions ao Barça, com golos decisivos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*