Mais e Menos da Semana

white corner field line on artificial green grass of soccer field

MAIS

Rui Patrício

O melhor guarda redes português foi o heroi inesperado, na pré-eliminatória de acesso à Liga dos Campeões. Apesar da sua juventude, Patricio é cada vez mais, um guarda redes experiente e experimentado. De Camp Nou a Old Trafford, passando pelo Olimpico de Roma, poucos são os grandes palcos europeus que ainda não pisou. É difícil compreender como não faz parte do lote de selecionados por Carlos Queiróz.

MENOS

Domingos Paciência

Após nove vitórias, em catorze jogos europeus, na época transacta, o Sporting de Braga passou para duas derrotas em dois jogos. O adversário, o Elfsborg. Pior seria impossível e impensável. Alguém quer apostar que os 50 pontos obtidos na edição anterior da Liga Sagres, serão meta inatingível para Domingos?

MAIS OU MENOS

Farías

Farías é um goleador. O ratio golos por minuto é elevadíssimo. Contudo, tem limitações que o impedem de ser muito dado ao colectivo. É lento, pouco tecnicista, e no fundo vale pelos movimentos na área. Onde, é um jogador de excelência. Apesar de se perceber o porquê de não integrar as escolhas iniciais de Jesualdo Ferreira (mas, não em detrimento de Varela. Claro.), é difícil compreender a contratação de um jogador (Falcão), com as mesmas características, mas com, previsivelmente, menos qualidade. A incessante procura, no mercado, por um novo avançado, é uma forma bastante injusta de menosprezar o que Farías pode dar ao FC Porto.

Paolo Maldini
Sobre Paolo Maldini 3382 artigos
Criador do "Lateral Esquerdo", tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto - Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino. Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Autor do livro "Construir uma Equipa Campeã" da PrimeBooks. Analista de futebol na TV e no Jornal Record.

8 Comentários

  1. ridicula a parte k fala do farias. farias nao tem as mesmas caracteristicas de falcao, falcao é mais rapido e mais tecnico, farias mais matador. aliás os olheiros do porto ja provaram varias vezes k nao andam a dormir. fazer posts baseados em videos do youtube da nisto…

  2. Não acho nada que o Rui Patrício seja o melhor guarda-redes de Portugal. Na minha lista, é apenas o 4°.

    O Domingos Paciência começou mal, é verdade, mas pode ainda acabar melhor do que aquilo que o Jorge Jesus conseguiu a época passada.

  3. Cidchen, pode fazer melhor? Sim pode… mas o JJ além do campeonato, andáva na europa a fazer os tais 14 jogos, para não falar que começou a época mt antes! E não começou mal, começou MUITO MAL!

  4. "De Camp Nou a Old Trafford, passando pelo Olimpico de Roma, poucos são os grandes palcos europeus que ainda não pisou."

    É isto que faz um bom GK?
    Melhor GK Português? Baseado nos "palcos" em que jogou? O Moretto já jogou em Camp Nou por exemplo. O Quim, GK mediano virou herói pq defendeu x penaltys… esqueceram os críticos das três saídas desparatadas que fez no jogo, enfim…

  5. tenho serias duvidas que Patricio seja mesmo o melhor guarda-redes portugues. Apesar de relativamente seguro, e aí Bento esteve excepcional a protege-lo, há várias coisas nele que não me deixam plenamente convencido. O Eduardo era a minha aposta, mas uma serie de jogos desastrosos em momentos importantes fizeram com que tivesse duvidas quanto à sua resistencia psicologica.
    O problema principal surgiu quando quis contestar esta tua opiniao: senao e o patricio o melhor, quem será? o Beto? o Eduardo? o Quim?…

    a vida esta dificil para o Queiroz e ele tende para a dificultar ainda mais.

  6. Podem dizer é que na idade do Patricio, Quim e Eduardo por exemplo não eram tidos como promessas, mas mesmo aí nessa altura estes dois últimos não jogávam em clubes de maior nomeada… o Moreira sim, foi uma grande promessa mas que decaíu muito depois da lesão (lembro-me de jogos mt bons do Moreira, no rosenborg-benfica p.e.) hoje na minha opinião não passa de um GK mediano.
    Portugal não tem um GK regular, os tidos como mais conceituados erram demasiado para se poder dizer que o melhor é x ou y.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*