A incrível habilidade para se estragar lances de golo

white corner field line on artificial green grass of soccer field

A crença, relativamente comum, de que num jogo de futebol, o penalty é a situação mais fácil de se transformar em golo, é errada.

Situações de 2X0 (ou mais que 2), somente contra o GR, são obviamente, bastante mais fáceis de serem resolvidas. É aproximar o mais possível do GR adversário, e endossar a bola ao colega que segue uns metros ao lado, para que este remate para a baliza deserta.

No FC Porto – Sporting, o lance (potencialmente) mais perigoso de todo o jogo (sim, bem mais que o penalty) ocorreu aos 40 segundos de jogo.

Situação de 3×1. Bola no corredor central, conduzida por Hulk. Duas soluções de passe (uma à direita, com Falcao (excelente movimento, a oferecer mais uma linha de passe). Outra, à esquerda, com Mariano). A forma como se resolvem situações de superioridade numérica é bastante simples. Conduzir a bola, atacando o defesa. Obrigá-lo a parar (a tendencia natural do defesa, será, recuar alguns metros no campo, tentando ganhar tempo, até que chegue a ajuda), e depois fazer o passe, para qualquer um dos seus colegas. O passe terá de sair para o espaço e não para o pé (por forma a que o colega não trave a corrida. Facto que o fará perder segundos preciosos), e para as costas do defesa (para que este fique fora do lance).

Com inteligência, e bons timings para realizar as acções, facilmente se transforma uma situação de 3×1 em 2×0 (a tal bastante mais fácil que um penalty).

Porém, aos 40 segundos de jogo, aquele que passa o jogo todo a prender a bola, no único momento em que se impunha que corresse mais uns metros com ela e a soltasse quando estivesse mais próximo do defesa (e para trás deste), realizou o passe demasiado cedo, permitindo que Daniel Carriço tivesse tempo de sair à contenção (colocar-se entre a bola e a baliza), perturbando o (fraco) remate de Falcao.

Procurámos o video por toda a parte. Não o encontrámos (ainda). Obviamente. Por uma má decisão, a situação mais previligiada de todo o jogo, não chegou sequer a ser considerada oportunidade de golo. Contudo, estamos certos que para muitos de vós, Hulk foi, mais uma vez o melhor em campo. Afinal, sofreu faltas decisivas. Os ataques todos que condicionou, não aparecem nos resumos. Who cares?

P.S. – Há aqui no blog, (pelo menos) um central com mais qualidade que o Polga.

P.S. – A forma como o Sporting de Paulo Bento defende as bolas paradas, chega a ser ridícula. E não é assim tão difícil, gravar uns videos de quem as defende com qualidade e tentar copiar…

Sobre Paolo Maldini 3828 artigos
Pedro Bouças - Licenciado em Educação Física e Desporto, Criador do "Lateral Esquerdo", tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, bem como participado em 2 edições da Liga dos Campeões em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto - Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino. Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, Cursos de Treinador e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Autor do livro "Construir uma Equipa Campeã", e Co-autor do livro "O Efeito Lage", ambos da Editora PrimeBooks Analista de futebol no Canal 11 e no Jornal Record.

18 Comentários

  1. sim sim a culpa é sp do hulk…acho que é obvio que se o falcao tivesse dominado bem a bola, o lance nao se teria perdido…há cada um…que ridiculo…

    Ruibonga

  2. Passam a vida a falar mal do hulk, ele ontem faz um jogão e ja kerem descredibilizar. Ridiculo no minimo.
    Critikem critikem, o atlético é a proxima vitima, depois nao digam k nao avisei…

  3. O jesualdo nao tem arte nem engenho para lidar com tanto talento. kem perde com isso é o hulk k poderia ser um pouco mais constante.

    Agora deixo a pergunta para o mister PB. O hulk a trabalhar 3 meses com o jj nao seria já mais jogador do k é em ano e meio de jesualdo?

    Pergunto isto por razoes obvias, o dedo do jj ja se faz sentir em mts jogadores do benfica, nao seria assim tb no porto? Agradeço k me dê a sua opiniao pq eu sou portista e apesar dos 3 titulos k o jesualdo ganhou, nao csg gostar dele.

    Um bom exercicio para o blog seria fazer uma analise aos 3 treinadores dos grande e a um ou outro k anda a surpreender pela positiva. Filosofias, principios de jogo, virtudes os defeitos etc etc
    se nao for possivel, paciencia 🙂
    Desde já o meu obrigado. Abraço a tds.

  4. Ola,

    Antes de mais, não sou mister nenhum… (ainda que o Rodrigo Rodrigues diga que posso perfeitamente ganhar o concurso de mister universo!)

    Em relação ao Jesualdo, considero-o bastante competente. Uma prova disso é q ele percebe que Hulk continua a ser um jogador muito limitado.

    O Hulk tem evoluído. Ainda assim, tem muitas dificuldades a "ler o jogo".

    Apesar de considerar o JJ, depois de Mourinho, o melhor treinador portugues (a opinião vem desde que comecei a ver o Belenenses jogar), não sei ao certo que o Hulk estaria bastante melhor por esta altura.

    No Benfica, nota-se uma evolução interessante no Di Maria e no David Luiz, mas são jogadores que continuam a anos luz da qualidade da restante equipa (ainda que para a imprensa, a par de Hulk, sejam os melhores jogadores do mundo)…

    Um problema que me parece que o Jesualdo terá de enfrentar com Hulk, é q o brasileiro, demasiadas vezes, mesmo tomando más decisões, é bem sucedido (pq é extremamente potente). As pessoas valorizaram sp os lances em que foi bem sucedido, esquecendo os ataques que custou à equipa, e que poderiam valer mais golos do que aquele q se calhar ele obteve após uma grande jogada.

    Sendo bem sucedido, em determinadas situações e elevado a super estrela…n sei até que ponto está disposto à mudança.

    http://lateral-esquerdo.blogspot.com/search/label/Quaresma

    Este post sobre o Quaresma (q deu num grande golo) aplica-se a Hulk.
    (n sei se o video esta disponivel. Foi o golo marcado em guimaraes, no 0-5 com o FCP)

    Aqui está um texto que me pareceu bem conseguido, sobre o FCP de Jesualdo na época passada

    http://lateral-esquerdo.blogspot.com/2009/05/fc-porto-e-os-diferentes-momentos-do.html

    Quanto Às sugestões dadas, são sp bem vindas. Se possível, tentaremos responder às mesmas

  5. Se o Hulk jogasse num clube de Lisboa já estaria por esta altura apelidado de fingidor,mergulhador,etc. pelos Portistas. Em Braga e ontem.
    Enquanto tivermos comentadores,treinadores e adeptos que pensam que um jogador que se atira pro chão é inteligente por ganhar faltas….

  6. Extremamente grato pela prontidão da resposta.
    Explicado desta forma ate sou obrigado a concordar com a maioria dos pontos.
    Em relação ao jesualdo acho k o seu discurso nao tem ajudado mt ah evoluçao do jogador, pq transformou o incrivel hulk no incrivel calimero e isso nao é benefico para o jogador se mostrar predisposto a evoluir. Mas é só uma opiniao…
    Mais uma vez obrigado. Abraço.

  7. Sou Benfiquista, como já deve ter sido percebido por comentários anteriores, mas não me custa, apesar de gostar do David Luiz, sustentada na opinião e justificações apresentadas, achar que tem ainda um longo caminha a percorrer por forma a ser melhor, ou o melhor, para a equipa, ao contrário do que a imprensa o mostra. Tal como o mesmo de Liedson e de Hulk. Custa perceber isso? Se uma situação é justificada, bem justificada, qual é o problema?
    Para mim, nenhum, óbvio, só quem não quer ver, precisamente o óbvio, é que acha o que acha…
    Abraço e votos de melhoras na visão!

    Márcio Guerra

    http://lateral-esquerdo.blogspot.com/2009/05/fc-porto-e-os-diferentes-momentos-do.html

  8. De facto o hulk não é um jogador perfeito mas a forma como o martirizas parece que fazes dele o pior jogador do porto. o hulk foi para mim um dos melhores ontem, tendo criado bastantes situações de perigo.Se por vezes decide mal? sim, mas não penso que sejam muitos aqueles que nunca cometem erros. O mesmo se aplica ao Lieson, encarem as coisas como elas são e, por muitos erros que estes jogadores possam cometer (ainda que para mim o liedson é um jogador com bastante maturidade na leitura de jogo), admitam que ambos são bons jogadores!

  9. João PS,

    Basta procurar nas etiquetas por Liedson, para se perceber q ele está carregado de elogios. Também tem alguns pontos negativos. Se n os tivesse, com aquela capacidade de finalização, jamais teria feito a carreira qs toda em Portugal.

    É claro q o Hulk é bom jogador. Está é bastante longe do que se quer fazer crer. E o prejudicar mais ataques do que os que cria é um facto. (Na 2nda parte do jogo com o Sporting, foram inumeros os lances de potencial perigo, q se perderam, ou pq tentou fintar 2 ao mm tempo, ou pq n deu a bola no timing correcto, ou pq passou a bola para o sitio errado)É um jogador com um potencial tremendo, mas com mtas limitações.

    Podes juntar tb ao lote o Di Maria, o David Luiz e o Vukcevic.

  10. O Maradona tb tinha pontos fracos… não tinha pé direito… e de cabeça… tinha que meter a mão… apesar de concordar ctg sobre o givanildo, o david luiz e o di maria!

  11. o que mais me irrita no hulk é o valor que todos lhe dão quando ele não é assim tão incrível. ler o comentário do b. prata no publico, onde este "jornalista" diz que o brasileiro é o "fiel da balança do fcporto" é o mesmo que dizer que os hipopótamos tem asas.

    O Hulk é um jogador com um potencial fantástico. A sua capacidade individual é soberba e consegue so por si destruir um (má) defesa. O problema surge quando o Hulk e o Porto encontra uma equipa equilibrada e competente. Aí Hulk é uma verdadeira nulidade, V.G jogos contra Man United ou Benfica da ultima epoca (que nao era assim tão organizado)

  12. hulk foi só o melhor em campo! nao chega para este senhor, bons são os de lisboa, o aimar ontem com o aek por exemplo deve ter feito mais k o hulk com o sporting e o atletico juntos.

    coitado do hulk k mesmo acertando 1 passe é martirizado ao ponto de dever ter esperado mais para o fazer!! o facto de ter arrancado faltas, amarelos, criado jogo pelo seu flanco como nenhum outro jogador conseguiu nao interessa.

    continua a criticar ele continua a resolver. ve lá é se nao ganhas 1 ulcera…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*