Lateral Esquerdo na Revista Futebolista

“São conhecidos como: PB, Rodrigo Rodrigues, Sir Luís e Pmcr, os criadores de ‘Lateral Esquerdo’ (http://lateral-esquerdo.blogspot.com/). Este blogue procura fazer uma análise mais profunda do futebol, do jogo propriamente dito, através de leituras tácticas que surpreendem até os mais conhecedores. É um espaço que se demarca pela qualidade das opiniões publicadas e pela abordagem diferente que faz de um tema já muito gasto em Portugal.

1. Quais as razões que vos levaram a criar o ‘Lateral Esquerdo’? E porquê a escolha deste nome?
O blogue nasceu fruto de uma tarde sem nada para fazer. Sem qualquer tipo de pretensão. O nome está relacionado com uma antiga brincadeira, dos tempos de faculdade. Quando jogávamos futebol, tentávamos empurrar o(s) colega(s) para a posição de defesa lateral (porque é nossa crença que é lá que joga, sempre, o pior jogador da equipa).

2. Podiam explicar, para que os nossos leitores percebam um pouco melhor, as diferenças existentes entre este blogue e os demais blogues sobre futebol?
No nosso blogue procuramos, essencialmente, desenvolver a parte táctica. Demonstrar que o jogo é um pouco mais complexo do que o que a maioria das pessoas pensa. O sucesso só é passível de ser alcançado por quem melhor domina a tal vertente táctica, não só de posicionamento, mas também de tomadas de decisão. Ou seja, não só onde ocupar o espaço, ou para onde desmarcar, mas também, quando, para onde e para quem passar a bola. Não estamos ligados a nenhuma cor clubística. Temos gente que já fez parte da prospecção do SL Benfica, outro do futebol de escolas do Torrense, temos gente do Sporting e até um elemento que actualmente é profissional da estrutura do Fulham FC! Só nos interessa o jogo em si.

3. Este é um espaço de opinião que aborda diferentes temas da actualidade futebolística. Julgam que, independentemente de clube, instrução ou idade, este é um blogue para todo o tipo de leitor?
Sim. Claramente. Ainda que nos pareça que, por vezes, possa ser difícil perceber as nossas ideias. Quem connosco já trabalhou mais facilmente assimila o que pretendemos transmitir.

4. Tendo em conta a importância crescente que a internet vai tendo no dia-a-dia da maioria das pessoas, acreditam que os vossos textos podem influenciar de alguma maneira a opinião pública geral?
Não temos essa pretensão. Cremos até que a maioria dos treinadores de futebol ainda não partilham da visão que temos do jogo.

5. Existem alguns blogues que tenham por hábito visitar frequentemente e que vos sirva de inspiração para a escrita dos vossos textos?
A (excelente) Ilíada Benfiquista está intimamente ligada à criação do nosso blogue. Foi o primeiro contacto que tivemos com a blogosfera. Há, também, o ‘A norte de Alvalade’. E, claro, o ‘Observatório do Futebol’, que é um projecto recente (de análise/relatórios de observação que pretende ser mais direccionado para profissionais) e que conta agora com a nossa colaboração.”

Já lá vão vários anos, desde que, contribuimos de forma muito activa (como frequentávamos o mesmo café de Augusto Inácio, resolvemos entregar-lhe, rabiscado num guardanapo, uma sugestão para o onze inicial do Sporting) para o primeiro campeonato ganho pelo Sporting, pós longo jejum. Ainda assim, o grupo mantém-se unido, e como sempre, convencido que teve parte activa no sucesso de Acosta e seus pares.

Bem haja, a quem, estranhamente, nos vai lendo.

Sobre Paolo Maldini 3828 artigos
Pedro Bouças - Licenciado em Educação Física e Desporto, Criador do "Lateral Esquerdo", tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, bem como participado em 2 edições da Liga dos Campeões em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto - Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino. Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, Cursos de Treinador e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Autor do livro "Construir uma Equipa Campeã", e Co-autor do livro "O Efeito Lage", ambos da Editora PrimeBooks Analista de futebol no Canal 11 e no Jornal Record.

13 Comentários

  1. Olá boa noite!

    OS meus parabens por mais este elogio publico a vossa grande qualidade como expertos de futebol.

    Gostava de saber o endereço online desse tal obsvervatório do futebol se fosse possivel.

    Abraço

    Phil Jackson

  2. Parabéns!
    É sempre bom ver reconhecidos os espaços da blogoesfera tuga, e, se há algum que merece é o vosso! Espero ter dentro em breve formação para pudermos trocar umas ideias, "mais a sério".

    Cumprimentos e continuação de um bom trabalho!

  3. Eu também espero ter algo a ver com o vosso sucesso porque é óbvio que um blog que eu leia tem muitas mais hipóteses de o ter.

    lol

    Agora a sério, muitos parabéns! têm um belo blog e não são à toa todos os elogios que recebem, são bem merecidos todos eles. Desde logo por não caírem na esparrela da clubite, nem da arrogância de quem pensa saber tudo e principalmente por terem ideias muito bem definidas.

    Abraço

  4. Muitos parabéns, é um blog extremamente interessante, que já sigo há algum tempo.

    As vossas análises ajudaram-me a ver o jogo de outra forma e agora até me divirto bastante a ler os comentários dos jornalistas desportivos nos jornais e na tv e as avaliações que alguns "especialistas" fazem dos jogadores.

    A rubrica do José Mourinho é óptima e os jogadores que escolhem como futebolistas de uma vida são sempre dos meus preferidos.

    Continuem o excelente trabalho!

  5. obrigado… pela parte que me toca (eu apenas sou responsavel por despejar os caixotes do PB e limpar os rodapés da casa dele) mas não me ofendam… clubite?!! eu nem apoio a selecçao nacional… sou apenas do benfica… e ca em casa ate o cao chora quando o benfica perde…

    abraço a todos!

  6. Boa tarde, um bocadinho off the record, a historia secular diz-nos que os hebreus e os persas eram dois povos que utilizavam nos tempos antigos a caracteristica que mais é preciso para um jogador de futebol. O cérebro! Sendo assim, sera que essa caracteristica foi transportada para o futebol? O que acham, do valor dos jogadores hebreus (alguns ex Benayoun, Alex Zahavi, Gai Assulin) e dos iranianos (Karimi, Nekounam, Masoud Shojaei). Acham que seria util ter desses jogadores em portugal?

  7. parece-me que o zahavi está no SCP,nao é?

    o Gai Assulin é do Barcelona B, e é fantástico do ponto de vista da velocidade (rapidez) e com um toque de bola muito curto..

    do meu ponto de vista, portugal, tem ainda muitos diamantes por lapidar na sua formação…

    mas para isso tem de começar a dedicar-se a formação…

    e, muito sinceramente, a formação em portugal é muito pobre, quer do ponto de vista do enquadramento humano, a forma como se faz scouting (ainda são os famosos olheiros a olhometro, salvo raras excepçoes)…

    imaginem só jogadores como futre, gomes, jvp, chalan, diamantino, jordao, surgirem agora… mas começarem a treinar nas escolas do barcelona ou ajax?!!
    quem sabe se o seu potencial (precisamente em termos cerebro) não seria ainda maior…

    mas é obvio que jogadores (como o gai assulin por exemplo) eram bons de ter cá…
    vejam o que o norton de matos foi fazer para africa…

    SLB, SCP e FCP ja pensam em investir em angola e mocambique, em clubes e academias…

    perbebo-os bem…

    cumprimentos

  8. Parabéns pelo blog. Só lamento ser leitor há poucas semanas/meses.
    No entanto o que tenho lido e visto tem sido do melhor que há por aí e já me parece até que ando a fazer como o comentador acima, que diz que se diverte a ler as crónicas nos desportivos de alguns supostos analistas e opinadores. Eu também me rio com eles, ehheheh!

    Deixo apenas uma ressalva, caso o Carlos Daniel, do Domingo Desportivo, ou ex, que não sei porquê, ou se li por aí, ou não sei, que acho que vos mencionou, ou se não, se foi confusão minha, devo dizer que o acho, nos seus escritos no Record, com influência no que vocês por aqui escrevem. Se sim ou não, não sei, nem tenho a certeza, sou eu mesmo e só a supor, mas fico com a sensação de tal acontecer, pelo menos a maneira como ele aborda as coisas, à maneira e palavras dele, mas com uma certa influência, lá está, Lateralista-esquerdista!

    Abraço e termino, como habitual, com o meu P.s. de publicidade!

    Márcio Guerra

    P.s.- Já agora, aproveito para publicitar o meu blog de Poker. O mesmo é http://HoldUs.Blogspot.com, e para além dos bilhetes que por lá há para o Estoril Live, parte de uma promoção, há mais promoções com dinheiro GRÁTIS! para começarem a jogar sem ter que depositar nada, mesmo nada, e jogarem de cabeça limpinha o vosso jogo, caso queiram! Hasta!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*