José Mourinho. XXVI

“Logo no início da semana comecei os treinos a ensaiar as jogadas do adversário e a nossa forma de as anular. E eu sabia que o Camacho, sempre que estava a perder, trocava o Zahovic pelo Sokota. Ora quando iniciei os treinos, fi-lo exactamente nesse sentido, de preparar a minha equipa contra as investidas atacantes do Sokota. Até que um jogador meio surpreendido me disse ‘Mas, mister, eles não jogam com o Sokota, jogam com o Zahovic. Era o que eu queria ouvir, para de imediato responder: ‘Jogam com o Zahovic quando estão a ganhar. Contra nós vão ter de jogar com o Sokota, que é a opção do Camacho quando estão a perder'”.

Sobre a preparação do SL Benfica – FC Porto no Estádio da Luz. 0 – 1. Golo de Deco. Retirado do Livro “José Mourinho” de Luís Lourenço.

“São períodos de 15 minutos. Se marcarmos, faltam poucos para levarmos a taça e temos de morrer em campo a defender. Se sofrermos, jogam directo para o Capucho. Capucho: ‘Tens de perder a primeira bola propositadamente para que os médios possam ganhar a segunda e assim massacrarmos a partir dessa posição.’ Se não houver golos, joguem como bloco, com o cansaço que já existe não podemos esticar a equipa e deixar de ter as linhas juntas. Vou colocar o Marco daqui a uns minutos. Ponham-no a correr. Marco: ‘Faz diagonais, muitas diagonais de fora para dentro. Não me lixes a pedir a bola no pé. Se for para jogar com a bola no pé deixo ficar o Capucho”.

Estratégia para o prolongamento na Final da Taça Uefa. FC Porto 3 Celtic 2. Curiosidade: O 3º golo do FC Porto, resulta de uma diagonal de Marco Ferreira. Retirado de “José Mourinho” de Luís Lourenço.

Paolo Maldini
Sobre Paolo Maldini 3251 artigos
Criador do "Lateral Esquerdo", tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto - Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino. Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Autor do livro "Construir uma Equipa Campeã" da PrimeBooks. Analista de futebol na TV e no Jornal Record.

5 Comentários

  1. Sim.
    E falta a referência ao facto de o Deco ter 'explulso' o Ricardo Rocha nesse jogo, com uma simulação que o sr Mourinho costuma abominar, quando são os jogadores da outra equipa a fazer…

    Mas é um grande psicólogo e conhecedor da bola, sem dúvida. Pena não saber pôr as equipas a jogar futebol, ou vá, a jogar bom futebol ao nível do espectáculo, que não de resultados.

  2. "E falta a referência ao facto de o Deco ter 'explulso' o Ricardo Rocha nesse jogo, com uma simulação que o sr Mourinho costuma abominar, quando são os jogadores da outra equipa a fazer…" —> Está a confundir jogos…o jogo em que o ricardo rocha é expulso é no dragão.

    Ruibonga

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*