Mais e Menos da Semana

white corner field line on artificial green grass of soccer field

MAIS

Javi Garcia

Duas exibições decisivas na mesma semana. Javi é, a par de Fernando, o melhor trinco da Liga Sagres. Bastante forte fisícamente, quer ao nível da morfologia, como das capacidades condicionais, o espanhol tem na capacidade táctica a sua mais admirável característica. Se no momento defensivo, confere sempre, o equilíbrio que o SL Benfica tanto precisa, em situação ofensiva, demonstra inteligência na forma como percebe as suas limitações, optando por jogar a um, dois toques, fazendo a bola circular de corredor a corredor. Decisivo nas bolas paradas. Ofensivas e Defensivas. O seu 3º golo na Liga, garantiu os tão desejados três pontos.

MENOS

Hulk

Não é embirração. Também você, um dia, o perceberá. Aos vinte minutos de jogo já tinha mais perdas de bola que as que Matías e Aimar darão na Liga inteira. Não há equipa que resista à presença de um jogador cujo principal traço é servir o contra-ataque adversário. A sua capacidade de definição dos lances é desastrosa. Fica na retina a situação de 3×1, ainda na primeira parte, em que optando pelo drible permitiu à defesa madeirense recuperar metros no campo de jogo. Com ele, a bola dificilmente circula.

MAIS OU MENOS

João Moutinho

O capitão leonino tem ínumeras qualidades. Ágil, boa técnica, simplicidade de processos, excelente capacidade táctica, quer ao nível da ocupação do espaço, quer pelo cumprimento dos princípios do jogo, e predisposição para contribuir, seja de que forma for, para o sucesso colectivo. Todavia, a cada ano que passa parece menos alegre. É um dos prejudicados pelo mau momento e pelo atípico futebol produzido. São jogadores como Moutinho e Matías que nos fazem crer que é possível bastante mais.

Paolo Maldini
Sobre Paolo Maldini 3011 artigos

Criador do “Lateral Esquerdo”, tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto – Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino.

Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ).

Autor do livro “Construir uma Equipa Campeã” da PrimeBooks.

Analista de futebol na TV e no Jornal Record.

7 Comentários

  1. Sinceramente, acho que pelo jogo de ontem poderías ter destacado também o David Luiz. Tem melhorado e ontem fez um jogo exemplar, sem máculas no capítulo defensivo, muito bom na recuperação e na transição, e sem prejudicar a qualidade defensiva funcionou como mais uma vitamina atacante. Podes sempre alegar que a Naval quase não atacou, mas também esse facto é mérito da qualidade defensiva e recuperadora da equipa do Benfica, de que o David faz tão bem parte. Também eu já embirrei muito com as suas desplicências, mas parece-me que tem estado a evoluir, fazendo ontem o seu melhor jogo.

  2. nao te faço rir porque?
    era mau escreverem um texto sobre a importancia dos lances de bola parada no futebol actual?
    como se defendem, as varias possibilidades de defesa nesses lances? a forma mais correcta de posicionamento??

    nao percebi porque te faço rir…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*