Mais e Menos da Semana

white corner field line on artificial green grass of soccer field

MAIS

Silvestre Varela

Depois do desastre de Matosinhos, prova-se que os menos habilidosos técnicamente também têm semanas felizes. Principalmente se forem rápidos e fortes. Um golo na Liga dos Campeões, duas assistências no jogo que relançou o FC Porto na Liga, e várias arrancadas que manteram o FC Porto sempre ligado à corrente. Varela está na melhor fase da sua carreira. Enquanto se mantiver confiante, continuará a agitar o jogo azul e branco.

MENOS

Carlos Carvalhal

De todos, é bem capaz de ser o menos responsável pela hecatombe. É verdade que tem pouco tempo para treinar, pois o calendário está bastante apertado. Porém, a qualidade de jogo da equipa aproxima-se do zero. Por vezes dá a sensação de que Carvalhal, apenas espera pela sorte, não procurando ir ao seu encontro. No fim de Fevereiro, seria expectável algo mais. É difícil de dizer se merece uma segunda vida na próxima temporada. O Sporting é uma equipa descrente, sem um pingo de motivação e o seu treinador parece ir pelo mesmo caminho. É incrível como consegue sempre notar melhorias, quando objectivamente o jogo do Sporting não tem ponta por onde se lhe pegar.

MAIS OU MENOS

Domingos Paciência

Ainda que eliminado bem cedo das várias competições nacionais e internacionais o Sp. Braga, na Liga, tem realizado um percurso absolutamente soberbo. Ainda que as dúvidas sobre a real competência de Domingos se mantenham, é impensável não reconhecer o quão fabuloso tem sido o percurso de uma equipa que poderá ficar para a História. No jogo no Dragão, fica no entanto, difícil perceber a ausência de Meyong no onze inicial. Para poder ser uma equipa com boa presença na frente, seria decisivo ter um avançado capaz de segurar e entregar com grande assertividade a bola. Um avançado capaz de, jogando de costas para a baliza, esperar pelos colegas, garantindo que a equipa poderia subir uns metros, e jogar um pouco mais à frente. Meyong é um dos melhores da Liga nessa vertente. É difícil prever com exactidão o que poderia ter acontecido com outras opções. Fica a perca da liderança e a expectativa em relação ao que se seguirá. Pelo nível a que se tem apresentado e pelo calendário teoricamente mais fácil, o Sp Braga estará, previsívelmente, na luta até ao fim.

Sobre Paolo Maldini 3828 artigos
Pedro Bouças - Licenciado em Educação Física e Desporto, Criador do "Lateral Esquerdo", tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, bem como participado em 2 edições da Liga dos Campeões em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto - Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino. Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, Cursos de Treinador e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Autor do livro "Construir uma Equipa Campeã", e Co-autor do livro "O Efeito Lage", ambos da Editora PrimeBooks Analista de futebol no Canal 11 e no Jornal Record.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*