Mais e Menos da Semana

white corner field line on artificial green grass of soccer field

MAIS

Jorge Jesus e Carlos Carvalhal

Uma semana de sonho para ambos. Se face à dificuldade dos jogos em questão, já era difícil prever quatro vitórias, um saldo de catorze a zero em golos é feito totalmente inesperado.

Jorge Jesus é o treinador da melhor defesa e do segundo melhor ataque da europa. Muito, mas mesmo muito do mérito é seu. É fácil lembrar a grande qualidade individual de inúmeros jogadores encarnados. Porém, quem os potenciou? À semelhança do que havia acontecido em Belém e em Braga, nas suas mãos, todos têm crescido enormidades.

Finalmente bom futebol em Alvalade. O problema deste Sporting não é, nem nunca foi falta de qualidade dos seus jogadores. Consiga o Sporting manter o nível exibicional, e Carvalhal terá provado competência. Aguarda-se, no entanto, maior consistência. A decisão sobre a sua permanência no cargo, promete tornar-se uma dor de cabeça para Costinha.

MENOS

Colectivo do FC Porto

Em termos ofensivos, simplesmente não existe. O FC Porto vale pela sua competência defensiva. Porém, por ser uma equipa com menor qualidade relativamente a épocas passadas, o FC Porto passa agora menos tempo com bola. Logo sujeito a mais ataques, contra-ataques e golos adversários. Não há um pensar colectivo para o processo ofensivo, e as individualidades que compõem o meio campo ofensivo e o ataque são relativamente débeis. Sem Fernando, o melhor jogador do FC Porto, não se deve esperar muito dos comandados de Jesualdo. Pela primeira vez em muitos anos, o FC Porto arrica-se a ficar em terceiro lugar. Estranhamente, nem surpreende.

MAIS OU MENOS

Carlos Queiroz

Percebe-se que o amigável contra a China possa interessar pouco ou nada. Contudo, quando se orienta uma selecção deve-se desde logo procurar rotinar a equipa, dotando-a dos conhecimentos tácticos que o seu treinador pretende ver aplicados na competição. Se Queiroz o está a fazer, então fá-lo com os jogadores errados. A convocatória é absolutamente ridicula. Desde a constante aposta em jogadores que se fazem valer somente pelos atributos físicos, ao facto de não estar um único jogador da melhor defesa da Europa. E relembre que Rúben, Fábio, César Peixoto e Quim, são habitualmente titulares no sector defensivo do SL Benfica. E o melhor Veloso dos últimos anos, porque não foi convocado?

Sobre Paolo Maldini 3828 artigos
Pedro Bouças - Licenciado em Educação Física e Desporto, Criador do "Lateral Esquerdo", tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, bem como participado em 2 edições da Liga dos Campeões em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto - Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino. Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, Cursos de Treinador e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Autor do livro "Construir uma Equipa Campeã", e Co-autor do livro "O Efeito Lage", ambos da Editora PrimeBooks Analista de futebol no Canal 11 e no Jornal Record.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*