Falemos de Fernando. Outra vez.

white corner field line on artificial green grass of soccer field

O jogador dos apoios.

Ainda que com reduzida notoriedade, Fernando é o jogador mais interessante do FC Porto. Porventura, o único do meio campo azul e branco com categoria europeia.

A simplicidade de processos, o excelente posicionamento, essencialmente na forma como serve de apoio ao portador da bola (coberturas ofensivas), e a forma eficaz e assertiva como contribui para a circulação de bola, são traços visíveis aquando do processo ofensivo.

É, contudo, nas tarefas defensivas que Fernando se aproxima da genialidade. Fantástico do ponto de vista da ocupação dos espaços, é no cumprimento dos princípios defensivos, que se destaca. Mesmo quando as recuperações de bola não passam pelas suas botas, é inegável que os seus apoios (coberturas defensivas) aos colegas que saíram à bola (contenção) são decisivos no garante do equilíbrio defensivo colectivo.

A habitual leveza com que resolve inúmeras situações é, também, para os que crêem que a agressividade desmesurada deve ser apanágio de quem ocupa a posição de médio defensivo, uma lição.

Bastante jovem, e aparentemente com enorme sede de triunfo, o futuro de Fernando deverá, inevitavelmente, passar por uma liga de maior gabarito.

Texto recuperado de Dezembro.

P.S. – Ainda dúvida?

Paolo Maldini
Sobre Paolo Maldini 3746 artigos
Pedro Bouças - Licenciado em Educação Física e Desporto, Criador do "Lateral Esquerdo", tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, bem como participado em 2 edições da Liga dos Campeões em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto - Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino. Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, Cursos de Treinador e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Autor do livro "Construir uma Equipa Campeã", e Co-autor do livro "O Efeito Lage", ambos da Editora PrimeBooks Analista de futebol no Canal 11 e no Jornal Record.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*