Mais e Menos da Semana

white corner field line on artificial green grass of soccer field
MAIS

Dupla de avançados

Do Sporting e do Benfica.

Liedson confiante é um terror. Recupera bolas, faz golos, assiste. Promete muito a sua ponta final de época. Saleiro é a surpresa. Já aqui referimos que ainda que inteligente, e com outros traços interessantes, dificilmente o jovem português demonstraria qualidade para jogar no Sporting. Porém, Saleiro teima em provar que tal palpite poderá estar bem errado. É mais um jogador a atravessar um momento de enorme confiança e isso reflecte-se na qualidade de jogo. O seu golo é sublime. O gesto técnico, e a desmarcação. A forma como correu numa linha horizontal, para não ser apanhado em fora de jogo, demonstra um conhecimento muito grande sobre o jogo.

Saviola prova a cada jogo que passa ser o melhor jogador da Liga Sagres. A qualidade como baixa no terreno, como serve de apoio frontal, como recebe e enquadra é única. O golo na Madeira prova que demasiadas vezes o mais difícil e mais decisivo não é o golo, nem a assistência. Saviola parece ser sempre o melhor em campo. Cardozo esteve tão terrível nas situações de finalização quanto brilhante no processo de criação de jogo ofensivo. Capaz de segurar a bola com enorme mestria, o paraguaio é uma enorme surpresa. Ainda que perdulário, Cardozo está a jogar como nunca.

MENOS

Onze do FC Porto

A falta de qualidade é demasiado latente, e já aqui havia sido apontada. Mesmo os jogadores que fazem, por ora, as delicias dos adeptos (Varela, Rodriguez e Rúben Mical) estão bastante longe de serem valor acrescentado. Sem Fernando, o seu melhor jogador, o naufrágio em Londres era previsível. O Arsenal joga demasiado futebol para um FC Porto, tantas vezes entregue às iniciativas individuais. Há que atacar o mercado. Com critério.

MAIS OU MENOS

Fucile

O uruguaio está no top 3 dos melhores laterais em Portugal. Muito culto tacticamente e com excelente performance física, Fucile é um dos indispensáveis do FC Porto. Um dos que ainda sobram, em que se pode confiar. Porém, fica ligado da pior maneira ao desastre de Londres. Não lhe retirem potencial, contudo. Não é naquele lado que o FC Porto precisa de reforços.

Sobre Paolo Maldini 3828 artigos
Pedro Bouças - Licenciado em Educação Física e Desporto, Criador do "Lateral Esquerdo", tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, bem como participado em 2 edições da Liga dos Campeões em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto - Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino. Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, Cursos de Treinador e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Autor do livro "Construir uma Equipa Campeã", e Co-autor do livro "O Efeito Lage", ambos da Editora PrimeBooks Analista de futebol no Canal 11 e no Jornal Record.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*