Quanto vale Domingos Paciência?

white corner field line on artificial green grass of soccer field

“Este Braga faz tudo o que deixei em termos de estratégia posicional” Jorge Jesus.

Da sugestão para desmistificar a nossa desconfiança sobre o valor de Domingos Paciência, nasce o presente post.

A primeira vez que neste espaço se falou de Domingos, foi após uma excelente entrevista a um qualquer jornal desportivo. “Surpreendeu numa entrevista. Enunciava princípios de jogo, explicava de forma clara as ideias que tinha para o modelo de jogo da Académica. Pressupostos interessantes para uma equipa com individualidades muito débeis”.

É falso que por aqui se afirme que Domingos é um treinador sem valor. Mas, é bem verdade que iremos esperar mais algumas épocas para lhe conceder o crédito, que possívelmente já merece ter.

Isto porque,

É inegável que todos os jogadores do seu Sp. Braga (Viana é a excepção. Mas, também não precisava) beneficiaram imenso, em termos de conhecimentos tácticos, com a aventura da época passada. É inegável que o Braga de Domingos está bastante mais próximo do Braga de Jesus, que da Académica de Domingos. É inegável que o comportamento defensivo (concentração sobre o lado da bola, distância de posicionamento para a bola e jogo de coberturas) do actual Braga (melhor defesa da Liga e factor primordial para o actual primeiro lugar) foi aprendido na época passada, e é também inegável que foi com Jorge Jesus que praticamente todos os jogadores do Sp.Braga se tornaram melhores jogadores (a propósito. A frase do dia, ainda que inúmeras vezes repetida por seus ex jogadores, é de Javi Garcia: “Nunca aprendi tanto como nesta época” ).

Ninguém neste espaço nega que Domingos poderá ser um treinador de eleição, e já aqui foram feitas previsões que se confirmarão erradas (suposemos que este Braga não atingiria os 50 pontos). Porém, e apesar dos bons indícios desde o tempo da Académica, continuamos a precisar de ver algo mais.

P.S. – Jorge Jesus, que é para nós, em Portugal, e a seguir a José Mourinho, a maior referência táctica, é treinador há mais de vinte anos, e somente quando passou pelo Belenenses nos começou a conquistar. Não há pressa, portanto.

P.S. II – Ver algo mais não será, necessariamente, atingir resultados extraordinários. Obter com outros jogadores a mesma performance defensiva será suficiente. Quando se refere “performance defensiva” fala-se essencialmente em comportamento da equipa dentro de campo, quando não tem a posse da bola, e não numa quantificação do número de golos sofridos.

Texto recuperado de Janeiro.

A percepção continua exactamente a mesma.

Paolo Maldini
Sobre Paolo Maldini 3172 artigos
Criador do "Lateral Esquerdo", tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto - Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino. Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Autor do livro "Construir uma Equipa Campeã" da PrimeBooks. Analista de futebol na TV e no Jornal Record.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*