Paulo Sérgio e a reflexão

white corner field line on artificial green grass of soccer field

“Este jogo, com o resultado que proporcionou, acaba por ser positivo porque põe a nu algumas carências. Quiçá, poderemos reflectir se este sistema é o ideal para continuarmos a trabalhar” Paulo Sérgio.

De facto se há algo que urge modificar é precisamente o sistema táctico. Abdicar de três centrocampisas no corredor central, será um erro crasso, que tenderá a desiquilibrar a equipa.

Contudo, e independentemente do sistema, há algo absolutamente determinante na dinâmica que tem de ser alterado, ou fomentado. O trabalho para receber a bola.

No Sporting actual, aquando da posse, apenas o portador da bola trabalha. Procurando linhas de passe ou tentando inventar algo para entregar a bola de forma jogável. Nada mais errado. De todos, o portador da bola deve ser o que menos tem de fazer nesse campo. Terão de ser os seus colegas a moverem-se para receber a bola, essencialmente através da formação de triângulos (com o portador da bola como vértice mais recuado, ficando dessa forma com linha de passe à direita e à esquerda), ou losangos (adicionando um apoio frontal. Uma linha de passe à direita, uma à esquerda e outra imediatamente à frente). Não podendo esquecer/faltar nunca, a linha de passe mais decisiva de todas. A do apoio, a da cobertura ofensiva, garantida por um colega posicionado mais atrás no campo de jogo, permitindo a manutenção da posse de bola, aquando de uma situação de pressing adversário mais efectivo.

Ponha lá os homens a mexer, Mister.

Sobre Paolo Maldini 3828 artigos
Pedro Bouças - Licenciado em Educação Física e Desporto, Criador do "Lateral Esquerdo", tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, bem como participado em 2 edições da Liga dos Campeões em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto - Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino. Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, Cursos de Treinador e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Autor do livro "Construir uma Equipa Campeã", e Co-autor do livro "O Efeito Lage", ambos da Editora PrimeBooks Analista de futebol no Canal 11 e no Jornal Record.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*