Paulo, eu não ia por aí. E João, abre os olhos. Síntese rapidissima do primeiro susto.

white corner field line on artificial green grass of soccer field

Por ainda não ter sido possível ver muitos jogos, fica difícil desde logo perceber o modelo de jogo do Sporting, e perspectivar o que poderá seguir-se. Uma certeza, porém. Com apenas dois médios no corredor central, não parece que o Sporting venha a ser tão dominadora como Paulo Sérgio pretende, nem parece que consiga deixar de estar demasiado exposta às equipas com boa capacidade ofensiva, com avançados inteligentes, capazes de baixar um pouco no campo de jogo, para explorar todo aquele espaço entre os defesas e os médios.

Quanto às possíveis insuficiências tácticas do modelo, essas ficarão para mais tarde, depois de percebida a dinâmica imposta.

Quando à inexistente coordenação defensiva entre o sector defensivo e o do meio campo, se alia a desconcentração de uma das peças, os sustos acontecem.


Sporting 1-1 Nordsjaelland

Simão MySpace Video

Somente o mau posicionamento defensivo de João Pereira permitiu aos dinamarqueses a possibilidade de explorar o espaço entre o central e o lateral direito. Pereira deveria estar ao lado de Daniel Carriço e não mais à frente. Apenas a sua desconcentração justifica o seu posicionamento aquando do passe. Quando se chega a um clube com as responsabilidades do Sporting, não basta conferir dinâmica ao momento ofensivo. E é decisivo que Paulo Sérgio tenha a coragem para corrigir da forma que o tiver de fazer, quem por distração compromete o sucesso colectivo.

Paolo Maldini
Sobre Paolo Maldini 3166 artigos
Criador do "Lateral Esquerdo", tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto - Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino. Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Autor do livro "Construir uma Equipa Campeã" da PrimeBooks. Analista de futebol na TV e no Jornal Record.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*