Ai Portugal, Portugal, do que é que estás à espera…?

white corner field line on artificial green grass of soccer field

Correcções que se tornam obrigatórias a Hélder Conduto e António Tadeia

Atribuir toda a responsabilidade ao sector defensivo pelos golos sofridos é ver apenas a árvore esquecendo a floresta. Se é certo que em todos os golos se verificaram falhas de posicionamento (jogadores demasiado afastados entre si, ou uns mais à frente do que outros), é vital perceber a forma como se chegou a tal situação. O erro mais premente em todas essas situações é a ausência de contenção (pressão mais ou menos activa sobre o portador da bola). Foi a má ocupação do espaço e o incumprimento dos princípios defensivos por parte dos centro campistas que possibilitou os lances que culminaram em golo.

Dar a entender que Quaresma é inconsequente, somente porque errou um passe de trivela é um absurdo. Ricardo Quaresma tem vários defeitos. O principal é a forma como nem sempre decide de forma assertiva. Preocupando-se vezes de mais com o seu êxito, ou apenas não compreendendo o que de melhor deve ser feito em prol do colectivo a todo o instante. Porém, inconsequente é que o cigano não é. A quantidade quase infindável de assistências e golos justificam-no.

Afirmar que Fábio Coentrão está apagado, apenas porque este por ser mais inteligente do que a maioria, tem capacidade para jogar a dois toques, preferindo sempre a circulação de bola, em detrimento das correrias loucas com a mesma, é parvoíce.

Notas soltas:

Abdicar de Quaresma em detrimento de Varela (Oh Deus, como é possível ser-se tão incompetente) é apenas mais uma lamentável Queirozisse. Como é que Portugal (salvo seja) deixou um talento destes fora do Mundial?

Fábio Coentrão cresce imenso com a ausência de Cristiano Ronaldo. A parecer que não, isto de respeitar tabelinhas e até passar a bola de vez em quando aos colegas, dá sempre jeito. Não é certo que com o segundo melhor jogador do mundo em campo, Portugal tivesse almejado tantos golos.

Quando Ronaldo voltar, seria interessante não abdicar de jogar com Nani e Quaresma.

Nem 10 mil pessoas em Guimarães. Parece óbvio que enquanto o mui estimado seleccionador nacional se mantiver no cargo, a paixão tenderá a desvanecer. Começar a correr atrás do prejuízo logo desde o primeiro jogo é apenas o habitual.

Sobre Paolo Maldini 3828 artigos
Pedro Bouças - Licenciado em Educação Física e Desporto, Criador do "Lateral Esquerdo", tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, bem como participado em 2 edições da Liga dos Campeões em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto - Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino. Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, Cursos de Treinador e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Autor do livro "Construir uma Equipa Campeã", e Co-autor do livro "O Efeito Lage", ambos da Editora PrimeBooks Analista de futebol no Canal 11 e no Jornal Record.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*