Curtas

white corner field line on artificial green grass of soccer field

– Hulk e Varela continuam a resolver de forma individual os jogos. Há que lhes dar crédito por tal. Se sabemos que a melhor equipa não é a que resolve jogos por impulsos individuais, por nem sempre estes serem bem sucedidos, e por sere mais fácil de neutralizar tais estratégias, é indesmentível que nesta altura já há um conforto bastante grande, que permitirá encarar com naturalidade um dia menos feliz de um ou outro.

– O SL Benfica, que era o principal canditato à vitória final na Liga, está à quarta jornada, fora da luta. Inacreditável. Se a dinâmica ofensiva nos parece bastante próxima do ano transacto, a transição ataque-defesa está uma lástima. Podemos crer que o segundo golo do Vitória não aconteceria com Ramires em campo?

– O Sporting jamais será campeão sem avançados de classe. Terminará em segundo, terceiro ou quarto. Dependerá do que Braga e Benfica poderão dar. É que de alvalade, não parece que se possa esperar mais que uma época medíocre. Tal poderá ser desmentido já no domingo. Parece totalmente improvável, porém.

– Domingos não será campeão no Braga, mas poderá voltar a chegar ao segundo lugar. O sucesso passará pelo incremento da capacidade ofensiva nos jogos fora de casa (dois golos, ainda que extraordinários, mas altamente improváveis de voltarem a acontecer, não devem ser tidos como prova de tal capacidade). E claro, dependerá também do patamar a que os que estão mais bem apetrechados possam chegar.

– Continuo a comer o meu chapéu se o Barcelona não se sagrar campeão em Espanha.

– O sucesso de Quique Flores não deve ser encarado como situação anormal. O seu modelo de jogo foi sempre pensado para em termos ofensivos, viver das transições. Sabendo que não muda nunca as suas ideias, ter sucesso ou não dependerá sempre das características do campeonato e dos objectivos do clube onde estiver. Em suma, não serve para quem tenha que assumir o jogo.

– Paulo Bento pode ser uma excelente aposta da Federação. Para uma equipa que não treina mais que uma semana por mês, ou de dois em dois meses, bem mais importante que o aspecto táctico, são as capacidades de liderança, de selecção e aproveitamento de dinâmicas dos melhores jogadores. Confirmando a sua personalidade e natural independência, pode ser o homem para o lugar.

Paolo Maldini
Sobre Paolo Maldini 3331 artigos
Criador do "Lateral Esquerdo", tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto - Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino. Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Autor do livro "Construir uma Equipa Campeã" da PrimeBooks. Analista de futebol na TV e no Jornal Record.

15 Comentários

  1. sabia q no dia a seguir a mais um grande jogo do hulk teriam d sair comentários..a verdade é q, qerendo vcs ver ou n, o hulk com todas as suas limitaçoes é um grande jogador. sim, n seria um medio centro espectacular..mas n é essa a sua posiçao.

    jps

  2. O Porto está a jogar bem, mas calma, estamos no príncipio…

    Se o slb não ganha para a semana… não sei. Só para verem que não vale a pena embandeirar em arco que não se vende o david luis… pode ser que tenham perdido um valor jeitoso, se é que esses valores eram reais.

    Gosto sempre dos comentários depreciativos àcerca do sporting, mas tenho que concordar, o Liedson acabou…

    Abr,
    Pedro

  3. Acho que o castigo que colocaram no Hulk foi o melhor que aconteceu. Já no final da época anterior tinha achado que ele estava um jogador diferente, tal a dupla que fez com o Falcão. Hoje está se a consolidar e melhorou no tempo de decisão, posicionamento e acho que tambem passou a decidir melhor. Ele ainda toma atitudes individualistas que fazem com que ele não possa caber no plantel do Barcelona. Mas a jogar assim já poderia ser titular do Man United, Real Madrid ou Ac Milan. O Varela agrada me desde que chegou ao estrela por isso nao m supreende. No sporting, acho que o salomao e o saleiro deveriam começar a ser apostas + frequentes e o maniche tambem deveria começar a ser aposta no banco. O futebol do sporting e bastante basico e bastante longo, sendo que para jogadores com pouca capacidade tecnica, torna se dificil apresentar alguma dinamica. gostava que fosse aqui feita aqui uma analise do andre santos.. rosto do futuro do meio campo do sporting e tem tanto para dizer de bem como de mal..

    so queria acrescentar uma pergunta em relacao ao real madrid: que e que o ozil fez de mal ao mundo para ter de cohabitar no mesmo onze que o ronaldo?!

  4. O Benfica este ano tem um grande problema: a capacidade fisica dos jogadores. Os jogadores estão em subrendimento (reflexos do mundial e da temporada anterior)e o panorama não vai melhorar com o inicio da liga dos campeões. Além da quantidade de jogos a que vai ser sujeito, o JJ anda a treinar 2x por dia a uma intensidade que só por milagre os jogadores não entrarão em overtraining.

  5. – Os árbitros continuam a resolver de forma individual os jogos. Assim se explica a actual classificação.
    – O Benfica esta na inacreditável posição que está porque em todos os jogos que perdeu foi altamente prejudicado. Enquanto que o clube corrupto tem sido beneficiado vergonhosamente, especialmente nos jogos que fez fora de casa.
    – Para o sporting ficar em 3º ou 4º é uma maravilha, desde que fique à frente do Benfica. E pelo que se tem visto anda a "recolher juros" de ter vendido o moutinho a preço de saldo.
    – O domingos este ano foi mais discreto na submissão à visita ao clube corrupto. pelo menos não levou 5 como o ano anterior.

  6. Curtas às Curtas:
    – Valha a Jabulani para esses dias menos felizes, pois o restante plantel e o seu treinador nada podem fazer.

    – Fora da luta?! à 4ª jornada?! Inacreditável!

    – 2º, 3º e 4º entre SCB, SLB e SCP? FCP campeão, à 4ª jornada!? Inacreditável!

    – O SCB veio de Sevilha em branco?
    É altamente improvável que o Luis Aguiar volte a marcar de livre? Quem está tão mais bem apetrechado?

    – Chapéus há muitos.

    – Vive das transições? Então depende de quem tem, ou seja depende das companhias;)

    – Demasiado Dunga.

  7. era interessante que aqui o blog realizasse uma analise ao queiroz… já que são criticos do seu trabalho. eu tambem sou critico, mas gostava que alguem explicasse o fenomeno queiroz. "campeao mundial por duas vezes (unico a consegui lo por portugal) e muito conceituado lá fora mas pessimo trabalho nos clubes que tem passado (excepto o man united lol)". fica a sugestao

  8. Boas. Bem elaboradas as curtas. Não vamos é no entanto dizer que está tudo tramado à 4ª jornada… Não faz sentido.
    De resto, mesmo para algumas das «certezas» actuais, vamos ver se no futuro, se não houver base da equipa, se Hulk e/ou Varela continuarão a resolver.
    No entanto estão muito bem conseguidas as análises!

    Abraço

    Márcio Guerra, aliás, Bimbosfera

    Bimbosfera.blogspot.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*