SL Benfica na Madeira

white corner field line on artificial green grass of soccer field
– Saviola está de novo a jogar enormidades. A sua inteligente movimentação para receber a bola sempre entre sectores (entre os defesas e os médios) e entre posições (entre o lateral e o central adversário), aliada à sua invulgar de tão boa, capacidade técnica, que lhe permite enquadrar com a baliza adversária logo que recebe a bola é o principal foco desequilibrador ofensivo do Benfica. Esteve bastante perdulário. Contudo, fez uma exibição fantástica;
– É fácil perceber a qualidade Nico Gaitán. Tem muita técnica e é bastante assertivo em tudo o que faz. Em termos individuais, beneficia quando joga sobre o lado direito. Não se percebe porque apenas aparece a espaços no jogo;
– É comum afirmar-se que Jara é o substituto natural de Saviola. Impossível! Técnicamente Franco é um susto!;
– Peixoto tem subido a sua condição física e o seu jogo torna-se diferente. Já o dissemos, em termos técnicos e táctivos é francamente bom. Jesus sabe disso. Quando não é traído pela sua aptidão e condição física, é uma opção credível. Apenas quem com ele trabalha durante a semana pode perceber se está ou não capaz de ir a jogo;
– Fábio Coentrão é um craque. Nas etiquetas pode encontrar reclamações para que Rui Costa lhe desse uma oportunidade de integrar a equipa do Benfica, por forma a que pudesse melhorar tácticamente. Pode confirmar que nos parece que oferece mais soluções ao SL Benfica quando joga como lateral. Mas, pode também encontrar por lá, a opinião de que tamanho talento será um desperdício construir carreira como lateral. É o jogador português mais talentoso pós Nani. Agora, que ao talento alia capacidade de decisão, tem condições para jogar onde quiser, por quem quiser. As necessidades dos seus treinadores ditarão o seu percurso;
– A justificação mais viável para tamanho desperdício na Madeira, poderá ser o nervosismo natural de que tem um atraso demasiado considerável na liga. Não é comum Cardozo e Saviola desperdiçarem lances tão fáceis. Controlar a ansiedade dos nove pontos de atraso poderá ser quase tão determinante, quanto é um atraso tão grande.
– Tantas e tão claras oportunidades de golo, não podem justificar-se apenas com a qualidade de uma das equipas. A falta de competência do Maritimo foi gritante. Custa a perceber como tem apenas seis golos sofridos na Liga. Não custa, contudo, a perceber porque está em décimo quinto.
Paolo Maldini
Sobre Paolo Maldini 3333 artigos
Criador do "Lateral Esquerdo", tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto - Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino. Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Autor do livro "Construir uma Equipa Campeã" da PrimeBooks. Analista de futebol na TV e no Jornal Record.

17 Comentários

  1. "A justificação mais viável para tamanho desperdício na Madeira, poderá ser o nervosismo natural de que tem um atraso demasiado considerável na liga. Não é comum Cardozo e Saviola desperdiçarem lances tão fáceis. Controlar a ansiedade dos nove pontos de atraso poderá ser quase tão determinante, quanto é um atraso tão grande."

    é para mim o mais decisivo.

    Não conseguem ter a mesma confiança que tinham o ano passado porque os momentos recentes não são de tremendo sucesso, logo… perdem confiança em si próprios e no processo.

    Ganhar, nem que seja por 1-0 e sofrido como foi ontem (apesar da quantidade de oportunidades) é o caminho. Assim como focar nas coisas simples, que estão dentro do controle dos jogadores.

    É por ai que a conversa dos arbitros é um tiro no pé, todos os jogadores devem ter bem acente nas suas cabeças que os responsaveis pelo sucesso são eles, para poderem estar em controle da situação, caso contrário… é porque chove, porque está frio, porque o outro falhou… blablabla, leva a desresponsabilização.

    Focar nas coisas que controlam, e no sucesso de pequenos objectivos que se coloquem.

    Once again, bom post!

    Abraço

  2. Excelente análise, mais uma vez.

    Acho que houve Gaitan na 1ª parte e houve Coentrão na 2ª.
    Nenhum dos dois esteve sempre (leia-se ambas as partes) em jogo.

    Concordo totalmente com a análise a Jara, pois parece-me mesmo (e já o tinha dito aqui) muito limitado técnicamente.
    Gostei muito do jogo do Peixoto e das suas combinações com o Coentrão, quer defensivas quer ofensivas.
    A continuar assim se calhar futuramente justificará uma chamada do Paulo Bento.

    Claro que o atraso na classificação tem o seu peso na tranquilidade com que se encaram os jogos e as situações de finalização. Mas todos sabemos o que justificou esse atraso, assim como o avanço do clube do calheiros…

  3. Já começam a falar do Jara como andaram a falar do Roberto. Foi a mesma coisa com o DiMaria e com o Luisão. Eh pá!, ainda não aprenderam? Porra! Não augura nada de bom sobre a vossa inteligência.

  4. Manelinho, dá-me os teus neurónios.

    Reformulo o Jara. Até à data ele não foi capaz sequer de receber uma bola em condições, mas vai ser melhor que o Saviola!

    Cura-te

  5. Manuel, o Jara tem atributos físicos muito, mas mm muito bons. E por isso, acabará sempre, aqui e ali por fazer um ou outro bom jogo. Recordo um jogo na pré-época, que ele esteve bastante mexido e em que as coisas até lhe sairam bem. Agora, com aquela técnica, e isso não se muda, não poderá nunca vir a dar jogador tão importante no Benfica quanto o Saviola!

  6. Saviola só há um, Di Maria só há um, etc, etc, etc…

    Jara é um jovem que está em adaptação a um futebol diferente. Pode não ter a técnica de Saviola mas a ratice de aparecer nos espaços "vazios" é a mesma que Saviola, com o tempo iremos ver… Aém de que Jara tem entrado com poucos minutos para jogar e com um Benfica a jogar mais em contenção, com Jara em campo e o Benfica em ataque continuado ele marcou…

  7. Eu, por princípio, e por experiência pessoal e de vida, acredito sempre que as pessoas podem melhorar, dar saltos qualitativos espectaculares, especialmente quando são jovens, e as condições assim propiciam. Independentemente daquilo que façam. Mesmo que não tenham qualidades inatas para a causa. Podia estar a aqui a dar exemplos de génios que, quando muito jovens, eram uns verdadeiros "losers". Mas não o vou fazer.

    No caso concreto, não é importante que o Jara tenha ou venha a ter a técnica do Saviola, assim como também não interessa que o Roberto venha a ser igual ao Buffon. Aliás, eu espero que eles não venham a ser iguais mas que antes desenvolvam as suas qualidades inatas e muito próprias, criem os seus próprios estilos, que poderão até ser superiores a esses com que estão neste momento a ser comparados.

    Por isso, meu amigo, evito sempre criticar antes de tempo. Chama-se a isso dar o benefício da dúvida. É mais sensato, inteligente e enganamo-nos menos. Para o ano falamos.

    Saudações Benfiquistas

  8. é dar tempo ao rapaz pah (como ao Roberto e outros)… PB não sejas mau pró moço… mas é verdade que a bola ganha picos qd chega aos pés do indio… agora o puto tem 21 anos, tem meia dúzia de jogos feitos, ou melhor meia dúzia de minutos e está em Portugal à meses… o Gaitan tem muito futebol nos pés, dá pra ver isso, mas falta-lhe AINDA qq coisa pra ser ENORME, (tem que estar mais 'dentro' do jogo) (ahah) como será eventualmente se continuar a evoluir… cá está, tb tem meia dúzia de minutos em Portugal, mas muito TALENTO que o nosso indio… o di marias qd chegou, tb não dava uma pra caixa… não é que revelou-se um PRODÍGIO passados 3 anos, mas EVOLUIU…

    não sejas mau pra mim oh yeh ohhhh

    ah o post do:

    'somos corruptos?'
    ou
    'não jogamos nada há 10 anos?'

    é da minha autoria!

    obrigado PB por deixares-me escrever neste espaço 🙂

  9. Saviola e Aimar… Que luxo. Quanto ao tempo, sou de dar tempo. Pedi para que Benfiquistas não se expusessem demasiado por causa de Roberto, espero que me dê muitas alegrias no futuro e que isto seja só o início.
    Do Jara, se veio por Jesus querer, ele lá sabe porquê, tal como Roberto. Vou dar tempo!

    Abraço

    Márcio Guerra, aliás, Bimbosfera

    Bimbosfera.blogspot.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*