Olha, olha, tu queres ver…?

white corner field line on artificial green grass of soccer field
Que a estes (Miguel Garcia, Paulão, Moisés e Silvio) nunca ninguém os ensinou e exercitou a defender à zona?

Pare a imagem no segundo dois. É difícil perceber porque está Paulão tão recuado em relação aos restantes colegas. Essa é a razão pela qual demora uma eternidade a sair ao portador da bola. Mais de metade está feito. É difícil responsabilizar os restantes três colegas de sector. A jogada é bastante rápida e seria complicado garantirem a linha de cobertura (mantendo-se suficientemente próximos para que a bola não entrasse na diagonal entre ambos) dada a demora a que o colega (Paulão) teve em sair para a contenção.

Escolha o segundo a que quer parar o video. Pode ser o dois, o três, o quatro ou o cinco. Há muito por onde pegar. A coordenação é inexistente. Moisés recua, esperando que os laterais se juntem para formarem uma linha de cobertura. Porém, tudo é demasiado rápido para Silvio, e Miguel Garcia nunca percebeu verdadeiramente o que se estava a passar. O lance acaba por se tornar numa marcação individual do central brasileiro ao avançado. Quando assim é, fica mais difícil para quem não tem nem a bola, nem a qualidade e velocidade do avançado.
P.S.- Vários foram os remates potencialmente perigosos que os arsenalistas fizeram à baliza adversária. Independentemente dos erros defensivos incomuns num passado recente, o resultado é bastante injusto.
P.S. II – Entrar no Estádio da Luz, na próxima jornada com o quarteto defensivo que terminou a partida da Liga dos Campeões será suicídio. A inteligência de Saviola desmontará o Sporting de Braga.
Paolo Maldini
Sobre Paolo Maldini 3158 artigos
Criador do "Lateral Esquerdo", tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto - Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino. Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Autor do livro "Construir uma Equipa Campeã" da PrimeBooks. Analista de futebol na TV e no Jornal Record.

26 Comentários

  1. Vá direito ao assunto. Está a querer dizer que o comportamento dos defesas do braga no ano passado, era fruto do trabalho com o JJ e q este ano se vê a diferença, uma vez que são outros jogadores?

    olha q isto vai encher de andrades loolololol

  2. PB,

    Se não te importas, gostaria de te perguntar qual é a tua opinião definitiva sobre o Domingos. É que li que era um "produto" do Jesus e depois que afinal era bom. Agora, que começou a perder, voltas a dizer que é produto do Jesus. Afinal, qual é a tua opinião sobre ele, é bom ou não?

    E já agora também do Quique. Quando chegou, elogiaste-o muito na pré época (logo a seguir ao jogo com o Estoril), depois disseste que te tinhas enganado e que ele era muito mau. Recentemente, também já li aqui que afinal não era assim tão mau.

    Já agora, e se não for de mais, uma opinião tua sobre o Villas Boas, que também nunca te vi escrever muito sobre o seu trabalho quer no Porto quer na Académica.

    Obrigado e continuação de bons posts!

  3. Mt resumidamente:

    O quique só tem uma tactica. Treine o Vila Real de Santo António ou o Benfica. Portanto para a minha equipa não o queria. Se calhar num contexto em que a unica forma de jogar q ele conhece (contra ataque) faça sentido, é jeitoso. Não tem capacidade para perceber a envolvência que o rodeia. Portanto, não tem valor para equipas grandes (que passam muito tempo em ataque organizado), mas é um bom treinador para equipas de meio da tabela (e de preferencia tenham vários bons jogadores…)…

    O Domingos tem resultados mt bons. Começou aqui a ser elogiado qd estava na académica. Do sucesso q teve e tem no Braga, desconfio… Há ai posts a referirem q gostava mt de o ver pegar em jogadores diferentes dos q o JJ formatou para ver o q ele pode dar realmente. Pelos resultados que já obteve, vai acabar por ter uma prova de fogo num grande (e merece-a precisamente pelos resultados), e ai será mais fácil perceber as suas ideias.

    A académica do Villas Boas impressionou-me pelo salto qualitativo que deu com o actual treiandor do Porto.

  4. aposto q quem vem p aqui defender o choramingos nota-se claramente que sao adeptos dos corruptos.

    toda a gente já percebeu q o melhor q o braga tem é um presidente alinhavado com o sistema. São uma merda e vao ser goleados nos jogos todos da champions.

    mas, em portugal continuarão a fazer pontos com fruta…

    como disseste e bem PB, sem os gajos q o JJ andou a ensinar a jogar a bola, o Domingos afunda-se. Só os arbitros podem aguentar o barco

  5. se eu fosse presidente de um clube em portugal, para treinador só queria o Domingos ou o Jorge Costa. É obvio q eles não valem a ponta dum chavelho, mas é sp bom ter as arbitragens a puxar! Até se poupava no orçamento com jogadores!

    só um anjinho é q n percebe pq é q esses flops tao bem colocados em Portugal. Vao la p um campeonato estrangeiro p nos rirmos todos. Como o Jaime Pacheco, qd saiu de um clube do sistema…

  6. Equipas médias com vários bons jogadores é que não é fácil

    🙂

    Mas acho que percebo a tua ideia…

    Também achei curioso seres um adepto da diversidade táctica.

    Faz-me confusão esse tema porque leio muitas opiniões diferentes sobre isso. Há quem defenda que se deve trabalhar 1 só táctica e outros ao contrário.

    Por exemplo criticou-se muito o Paulo Bento por só utilizar o losango e agora, outros, criticam o PSergio por utilizar muitas tácticas.

    É verdade que o Quique mudou muito pouco (apenas 1 ou 2 jogos, creio), mas o Jesus e o Domingos, por exemplo, também jogam sempre da mesma maneira (acho eu)…

    Obrigado!

  7. Joaquim. N sou adepto da diversidade táctica. Sou adepto é de um modelo de jogo em função do contexto. Dos objectivos da equipa, da qualidade dos jogadores e das caracteristicas do campeonato. Até pode ser sp tudo igual, desde q tenha essas questões em atenção.

    O que digo é que o Quique não liga minimamente a isso. Pelo menos, fica dificil perceber o que tentou implementar no Benfica. Para ele é tudo igual. Vais jogar sp da mm maneira, estejano Benfica ou no Beira Mar. E isso é que está errado (a meu ver).

    obrigado eu

  8. Caros,

    Estão a ser injustos com o Braga. Da mesma forma que eu acho que o Porto dos anos 80 e 90 foi beneficiado mas não foi por isso que ganhou, também o acho do Braga.

    O jogo de ontem decidiu-se em promenores, que claramente o Braga pagou alguma inexperiência e peito feito. O adversário era superior e não foi por isso que deixou de jogar fechado, no erro. O resultado é, acho, algo injusto.

    Considerar que o Braga é resultado da fruta… pá, por favor…

  9. PB:
    O Braga começou a perder o jogo na lesão de Rodriguez. Ele e Moisés jogam de olhos fechados e Paulão ali é um corpo estranho. Não é tão bom, não tem rotinas.

    Não marcar (o Braga de ontem não foi tão eficaz como p.ex. no jogo com o Sevilla) e sofrer – ganda perú – fez o resto.

    Resumir o êxito do Braga à passagem de Jesus é afunilar a perspectiva. O Silvio, o Salino, não estavam lá. Mossoró e Matheus nunca estiveram tão bem como o ano passado. E colectivamente a equipa tem sido superior no tempo de Domingos. Afirmar que isso se deve sobretudo ao antecessor é redutor.

  10. Já cá faltava a conversa do Jesus ser o melhor do mundo e arredores.
    Quando vir o Jesus a lutar pelo título com o Braga até ao fim ou a eliminar o Sevilha numa competição europeia podem falar.

  11. o mourinho tambem so ganhou por causa do sistema. la fora nao sei o que anda a fazer nem onde anda mas de certeza que nao ganha um cara… estes lampioes sao tao ridiculos.
    oh PB ja deu para perceber que sabes muito de futebol e concordo contigo em quases todas as analises que fazes taticamente e a construçao das equipas.
    agora acho tambem que nao e dificil perceberes que elderson e miguel garcia sao bastante fracos a nivel defensivo e de silvio ainda pouco conheço mas parece me muito verde.
    e a champions league é a champions league, este shaktar é uma boa equipa mas no entanto este resultado é uma grande injustiça. queria so dizer ao ministro que os jogos que o braga fez contra o celtic e contra o sevilha teve arbitragens estrangeiras, e portanto nao queiras tirar merito a quem o tem. ainda em relaçao ao PB, nos os portugueses temos muito a mania de elogiar quando se ganha e criticar quando se perde, e talvez isso explique as tuas contradiçoes. estou para ver ate quando a culpa dos bons resultados do braga se devera ao jesus. provavelmente ate ao braga começar a perder.
    E para terminar, esse tal ministro veio dizer que os andrades apareceriam ai a defender o braga. sou portista e defendo sempre o braga assim como todas as equipas portuguesas a excepçao do benfica sempre que estas jogam na europa. talvez o benfica seja odiado por todos os nao benfiquistas porque simplesmente os benfiquistas e o benfica vivem mal com o sucesso dos outros.
    podem continuar a chamar corruptos ao fcporto e aos adeptos do fcp. isso simplesmente nao vos engradece de maneira de nenhuma. se ha clube que nao deve falar de corrupçao e violencia é o benfica porque o seu passado é demasiado nebuloso, e tambem nao vos fazia mal nenhum reconhecerem inclusive o PB que o porto dos anos do mourinho foi sem duvida alguma a melhor equipa do campeonato. nao é assim tao dificil reconhecerem isso. basta engolirem um pouco essa vossa, enorme arrogancia.

  12. Muito bem PB,

    Foi claramente esse o problema que o Quique encontrou (e quem o contratou não soube prever isso).

    Quique foi muito elogiado ao inicio, porque os metodos de trabalho são bastante interessantes, actualizados o suficiente, dentro dos paradigmas mais recentes da ciência que é o treino.

    O grande problema é que… ele está formatado ( acho interessante esta questão do estar formatado, ou ser formatado) para um modelo de jogo… e não é capaz de se adaptar ao contexto para produzir algo diferente, adequado ao campeonato, ao clube, aos jogadores que tem.

    Se calhar, num campeonato onde aquele 1:4:4:2 seja favoravel ao exito… ele pode vir a ter sucesso.

    Em relação ainda ao treino, falava-se muito bem do Paco, mas do que foi visivel… ele currumpia um bocado os principios de treino que o Fran e Quique defendiam.. transformava algo muito integrado, muito de "periodização táctica" quase, em algo mais fragmentado, mais "tratar das partes para chegar ao todo".

    Foi o caso de um preparador físico que não estava bem integrado com a filosofia de treino da restante equipa técnica e que acho que foi prejudicial ao sucesso. (sem tirar competência ao rapaz, noutro contexto pode ser muito forte)

    Enfim, just my 2 cents =)

  13. Quando vi esses dois golos dos ucranianos lembrei-me logo deste blogue e do que se tem vindo a dizer sobre a organização defensiva dos aprendizes de corruptos.

    Mas convenhamos e sejamos honestos: eles têm andado a jogar muito desfalcados na europa! Nem jorge sousa, nem artur soares dias têm podido dar o contributo à equipa, e aí a coisa fica mais dificil…

    De qualquer forma, bem vindos ao mundo dos grandes.

  14. PB,
    Se procurares bem há um golo sofrido pelo braga o ano passado em que o moisés tem a mesma actuação…referencia do homem e estraga tudo…
    já reparaste que com joao pereria e evaldo o braga era muito mais forte na sua linha defensiva???
    curiosamente com joão pereira e evaldo o sporting é mais fraco!!!!!
    será dos jogadores, ou de que os formata???

  15. Ricardo, eu não tenho duvida nenhuma de que mais importante que os jogadores (desde que sejam bonzitos…claro) é o treinador!

    No caso concreto do JEsus, são imensos os casos de jogadores que deram o salto para equipas melhores e para melhor rendimento (Se contar os jogadores q tiveram a felicidade de passar por ele, no belenenses, no braga e no benfica, e que deram salto p melhores equipas, o nº é impressionante! E mais se seguirão…)

  16. Eu percebo os portistas que vem defender o Braga. N querem q se perceba q o braga tem tado bem em Portugal, gracas a forte ligacão Salvador – Pinto da Costa. E todas as vantagens dai decorrentes.

    Espanta-me e que os adeptos do meu Sporting, apenas por guerra com o Benfica (apenas p n terem de partilhar a mm opiniao) se deixem engolir. Esta pequenez de pensamento e a principal razao para as coisas estarem como estao!

    Abracos. Gosto mt do vosso blog. Desculpem pelos acentos. De onde escrevo n os ha!

  17. Curioso ponto de vista, e demais opiniões nos comentários…
    Mesmo engraçado! E poderá até dar-se o caso de ser verdade! Oops, sistema? Quem falou disso? Jesus ser, efectivamente, bom treinador? Sim, é… E também erra, como já o disseram no post mais recente. Mas é capaz de ser melhor que Domingos. O futuro dissipará as dúvidas!

    Abraço

    Márcio Guerra, aliás, Bimbosfera

    Bimbosfera.blogspot.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*