Os avançados do Sporting. Quantas más noticias quer?

white corner field line on artificial green grass of soccer field

As (más) noticias do presente:

– O único que finaliza com qualidade é o que pior joga. Fala-se de Liedson, claro;
– O que faz jogar, é um desastre no momento de finalizar. E quando fica a faltar um golo, todos nos lembramos de quem falhou as oportunidades. Fala-se de Postiga.
As do futuro:
– Se você crê que nos anos vindouros Wilson Eduardo poderá vir a resolver algum problema, talvez deva adquirir uma poltrona bem confortável, não vá a espera tornar-se demasiado agoniante. Mas que desastre de jogador. Estar na primeira divisão é bem capaz de poder ser o ponto alto da sua carreira.

Sobre Paolo Maldini 3814 artigos
Pedro Bouças - Licenciado em Educação Física e Desporto, Criador do "Lateral Esquerdo", tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, bem como participado em 2 edições da Liga dos Campeões em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto - Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino. Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, Cursos de Treinador e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Autor do livro "Construir uma Equipa Campeã", e Co-autor do livro "O Efeito Lage", ambos da Editora PrimeBooks Analista de futebol no Canal 11 e no Jornal Record.

39 Comentários

  1. Wilson Eduardo não aguentou a pressao de marcar ao patrão. Deve fazer parte das leis do costinha: se queres voltar, mantem-te calmo contra nós. Escolinha fcp a funcionar.
    É por estas e por outras que defendo que o numero de emprestados de um grande a um clube pequeno devia ser no maximo 2 jogadores e estes não deveriam poder jogar com a casa mãe. O que se passou hoje já se passou muitas vezes. No final quem fica a perder é o proprio jogador.

  2. PB,

    uma andorinha não faz a primavera. Não sendo um primor de técnica, nunca vi o Wilson jogar tão mal e já o vi jogar muitas vezes.

    Sobre o Postiga, não me parece que o Sporting tenha tido um volume de jogo (ou um tipo de jogo) que lhe exigisse a concretização ou uma maior presença em zonas de finalização? Pode ter tentado muito, mas isso é apenas o que lhe pedem (para tentar chutar sempre, apesar de ainda assim preferir a assistência muitas vezes).

    A presença do Postiga e do Matias no meio faz o jogo do Sporting ganhar uma profundidade ofensiva sem paralelo. Mas quando tudo é feito em esforço, porque se quer tudo feito o mais depressa possível, é normal que não se consigam marcar golos. O Paulo Sérgio poderia ter olhado para os golos que o Vitória marcou no ano passado e ter percebido que o seu problema não é a eficácia, mas as condições de remate. Mas o Paulo Sérgio é uma besta e por isso não percebe.

  3. Ok PLF. Confesso que foi a única vez que o vi jogar. Mas tudo o que fez foi tão incrivelmente mau, que dei por mim a pensar que ele nem futebolista é.

    Vou acreditar em ti, até ver mais uns jogos.

  4. Hoje o Wilson esteve muito, muito, muito, muito mal. Incrivelmente mal. Mas não é sempre assim, aliás, foi o pior jogo que vi fazer. Não consigo dizer se resolverá os problemas futuros do Sporting, mas do que já vi, hoje a exibição foi excepção e não regra.

    Esqueceste-te de um pormenor: há outra má notícia. Só marcaram um golo a uma equipa que tem na defesa… o Hugo. É grave.

  5. PB, concordo em relação ao Wilson. Ele é aquilo, ainda que tenha tido a empolar a situação o facto de se ter revelado displicente. Mas o importante nem são esses lances. É a qualidade que não há. Mas como tem velocidade e é aguerrido, tem direito a estar num plantel da primeira. O André Martins ou o Diogo Rosado, que são os grandes nomes da sua geração, continuam a pairar por aí, porque bestas como o Leonardo Jardim entendem que as suas equipas passam bem sem talento.

    Em relação ao Postiga, discordo inteiramente. Foi talvez o jogo mais bem conseguido do Sporting para o campeonato, e não há uma única oportunidade do Postiga em que possas dizer que ele poderia ter feito melhor. Atirou uma ao poste, num cabeceamento, obrigou o guarda-redes do Beira-Mar a três ou quatro defesas apertadas, ganhou o lance e serviu João Pereira para o golo, e no lance que referes não atira ao boneco, mas cabeceia como se pede e o guarda-redes faz uma defesa monstra.

    O Sporting está no bom caminho. Ao contrário de outras perdas de pontos, esta tem a sustentá-la uma exibição muito convincente. Não faltou nada, a não ser uma ponta de sorte. E o Patrício comprometeu significativamente.

  6. O triste da coisa e que a crise se agudiza num jogo em que o Sporting teve ocasioes de golo mais que suficientes para construir um resultado confortavel. Alias, tendo em conta que teve oposicao durante 90 minutos, arriscaria dizer que a exibicao nao foi inferior a do jogo contra o Levski.

    Dispensavam-se, claro, a fifia do Patricio e a falta de sorte do Postiga. Tudo se explica na constatacao de que uma equipa que finalmente comeca a assimilar alguns processos e mostra futebol para atacar os lugares cimeiros ja esta classificativa- e psicologicamente numa situacao a rocar o abismo.

  7. O triste da coisa e que a crise se agudiza num jogo em que o Sporting teve ocasioes de golo mais que suficientes para construir um resultado confortavel. Alias, tendo em conta que teve oposicao durante 90 minutos, arriscaria dizer que a exibicao nao foi inferior a do jogo contra o Levski.

    Dispensavam-se, claro, a fifia do Patricio e a falta de sorte do Postiga. Tudo se explica na constatacao de que uma equipa que finalmente comeca a assimilar alguns processos e mostra futebol para atacar os lugares cimeiros ja esta classificativa- e psicologicamente numa situacao a rocar o abismo.

  8. Lá estão os burros dos adeptos portugueses, por 1 jogo fazem logo o filme todo. Será que é por acaso que nas primeiras jornadas foi sempre o melhor do Beira-Mar?! Será que é por acaso que o MU estava interessado nele?! Enfim não sei dizer se vai dar alguma coisa ou não, mas tambem não digo já que ele não vale nada.

  9. Peço desculpa por me desviar do post, mas custa mesmo muito falar de treinadores, e tácticas e jogadores quando se continuam a decidir jogos nos bastidores.
    Então ontem o clube que paga viagens a árbitros voltou a ser beneficiado com mais um penalty escandaloso que ficou por marcar contra eles, e já nem é noticia?!?
    Serem beneficiados em todas as jornadas excepto no jogo contra o olhanense não é noticia?!? Farto deste futebol e farto deste clube, que me envergonha enquanto português!

  10. Nuno, da mm forma que não há dúvidas de que o Sporting cria mais lances qd o Liedson está a jogar, tb n pode haver dúvidas de que naquele lance, q é realmente uma defesa extraordinária, O Liedson é incrivelmente superior a finalizar, comparativamente com o Postiga. Aliás, se há algo em q o Liedson é realmente mt forte é a finalizar de cabeça.

  11. Também acho ridículo considerar que o Postiga falhou qualquer oportunidade flagrante e não enaltecer em lado nenhum do texto que obrigou o GK contrário a boas ou excelentes defesas (houve das duas) e assistiu para o golo. Enfim.

    E ainda falar do Liedson como este nunca tivesse falhado uma situação como aquela de cabeça.

  12. O Postiga já esta época marcou os seus 2 golos do ano. Portanto agora é só ve-lo falhar. Porque é que acham q o enfiámos para o Sporting, juntamente com aquele cepo do central que nem andar sabe?

  13. PB,

    sobre o post em geral parece-me um momento injusto para o fazer. Por três razões:

    1. Porque é fácil criticar o Sporting neste momento;
    2. Porque é errado pensar que os problemas do Sporting são individuais e não colectivos;
    3. Porque o valor de um jogador não se pode aferir por um único jogo.

    Sei que não gostas do Varela. Mas opiniões à parte, é um jogador que tem contribuído decisivamente para o FCPorto no último ano e só o conseguiria fazer tendo qualidade. Ora, ontem vi o Vitória-FCPorto e, até sair aos 56min, o Varela fez tudo (não foi quase tudo, foi mesmo tudo) mal. Perdeu inúmeras bolas. As bolas que não perdeu, perdeu boas ocasiões para criar desequilíbrios. Quando tinha de esperar pela equipa arrancava, quando tinha de arrancar esperava. E tropeçou muitas vezes na bola. Já não o via a fazer uma exibição desta qualidade desde alguns jogos pelo Vitória de Setúbal. Seria justo pegar nessa exibição e considerá-lo uma nulidade (que foi ontem)?

    Sobre o Wilson posso dizer (com a garantia de ter visto já umas largas dezenas de jogos) que a sua evolução para o jogo no seu 2º ano de júnior foi tremenda: passou a participar muito mais no jogo, passou a soltar a bola com propriedade e com rapidez e sabia jogar com os médios que tinha atrás de si (nomeadamente com o Diogo Rosado e com o André Martins) e sabia fazer uma coisa que é raro ver: explorar o espaço entre o defesa e o lateral.

    Duas notas apenas: em 1º lugar, os erros dele foram evidentes e tecnicamente parecia para lá de mau. Mas convém também verificar que apareceu 3 vezes em zonas de finalização e que por 3 vezes poderia ter marcado. O colega do lado (o Alex Maranhão) que entrou no mesmo momento, não teve a mesma participação, mesmo que negativa. Será coincidência?

    Segunda nota: no ano passado, o Wilson foi treinador por dois treinadores e qual deles o pior (Filipe Ramos e Litos). O Filipe então é flagrante. Grande parte dos jogadores que com ele treinaram no ano passado estão melhor na vida agora. Ambos muitos passos atrás do Lima em termos de qualidade técnica. Aliás, como o Leonardo Jardim que teve uma estratégia para o jogo de ontem absolutamente suicida.

  14. O Varela e o Hulk são mais ou menos a mm coisa. Passam o jogo a passar a bola ao adversário e a fazer porcaria, mas no meio de tanta porcaria têm conseguido (pela sua extraordinária força e velocidade) marcar um golo aqui e outro ali, e com isso subir ao olimpo. Nos dias em que a bola não entra, não sobra mt de positivo para contar… É um risco que se corre. E diga-se que à data (falando nesta época) tem corrido muito bem.

    Quanto ao Wilson Eduardo, é como te digo. Dou o beneficio da dúvida até voltar a ver mais jogos. Agora que aquilo foi uma exibição terrível e quase inadmissivel para um tipo que é profissional de futebol(pela latente falta de qualidade que mostrou), isso foi!

  15. Ao anónimo de 5 de Outubro de 2010 12:09, por essa ordem de ideias, o Postga q ja jogou no Tottenham, é um grd avançado (e na verdade é um cepo)

    Tbm nao acredito q o Wilson Eduardo venha a ser um grande jogador, mas a ver vamos…

  16. Vocês os Sportinguistas só me lixam!! Queriam que ele marca-se? Devem estar brincar!! O rapaz a fazer um esforço para não marcar, nem conseguiu disfarçar muito bem…
    Que marque ao Lampiões e aos corruptos!!!

  17. "O Varela e o Hulk são mais ou menos a mm coisa. Passam o jogo a passar a bola ao adversário e a fazer porcaria, mas no meio de tanta porcaria têm conseguido (pela sua extraordinária força e velocidade) marcar um golo aqui e outro ali, e com isso subir ao olimpo. Nos dias em que a bola não entra, não sobra mt de positivo para contar… É um risco que se corre. E diga-se que à data (falando nesta época) tem corrido muito bem."

    PB, o Messi e o Ronaldo são iguais. Quando não marcam nem fazem assitências, normalmente jogam mal Quem me dera ter estes 2 inconsequentes no Sporting. Já agora, com o outro incosequente, o Liedson também a jogar…

  18. Pedro Lima, não concordo absolutamente anda com o q dizes "Messi e ROonaldo qd n marcam, nem fazem assistencias jogam mal"

    Mas, mesmo nada. Em especial em relação ao Messi. Ele n precisa de golos nem de assistencias para dar algo de valoroso ao jogo da equipa.

    O que se pretende dizer é q tanto o Varela, como mt mais o Hulk, tentam de todas as x q têm a bola fazer o último passe ou marcar golo. E isso é errado. O jogo é mais do que eles tentarem driblar o mundo e resolver sozinhos a partida. Logo se eles só tentam ir para cima, no dia em q n corre bem, só fizeram merda, pq estiveram sp a perder a bola.

    O Messi não perde a bola… é mt mais esperto do q eles, e como tal n passa o jogo todo a tentar passes de ruptura e a tentar fintar o mundo.

  19. "não há dúvidas de que o Sporting cria mais lances qd o Liedson não está a jogar"

    PB, quem não tem dúvidas? tu? É que eu tenho muitas e não me parece que alguém algum dia tenha demonstrado isso. Será que o Postiga criou na sua carreira mais lances de golo do que o Liedson? Também não posso jurar, mas eu vejo os jogos do Sporting todos, no estádio e há anos, e não me parece mesmo nada. Lembro-me de muitos lances "inventados" pelo Liedson e de muito poucos pelo Postiga…

  20. PB, claro que o Messi e Ronaldo era um exagero, porque são os melhores do mundo. O que quero dizer é que da mesma maneira que não podes criticar o Cardozo ou o Jardel quando estão a marcar, não podes criticar o Hulk ou o Varela quando estão a decidir jogos sucessivamente. A sua função é essa e não fazer muitos passes acertados. Que utilidade teria o Hulk se não tivesse perdido nenhuma bola mas também não tivesse golo nenhum? Seria melhor jogador? Não me parece.

    Tens o Di Maria como exemplo, e vês a falta que as suas más decisões fazem hoje ao Benfica. Ou, no meu Sporting, tens o JValdes, que é muito inteligente com bola, mas não cria 1 golo que seja. Para que quero um extremo desses?

  21. Acho q é errado depreender que o Benfica perdeu 9 ptos pq n tem o Di Maria.

    Mais justo seria verificar os jogos que este não jogou na época passada e conferir os resultados.

    Tudo vitórias, incluindo jogo com o Porto.

  22. Qual "todo", PB? O Sporting, como um "todo", cria mais sem o Liedson? Eu não vejo isso provado em lado nenhum. Pelo contrário, com ele o Sporting marcou sempre mais golos e ele não deixou de falhar golos durante toda a carreira.

    Tu achas que sim, eu acho que não. Dizer que "não há dúvidas" é que me parece uma verdade muito pouco concreta. Sò isso.

  23. Ah bom! Então é um acto de fé!

    Não tinha percebido. Sempre fiquei com uma ideia diferente sobre a tua forma de ver as coisas.

    Sendo assim, não tenho nada a dizer, está explicado (isso e a opinião sobre o Hulk e Varela, já agora)…

  24. Acho realmente que não é o melhor momento para trazer este "Wilson" à baila mas… ok, o tipo "jogou" contra a casa mãe.

    Mas discordo mesmo é com o facto de o Sporting ter um problema… se o Wilsón é mau, o problema é dele!

    Se analizarmos o Wilson teremos de analizar muitos mais e, entre os quais, um que o "special one" até quis, que se se chama Fábio Paim… esse está não sei bem onde agora. Vi vários jogos dele nos júniores do Sporting e o puto era craque, primando pela técnica e rapidez que pelo físico. Era rapídissimo pela ala, um desiquilibrador, que flectia para o meio e chutava bem. E agora? Os jogadores têm um momento decisivo quando passam para séniores, que em muito escapa aos treinadores. Têm de ser bem preparados mas muito também depende dos próprios, no momento em que deixam o jogar à bola para serem profissionais de futebol.

    Discordo mesmo que o futuro do Sporting esteja minimamente beliscado com este ponta de lança, porque o clube é bem maior que isso. Imaginem o que era do Benfica ou até do Porto se dependesse das escolas…

    Um pouco ao lado… mas gerador de bom debate como sempre.

    Abr,
    Pedro

  25. Pedro,

    no texto, há o cuidado de dizer "Se você crê que nos anos vindouros Wilson Eduardo poderá vir a resolver algum problema…"

    Ou seja só é problema para quem espera que o Wilson venha acrescentar algo…

  26. Boas. Tardio, mas espero que um pouco ainda a tempo. O Paim, quando foi para o Chelsea, agora há tempos, já não era com o Mourinho lá. Foi, creio, com o Scolari. E isso liga-se com outra opinião que aqui foi veiculada, ou se não, é impressão minha que vinha daqui, que é «O Quaresma é um brinca-na-areia ou não?» ou «é realmente jogador, ou é jogador só cá no burgo? Ou ainda, há diferenças entre ele e o Hulk a nível de preponderância no jogo da equipa? É que eu tinha cá para mim, se calhar erradamente, que esse (Quaresma) era outro que decidia mal. Aparentemente está a fazer uma boa época na Turquia. Falo do Quaresma para fazer, ainda assim, ligação com o Mourinho, que este sim, o quis no Porto, o emprestou ao Chelsea, o fez campeão europeu no Inter… Ou seja, é ou não jogador?
    Deste miúdo, bom, conheço… zero e não vi o jogo!

    Abraço

    Márcio Guerra, aliás, Bimbosfera

    Bimbosfera.blogspot.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*