
“Veloso? Há jogadores que não entendem o que significa jogar pelo Génova e em Janeiro podemos fazer com que entendam. Eu prefiro ter burros que corram do que cavalos que ficam parados. Nós não jogamos com passes para o lado e toques ao de leve e não me interessa que sejam internacionais”. As palavras são do presidente do Génova e são obviamente demasiado exageradas e muito provavelmente bem injustas. Tocam, contudo, num ponto chave. Naquele traço de Veloso que o impede de ir mais além.
É fácil admirar Veloso pelo talento. É um jogador inteligente, que conhece e percebe os princípios do jogo. E nem mesmo as suas menos admiráveis capacidades condicionais seriam um entrave na sua carreira, assim corrigisse a falta de agressividade com que passa pelos jogos.
Não se pede a Veloso que mostre os pitons aos adversários, tão pouco que passe a dar-se mais ao contacto. O incremento da agressividade de que carece Miguel Veloso, deverá traduzir-se pela forma mais rápida e mais disponível com que ocupa o espaço. Em situação defensiva, é impensável haver facilitismo. Sem bola, devemos sempre partir do pressuposto que o colega vai ser batido. Com tal pensamento na mente, seguramente que seria mais rigoroso nas coberturas aos colegas. Seguramente que seria mais rápido a ocupar o seu espaço no campo.
Exigir mais responsabilidade a um jogador é um clássico. Demasiadas vezes, injusto até. Não é o caso de Veloso. Se o ex colega João Moutinho teve (e terá) sempre um rendimento bastante superior, tal deveu-se sempre à maior disponibilidade com que se dá ao jogo.
Com tanto talento, se quisesses…
É essa a principal diferença que vejo entre Veloso e Moutinho: enquanto o primeiro é mais habilidoso e tem mais qualidades, o segundo é o que sabe aproveita-las melhor pois é melhor profissional, dá tudo o que tem.
Dá lá 3diferenças entre Veloso e Pirlo, ao Pirlo já ninguém critica e não é contudo um jogador aguerrido nem veloz
Vasco, a diferença é que o Pirlo não joga com os olhos. Não ocupa o espaço com os olhos.
A agressevidade de que fala o texto não é propriamente o "ser aguerrido".
epá, de uma vez por todas, e para não repetirem os erros dos idiotas da tv:
não é Génova: é Genoa.
A cidade chama-se Génova (mesmo em italiano), mas o nome do clube é Genoa, pois o clube foi fundado por ingleses; durante o fascismo foi obrigado a abandonar a nomenclatura inglesa, mas após 1945 voltou a ser Genoa, tal como foi fundado em 1893.
Diga-se que o Genoa é a equipa fundadora do calcio: foi a primeira equipa de futebol a ser formada em Itália, e ganhou o primeiro scudetto também.
http://it.wikipedia.org/wiki/Genoa_Cricket_and_Football_Club
Ou seja, ainda cá vem parar a um dos outros grandes?
Abraço
Márcio Guerra, aliás, Bimbosfera
Bimbosfera.blogspot.com