De Mourinho a Paulo Sérgio.

“Di Maria é especialmente forte jogando no lado direito, procurando combinar com o avançado central, fazendo uso do seu pé mais forte.” José Mourinho.
Quando um treinador começa a definir a dinâmica e os princípios do seu modelo de jogo, ofensivamente há que partir sempre da premissa de que o caminho correcto para chegar ao golo é o da baliza. Deve procurar-se sempre o caminho mais rápido. O corredor central é o caminho para lá se chegar. As variações até aos corredores laterais surgem somente em virtude do possível bom posicionamento do adversário conseguir tapar o caminho inicial.
Então, procura-se o corredor lateral, mas sempre com o intuito de voltar ao central. Esta ideia de jogo é a principal justificação para que treinadores como Mourinho, Louis Van Gaal e Guardiola procurem retirar mais rendimento dos seus extremos colocando-os nos corredores laterais contrários ao pé dominante (Robben, Messi e Di Maria na direita. Ronaldo, Pedro e Ribery na esquerda).
Procurar “ganhar” a linha de fundo em drible ou em velocidade, para servir os avançados para uma possível finalização. Crer que os avançados servem somente para esse tal momento de rematar à baliza, não os envolvendo nas combinações colectivas da equipa é hoje algo que não faz qualquer sentido. Mais do que finalizar, a forma como os avançados podem desposicionar as defesas adversárias é algo que deve ser explorado.
Quando o modelo de jogo de um treinador é incorrecto logo desde o primeiro princípio ofensivo (progressão), é impossível crer que as suas equipas possam ser bem sucedidas.
Sobre Paolo Maldini 3828 artigos
Pedro Bouças - Licenciado em Educação Física e Desporto, Criador do "Lateral Esquerdo", tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, bem como participado em 2 edições da Liga dos Campeões em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto - Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino. Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, Cursos de Treinador e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Autor do livro "Construir uma Equipa Campeã", e Co-autor do livro "O Efeito Lage", ambos da Editora PrimeBooks Analista de futebol no Canal 11 e no Jornal Record.

2 Comentários

  1. Olá pessoal,

    Vimos por este meio, divulgar um novo Blog, que se destina à crítica sustentada do fenómeno desportivo, especificamente, o futebol. Ainda está em inicio de vida, mas pronto para ser debatido.
    Pedíamos que o mesmo fosse colocado na vossa “lista de Blogs”, pois também estão na nossa, pelo que é fácil perceber, que também acompanhamos o seu.

    Abraço e visitem-nos,

    Obrigado.

    http://centrodejogo.blogspot.com/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*