Paulo Sérgio, responda-me lá a uma questão, sff.

white corner field line on artificial green grass of soccer field

Paulo, se os escoceses são péssimos técnicamente. Se de cada vez que foram pressionados no seu sector defensivo (relembre os primeiros 10 minutos de jogo)  mostraram-se incapazes de chegar ao meio campo ofensivo com a bola dominada, como é que a melhor forma de segurar o resultado, bem no final do jogo, é colocar defesas, retirando médios e avançados? Não seria melhor mantê-los longe da sua própria baliza, em vez de lhes facilitar o caminho até às imediações da sua grande área?
P.S.- O primeiro golo do Rangers em alvalade demonstra na perfeição, quão incompetente tacticamente a equipa do Sporting é. É fácil responsabilizar Polga pelo lance. Honestamente, fosse Polga mais forte na abordagem/ataque às bolas aéreas e talvez pudesse dificultar a tarefa de Diouf. Talvez. Mas o que impressiona negativamente é o posicionamento de toda a equipa. Como é possível numa situação de defesa organizada(!?) chegar-se a uma situação de 2×2?!. E Abel, onde estava? A ser assistido!?
Sobre Paolo Maldini 3828 artigos
Pedro Bouças - Licenciado em Educação Física e Desporto, Criador do "Lateral Esquerdo", tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, bem como participado em 2 edições da Liga dos Campeões em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto - Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino. Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, Cursos de Treinador e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Autor do livro "Construir uma Equipa Campeã", e Co-autor do livro "O Efeito Lage", ambos da Editora PrimeBooks Analista de futebol no Canal 11 e no Jornal Record.

35 Comentários

  1. "Como é possível numa situação de defesa organizada(!?) chegar-se a uma situação de 2×2?!"

    1º chamar defesa organizada a esta defesa é ofender todo e qualquer tipo de organização defensiva.

    2º É que ontem só vi o final do lance e estava convencido que tinha sido um contra-ataque rápido.

    Hoje até fiquei parvo quando vi que era defesa "organizada".

  2. Caro PB,

    Como porventura saberá, treinámos desde o princípio de Junho passado um estilo de futebol agressivo, envolvente, com muita dinâmica e muito caudal, para colocar as equipas adversárias sempre em sentido e chutar muitas vezes à baliza. O nosso objectivo sempre foi o de meter o maior número possível de jogadores dentro da área e chutar a bola para lá, para marcar muitos golos. Porque se não se está perto nem se corre para a baliza, não se marcam golos!

    Depois, nas poucas hipóteses em que admitíamos perder a bola, treinámos a equipa para correr atrás dos adversários muito rapidamente para impedir que eles possam usar a mesma estratégia que nós.

    As coisas, como terá constatado, não têm corrido muito bem. Não sei se por desleixo dos jogadores ou se por falta de qualidade, nem sempre conseguimos marcar golos ou colar nos adversários quando perdemos a bola.

    A verdade é que tivemos de alterar algumas coisas. Pedimos aos jogadores para correr menos para a frente, na perspectiva de marcar menos golos mas ainda assim os suficientes. E como a coisa às vezes até resultou, a lógica parecia ditar que, se se metesse um jogador muito rápido, alto e forte, então ele conseguiria correr mais depressa atrás do seu adversário do que um jogador como o Matias.

    Portanto se houve alguém que falhou foi o Nuno, talvez pela imaturidade dos seus 24 anos, mas não fui eu. Se ele tivesse corrido para o adversário, o adversário não teria feito golo!

    Não sei muito bem o que é isso da "gestão da posse de bola". Para isso tenho o Cabral, que desenvolveu uma aplicação informática espectacular que nos diz onde a bola deveria estar ao segundo. Mas sendo perfeitamente honesto, cortaram-nos as licenças da aplicação do iPad e agora fazemos a coisa mais ou menos a olho.

    Mas caramba, temos jogado bem e a culpa das falhas individuais não podem ser nossas! Temos de aprender com os nossos erros, levantar a cabeça e procurar corrigir esses detalhes que nos têm roubado os resultados que merecíamos.

    Um bem-haja para si e obrigado por me ter considerado um dos melhores treinadores portugueses aqui há uns tempos!

    Abraço,

    Paulo Sérgio
    (PLF)

  3. O Joao Pereira por acaso ate estava a jogar a medio, quem podia ajudar era o Abel que tem de fechar o seu jogo mais dentro e ai podia ajudar O mais fraco central que vi nos ultimos anos do Sporting.Polga!
    Depois ninguem fala em Evaldo, que ataca bem, mas defende muito, para nao dizer pessimamente mal, pois ou vai a queima, ou e ultrapasado em velocidade, ou da espaço ao opositor para centrar, ou desiquilibra a equipa com as suas opcoes de passe, ou muitas vezes a jogar aberto em organizacao defensiva da espaço sempre entre ele o o central como se viu no golo.

    O Sporting devia ter um treinador como Jesus, que ajuda os jogadores a perceber o jogo e o seu modelo, mas como treinador inteligente que é, Jesus faz melhor, implementa um modelo de jogo, que favorecem as caracteristicas dos jogadores para alem de equilibrar sempre a equipa a defender e atacar.

    Paulo está a anos Luz de conseguir isso, pois nunca equilibrou a equipa a defender e nunca teve um perfil de jogo completamente definido, para alem de implementar um jogo que em nada favorece as caracteristicas deles para alem de nao mecanizar a equipa em termos de estrutura.

    Nao se podem sacar so responsabilidades ao treinador, mas que tem a sua quota de parte, isso ninguem duvide.

  4. Ahahah Paulo Sérgio. Muito bom. Só uma correcção no entanto. Nunca o considerei um dos melhores treinadores portugueses. Nunca mesmo, ainda que na altura tenha pensado que foi justo ter chegado ao Guimarães.

    E Peter, verdade! Tenho de mudar isso. Onde estava o Abel?!

  5. O falso PalSergio tem piada. É um pouco como o Zbording, já só dá para rir.

    Dei-me ao trabalho de ir ao arquivo do palserge aqui do blog e realmente n vi lá nada a dizer q o palserge é do melhor q há por ai. Parece-me q este palserge falso ainda q tenha imaginação é "más" burro que o outro ahahahahahaha

    pá semana há mais, pá semana há mais!

  6. PB, procura ai na net uma imagem que anda a correr, do lance do 2ndo golo do Rangers, para veres onde estão os defesas do sporting. Epa, é demais… fizeram um campo de volei e tudo.

  7. Meninos, vá lá. Moderação, para não ter de impedir os vossos comentários de virem a público.

    PLF, Nada do que está no ANorte de Alvalade te pode levar a concluir que o Paulo Sérgio é um dos melhores treinadores portugueses, ou que tem valor para o Sporting. Continuo a ter cá o planeamento do Vitória do Paulo Sérgio (até já o partilhei com outros bloggers), e continuo a achar q 2/3 dos treinadores nem isso fazem. (reafirmo tb que o planeamento dele não é especifico, qt aos comportamentos que quer em campo, pelo que é impossível perceber se as ideias sao boas ou não). Portanto, acho seguro concluir que interprestaste qq coisa mal, Pedro.

    Ministro, sabes que gosto de cá ter toda a gente, mas tu vens só para provocar…

  8. Zero de conquistas. Zero de satisfação. Aqui não há razão para haver campeão. Em alvalade o jogo é mau o ano inteiro. Em alvalade já ninguém possui dinheiro. Al-va-la-de já não dá!
    (musica do spot publicitário do pingo doce; letra daquele de cabelo branco que o pinto da costa deixou de mão estendida).
    Muito obrigado, sporting clube do porto.

  9. Olá PB,

    Sigo o blog há algum tempo. Creio que desde que o Lateral Esquerdo me adicionou no facebook. Concordo com quase tudo o que por aqui se diz. Mas, creio que ilibas em demasia os jogadores do Sporting. É um facto que tacticamente sao fracos, mas fosse melhores individualmente e não seriam tb melhores enquanto equipa?

    A sério, repara na equipa que jogou contra o Benfica. J.Pereira?! Polga?! Torsigleiri?! Grimi?! André Santos?! Até o Matias, que te agrada?! Cristiano!?!? Yannick?!!? Postiga?! Francamente. Algum destes jogadores tinha lugar nos 18 do Benfica por exemplo?? São jogadores demasiado fracos para que se possa atribuir as responsabilidades todas ao treinador

    grande abraço.

  10. PB,

    tenho mais um ou dois comentários daqueles para a troca, se quiseres pá.

    Quando disse "um dos melhores" não disse o melhor, não disse "bom treinador", nem com qualidade para ser do Sporting. Disse "um dos melhores portugueses", o que se infere por estar no 1/3 de treinadores portugueses que faz algum planeamento…

    Ora, se não fazem nenhum planeamento, não estarão seguramente "entre os melhores"… mas são detalhes!

    Eu não fui à bola com o Paulo Sérgio desde o início, mesmo muito antes de ser contratado pelo Sporting. E deixo aqui um exemplo:

    http://bancadanova.blogspot.com/2010/04/paulo-sergio-jorge-costa-e-andre-villas.html

    A preparação dos treinos até poderia ser boa, a preparação da equipa era uma nulidade.

    Mas bastante mais no ponto (e apesar de ter muitas divergências à sua forma de ver o jogo) está a análise do Filipe do Jogo Directo aquando da contratação.

    E, dito isto, também eu acho que ele está entre os melhores treinadores portugueses. No top-20 deve estar. Mas lá para baixo.

    Ah… E para quando um filtro por quociente de inteligência?

  11. @PB. Ao ler o teu comentário, no 'A Norte de Alvalade' transmites uma certa admiração pelo trabalho de Paulo Sérgio (PS). Mas, claro, com a inevitável saída de emergência 'esperemos para ver'.

    Não tem mal nenhum em admitir um erro de julgamento, era o que mais faltava, até porque as coisas estão sempre a evoluir e a contradizerem-se… E ainda bem, ou nem estávamos aqui a conversar.

    Eu que não sou treinador como tu és, ou foste, tenho tb amigos no Vitória. Num outro departamento diferente do 'teu' confirmaram-me que o trabalho de PS era excelente. Daí uma pergunta?

    Será que não há outros culpados no actual estado do Sporting? Não será PS, também ele, uma vítima de toda esta situação?

    É que começo a achar estranho tudo isto – até os jogadores do Sporting confirmam que PS é um bom profissional…

    PS: Dos teus leitores cuidas tu, mas confesso que se torna extremamente difícil conseguir ler o teu blog sabendo que este 'Ministro', aprendiz de troll, só cá vem meter veneno. Como sabes 'violência gera em violência' – mesmo que seja só virtual – e garanto-te que é bem desagradável…

  12. Duxx, Transmito admiração pelo facto de haver planeamento. Mas, isto não deveria por si só ser algo de positivo. é apenas melhor (e isso é q é chocante) que os q fazem tudo de forma aleatória. O Escape nem é o "esperemos para ver". É muito o facto do planeamento naõ especificar o que se vai fazer no campo. Ok, vai treinar combinações ofensivas. Isso é melhor q aqueles que nem o fazem. Mas que combinações vai treinar? Não diz.

    Sei por parte de um jogador do vitória que P.Sergio (na opinião dele, claro) é razoavel tacticamente. Mas, todos gostaram mt da liderança dele. E sinceramente, no Sporting parece estar a acontecer o mm.

    Quanto ao PSergio ser tb vitima, não creio. Prefiro que se avalie a qualidade individual dos jogadores, depois de integrados num modelo que faça sentido. Recorda o que se dizia da qualidade dos jogadores do Benfica no tempo do Quique e o q um anos depois eles jogavam.

  13. Amigos, o vosso blog está a disparar. Não sei se já repararam na quantidade de pessoas que por cá passam, e nem sei se sabem que se fala bastante em vocês. Creio que teriam algo a ganhar em não deixar passar comentários que não acrescentem nada.

    grande abraço

  14. No segundo golo do Benfica em Alvalade acontece uma coisa impressionante, não acredito que fui só eu que reparei nisso.

    Concentre.se só na segunda parte do lance(ou se preferir a parte do ressalto)…é que nesse preciso momento estão 3 jogadores do Benfica para 6/7 do SCP. E o jogador que apanha a bola é logo atacado por dois ou três jogadores do SCP, que assim abriram espaço para os jogadores do Benfica…mais a mais no futebol moderno há uma enorme preocupação em tapar linhas de passe e não necessariamente caírem logo todos os adversários em cima de quem tem a bola..o SCP os jogadores a nível defensivo parecem não saber bem o seu posicionamento, o seu e o dos seus companheiros…

  15. @PB. Agora fiquei estupefacto. Quer dizer que estamos, ainda, num tempo em que se fazem as coisas em cima do joelho? Garanto-te que no que diz respeito à preparação física e psicológica, e tb ao tratamento, muito de tem evoluido. pelo menos são essas as informações que me chegam. E PS, aos olhos de quem com ele trabalhou no departamento médico, é um excelente profissional.

    Se isso basta para ser um bom treinador? Evidentemente que não, como se comprova por todas as situações vividas este ano no Sporting, mas há outros responsáveis, que não só PS.

    Este ano, como dizes e bem, nem sequer conseguimos ver a qualidade dos jogadores integrados num modelo que faça sentido. Isso é válido para uma equipa de futebol, para uma equipa médica, para uma equipa de pedreiros, etc. E esse é, para mim, um dos maiores pecados de PS.

    ________________________

    É isso Ministro, é isso. E futebol, que tal comentar?

    (A sério, como é que é possível que comentários apenas insultuosos sejam aprovados?)

  16. dUXX ficou por responder algo há pouco

    "Não tem mal nenhum em admitir um erro de julgamento, era o que mais faltava, até porque as coisas estão sempre a evoluir e a contradizerem-se… E ainda bem, ou nem estávamos aqui a conversar."

    Claro que não. Mas, em relação ao P.Sérgio, e como já te expliquei só uma distorção muito grande na interpretação poderá levar alguém a pensar que eu achava que ele era um dos melhores treinadores portugueses (bem, e aqui, pensando bem até pode ser, porque os outros são tão maus) e com valor para estar no Sporting. Ainda antes da 1a jornada, que aqui se vÊm apontando lacunas ao futebol do Sporting do PSergio.

    Diferente do PSergio ainda foi o caso do Quique. Esse no inicio ainda parecia revelar algumas qualidades. Mas, acabei por "desistir" dele, ainda estava o Benfica em 1º.

  17. Já agora PB, e provavelmente sem tempo para ler a tua resposta, achas que Psérgio devia ser despedido:

    a) Depois da derrota com o Benfica;
    b) Quando for eleito um novo Presidente;
    c) No final da temporada;
    d) Final do contrato (ok…)

    E quem seria para ti, e porquê, o melhor treinador para o Sporting:

    a) Quique Flores (já sei a tua opinião…)
    b) Zico
    c) M. Bielsa
    d) Scolari
    e) Benítez

    (…)

    Bom, se calhar é motivo para um post teu 🙂

    @braço e bom fim de semana.

  18. boas,

    pb, para além de serem incapazes de fazer pressão sobre os pernas de pau que o rangers tinha na defesa, também nunca foram capazes de ser fortes em organização defensiva. estava a ver o jogo em casa e não percebi como o sporting depois de fazer o segundo golo com tão pouco tempo para jogar continuava a jogar com a equipa tão esticada e a apostar em futebol directo! cheguei a ver os avançados a fazerem a primeira linha depois circulo do meio campo e a defesa afundada na linha da área e, nessa altura, pensei que só por sorte ou manifesta incapacidade da outra equipa o sporting não se meteria em apuros. no final foi o que se viu…

    perante esta sucessão de maus resultados, não achas pb, que o paulo sérgio podia ter um assomo de humildade e preparar a equipa de outra maneira que a tornasse mais eficaz a escapar a resultados negativos com praticamente todo o tipo de equipas, por exemplo, tentar adoptar um bloco mais baixo, com mais homens atrás da bola, obrigando as outras equipas a jogar mais tempo em ataque organizado do que estariam habituadas ou até preparadas (equipas pequenas do campeonato) e preparar duas ou três saídas de contra-ataque? gostaria que desses a tua opinião acerca disto. sou totalmente contra um modelo deste género, mas visto que a qualidade em transição do sporting é tão má, assim como em organização ofensiva, porque não escapar dessas fases assumindo realisticamente que a equipa não está preparada para jogar de forma convincente num modelo que se pretenda dominador?

    saudações,

  19. Já aqui comentei uma vez e repito: Celtic e Rangers (os restantes então nem se fala) não jogam à bola.

    Não sabem, não têm qualidade para isso, tacticamente são horríveis e individualmente são do pior que há – por exemplo, o lateral-direito do Rangers, aquilo é o quê?

    Péssimo.

    O Paços de Ferreira, o Beira-Mar e o Gil Vicente tinham grandes hipóteses de eliminar em dois jogos qualquer equipa escocesa dos últimos anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*