
Luis Filipe. “O pior jogador do mundo” foi até uma agradável surpresa. Luis Filipe é um estranho caso de inaptidão. Em clubes “menores” revelou-se sempre uma mais valia. Quem não se recorda do talentoso (!?) e veloz extremo da Académica? Ou até do muito capaz lateral do Sporting de Braga? Todavia, todas as suas exibições no SL Benfica foram uma catástrofe. É possível que baqueie na vertente mental do jogo. Ainda que se tenha mostrado pouco coordenado com os colegas de equipa (o que até é compreensível, face à escassa utilização), a verdade é que se esperava menos de um jogador cujas exibições num grande são sempre aterradoras. VEREDICTO – DISPENSAR.
Roderick Miranda. Lamento pelo penalty que cometeu. É que poderá ficar com a sensação que a critica será feita em função de tal lance, quando a realidade é diferente. Percebe-se a dificuldade que sempre existe na passagem para o futebol sénior. Porém, Roderick ainda não mostrou nem um pouco de qualidade. O jogo contra o Olhanense na Taça da Liga havia sido desastroso. Ontem não foi diferente. Se tem potencial, não parece. Diz-se que Jesus gosta dele. Só por isso não é riscado. VEREDICTO – EMPRESTAR.
Jardel. Tem potencial! É forte e com uma passada suficientemente rápida para se poder impor. Percebe-se que ainda procura melhorar o posicionamento. Precisa de mais tempo de treino para demonstrar a qualidade que se adivinha. VEREDICTO – BOM TERCEIRO CENTRAL.
Carole. Quarenta e cinco minutos são absolutamente insuficientes para tecer juízos de valor. A bola não o atrapalhou e só isso já não é mau.
Airton. Tacticamente tem o mesmo nível de Javi Garcia. E isso é um grande elogio. Sabe quando e onde tem de estar. É um jogador muito interessante para o futuro do SL Benfica. Porém, é incapaz de se revelar tão dominador na sua área de acção, quanto o espanhol. Perde imenso para Javi na forma como aborda a 1a bola. Ao nível do passe é também francamente inferior a Javi. Se alguém lhe assegurar que Airton tem maior percentagem de passes correctos, é somente porque o brasileiro passa metade do jogo a devolver a bola aos centrais, nunca recorrendo ao passe vertical que tantos metros permite galgar no campo de jogo, como Javi Garcia por vezes faz. E decide bem, diga-se. É que de cada vez que opta por um tipo de passe diferente do curto e para trás ou para o lado, a bola perde-se nos pés de um qualquer adversário. VEREDICTO – EXCELENTE SEGUNDA LINHA.
Felipe Menezes. Percebe-se que Jesus ainda não o tenha deixado cair. O brasileiro tem muito boa técnica. É porém demasiado lento. Não na passada, mas essencialmente na decisão. Demora uma eternidade a soltar a bola, deixa passar “n” opções para soltar a bola porque parece incapaz de ver o jogo todo. Felipe Menezes seria por certo um excelente jogador para uma equipa portuguesa de segunda linha. Não serve para um clube grande, porém. VEREDICTO – DISPENSADO.
César Peixoto. Muito inteligente e com excelente capacidade técnica. Todavia, o físico não consegue mais acompanhar a mente. É nesta fase da sua carreira demasiado lento a executar e a mover-se para poder fazer parte do plantel do SL Benfica. O que é uma pena, porque sabe mais de futebol que qualquer outro. VEREDICTO – DISPENSADO.
Alan Kardec. Uma pré-época de excelente nível parecia adivinhar uma temporada diferente. É óbvio que é tecnicamente demasiado limitado. Não denota capacidade para participar na dinâmica ofensiva do SL Benfica, assente em tabelas e futebol apoiado em espaços demasiado curtos, para o que precisa para dominar a bola. É um bom finalizador, mas nem aí tem sido feliz. Nélson Oliveira é jovem, é português, e seguramente que não renderia menos. VEREDICTO – EMPRESTADO.
Franco Jara. Desde cedo que se percebeu que toda aquela disponibilidade e capacidade física poderia ser bastante útil. Jara tem crescido com Jesus. Não melhorou de forma extraordinária, ao nível da decisão (seu principal handicap), mas também aí incrementou o seu rendimento. Não será nunca um jogador criativo, mas é hoje um jogador que perde muito menos a bola do que no passado. E tal, é absolutamente decisivo. Remata muito forte e com ambos os pés. Não parece que venha a tornar-se um goleador, mas pelas suas capacidades físicas pode, desde que integrado num modelo que o potencie, vir a atingir um nível elevado. Mesmo não sendo habilidoso, nem especialmente inteligente. VEREDICTO – EXCELENTE SEGUNDA LINHA
Brlhante post PB.
Assino por baixo apesar de achar o Cesar Peixoto bem util. Ficaria no plantel se não tivesse melhores soluções.
Totalmente de acordo com os veredictos, se bem que no caso do Peixoto talvez reconsiderasse em deixá-lo como segunda linha, até porque faz várias posições na ala esquerda e inclusivé foi uma muita agradável surpresa na vitoria contra o futebol corrupto do porto para a taça de Portugal, jogando no meio perto de Javi. Até porque se adivinha a saída do Coentrão.
http://futebolfilosofal.blogspot.com/2011/03/cherbakov-apoia-bruno-de-carvalho.html
Excelente PB.
Parabéns por mais uma brilhante crónica!
boas pb,
concordo com quase tudo. acho que o roderick é ainda um caso a rever, porque me parece um jogador sereno e que procura realmente estar bem posicionado colectivamente, mesmo que nem sempre o consiga.
o peixoto considero também um jogador inteligentíssimo e com boa técnica, mesmo que lento hoje em dia, acho que ainda é um jogador útil no plantel. penso que é um bom jogador de segunda linha.
o menezes é um jogador que me irrita ver jogar, precisamente por aquilo que referes! =)
o kardec é um zero, não parece que em qualquer momento tenha algo para oferecer ao jogo, a não ser estar à espera que uma bola pingue na área para ele aplicar o seu cabeceamento "fantástico".
o jara é um case study lol porque se vê que não tem nada naquela cabeça, mas com tanta disponibilidade que põe no jogo torna-se um jogador desenrascado, o que aqui e ali o vai tornando útil à equipa.
gostei de ver o jardel.
cumprimentos,
Concordo em quase tudo..
Peixoto – Se 'sabe mais de futebol que qualquer outro', 'Muito inteligente e com excelente capacidade técnica' estou a citar (e concordo) não é pelo físico que passa a dispensado imo. É boa segunda escolha e Português.
Kardec – Emprestado não, dado!
Qt ao Jara, apesar de concordar com o que dizes dele, gostava de saber pq razão o Liedson 'vingou' cá, não foi certamente pela tomada (ou falta) de decisão.
Por último, o Airton tem 21 anos mas tem que ser (muito) mais agressivo nas abordagens aos lances sim e mais dominador naquela zona, (lembra-me por vezes jogar o Sidnei que por momentos esquecem-se que estão lá dentro) mas para isso, tem que jogar (mais)!
o Javi é um autêntico 'tijolo' de pés, não tem mais técnica que um.. Fernando Aguiar… é tudo muito esforçado… é sim inteligente a jogar, aborda QUASE sempre bem os lances e tem físico para dar e vender. Basta recordar o jogo com o Marselha o ano passado e muitos jogos com equipas fracas.
Concordo com quase tudo, excepto em relação ao Jardel. É muito, mas mesmo muito fraco.
PB,
Aleluia que alguém se lembra de Nelson Oliveira. É seguramente um dos melhores avançados da formação de sempre em Portugal, senão o melhor.
Roderick, pouco tem jogado, mas também não admira, é um jogador banal, não será certamente o pior central do mundo, mas duvido que acrescente muito mais do que o que tem dado, mesmo assim deve-se claramente dar o beneficio da duvida e ser emprestado.
Abraço.
Uma pequena correcção…
O Luís Filipe notabilizou se no Braga antes de rumar ao Sporting como médio centro,não lateral.
Quem se lembra daquele golo dele a la Maradona nos tempos em que jogava no Braga?
É mais uma promessa do futebol Português que nunca chegou a vingar.
Jalex, mas quando veio para o Benfica, veio do braga e como lateral.
Da Académica saiu até para o Atletico Madrid. Aí jogava a extremo direito.
Bonito, bonito era uma análise aos três grandes, mas já li por aí que há falta de tempo, mas resolvia-se rápido… Com o teus lagartos era tudo dispensado, eheheh, e com os corruptos, podiam ficar cá todos que com as terceiras e quartas linhas, de arbitragem, fica tudo como excelentes opções de rotação do plantel, ehehehhe!
De resto, do meu clube «mandaste» bem! Eheheheh!
Abraço
Márcio Guerra, aliás, Bimbosfera
Bimbosfera.blogspot.com