Paolo Maldini
Sobre Paolo Maldini 3746 artigos
Pedro Bouças - Licenciado em Educação Física e Desporto, Criador do "Lateral Esquerdo", tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, bem como participado em 2 edições da Liga dos Campeões em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto - Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino. Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, Cursos de Treinador e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Autor do livro "Construir uma Equipa Campeã", e Co-autor do livro "O Efeito Lage", ambos da Editora PrimeBooks Analista de futebol no Canal 11 e no Jornal Record.

32 Comentários

  1. a falta sobre o hélton nasce dum livre inexistente onde o moutinho se limita a saltar mais alto que o andré santos.
    andre santos esse que passou o jogo a bater em tudo o que mexia sem ver amarelos ao contrário dos jogadores do Porto que até por protestos viam.
    Quanto ao lance do Rolando a regra é clara: intencionalidade!

  2. Bem, DC não pretendo voltar a falar de arbitragem. A superioridade do FC Porto foi tão grande, como provavelmente nunca, ainda que o resultado tenha sido curto.

  3. DC vai pregar para outra freguesia!
    Aqui nao se branqueia as ajudas aos corruptos!
    Houve intencionalidade e tu sabes disso melhor do que nós, aliás não é a primeira vez que o Rolando faz aquilo.

  4. PêBêzão a falar de arbitragem! Se não inédito, pelo menos invulgar. Clap! Clap!
    Como tal, já vi que posso esperar sentado pelo comentário à excelente exibição do Patrício fruto da superioridade esmagadora do FCP.
    Isto para quem, simplesmente vê a bola sem aspirações a tornar-se emblemático em nada, nem na dança nem em outra coisa qualquer.

  5. Meu caro PB.

    Já varias vezes aqui escrevi que o PB é o melhor analista/comentador/opinante o que quiser de futebol mas desta vez vou ter de discordar consigo, não com o post que é um axioma mas com o comentário precedente.

    É verdade que o Porto foi superior e mereceu ganhar mas as 17 regras de futebol não foram feitas para fazer justiça desportiva. O facto de o Porto ter sido e muito superior ao Sporting não apaga os erros clamorosos do árbitro.

  6. o resultado não foi mais desnivelado porque o Porto tem cometido muitos erros defensivos ultimamente. penso eu que por relaxamento mas também porque fora o lateral esquerdo, esta é a pior defesa do Porto dos últimos 20 anos! O que vale é que o AVB os ensina bem.

  7. Carlos, mas eu referi isso (superioridade esmagadora). O resultado justo provavelmente seria algo nunca antes visto num FCP – SCP.

    Quanto ao Patricio, meu caro. Aos anos, desde o tempo em q mm em alvalade era mal amado, que digo que tem tudo para ser o novo V.Baia de Portugal…

  8. Mas qual falcão? Mas qual superioridade??
    Se são os àrbitros os principais responsáveis pelas vitorias do fcp, de que adianta falar de jogadores? Se precisam de ajudas dos àrbitros para ganhar jogos, onde está essa tal superioridade?
    Se são assim tão bons (LOL) porque precisaram tanto esta época dos habituais e eternos beneficios dos àrbitros? O Guiness – livro dos recordes já está pronto para lá escrever o que se tem passado esta época, que de certeza é um recorde por parte do fcp… recorde de penalties perdoados contra si, e recorde de penalties inventados a seu favor.
    A juntar a isto os prejuízos de arbitragem que os outros tiveram, podemos mesmo estar perante o campeonato mais adulterado de sempre da história do futebol.
    Que os adeptos do fcp gostem disto, é porque sabem perfeitamente que de outra forma não daria para forjar vitorias, agora os outros…

  9. Lol as "ajudas"… A falta de nocao… 35 pontos e 19 pontos meus caros, como se nao estivesse tudo ja decidido, e nao tivesse havido um esmagamento. Como se o andre santos e o polga nao tivessem cortado contra ataques de formas mais gravosas que o maicon e pereira q levaram logo amarelo. O evaldo batia em tudo o que mexia ptanto falemos em futebol. É que, a jogar assim, o Porto estará na final da taça. Gostava de ver o Patrício de azul e branco. Ou então o Benaglio. O Beto é apenas um bom, com letra minuscula, gr.

    Houve intencionalidade na mao? Looool 1- nao houve intencionalidade, nunca mandaria uma chapada na bola ali, desequilibrou-se, tao simples quanto isso,
    2- nao houve beneficios: a bola estava dominada era dele e nao havia ninguem nas imediacoes que lhe fosse roubar a bola. Nao foi digamos como a mao do miguel vitor contra o nacional (grande assistencia para golo com a mao lol)
    Parecem-me ser estes os criterios dos arbitros ca dentro e la fora

  10. PB,

    Há diferenças mais do que evidentes entre Postiga e Falcão mas Falcão a jogar a km do companheiro mais próximo, sem apoios e sem bolas jogáveis não marcaria nem metade dos golos.

    Isto não invalida que ontem Postiga fez um jogo medíocre.

  11. Sobre o Falcão, e sem intenção de o menorizar como jogador – é muito bom jogador – deixo aqui um pequeno excerto de uma longa entrevista com Jean-Pierre de Mondenard, o maior especialista de doping no futebol, em que ele fala da cocaína como doping.

    Para os distraidos, o Falcão andou a tomar cocaína e teve de ser desintoxicado numa clínica na Galiza no princípio do ano. Nada saiu na CS, embora fosse conhecido no Porto, para gáudio dos andrades, especialmente dos SD, sempre tão ciosos sobre a manutenção dos segredos dentro da seita, dado que a intimidação – a lei do silêncio ou OMERTÀ, como também é conhecida – que grassa na cidade onde vivem deu, mais uma vez, resultado.

    "Entrevista com Jean-Pierre de Mondenard, um especialista do doping no desporto e no futebol, autor de, “Dopage dans le football. La loi du silence” .

    Quando se fala de cocaina no desporto, temos de incluir a cocaina?

    Evidentemente. A cocaina é um estimulante do sistema nervoso central. Ela dá um empurrão. Quando se joga ténis não se sente a dor no braço. Nos anos 70 uma estrela do basquete americano dizia que sempre que jogava sob a cocaína era a chave do jogo e sentia-se imbatível. É preciso não esquecer que antes de ser consumida pelos drogados era utilizada pelos atletas. É um dos dopantes mais antigos. No séc. XV, no México, comiam-se as folhas de coca antes de empreenderem grandes marchas.

    Quando se tem 25 anos, dinheiro e mulheres, quando se tem de treinar várias horas todos os dias… não é de admirar que a partir de certo momento se começe a tomar coca. É um estimulante que é consumido como a efedrina. Actualmente quando um desportista é apanhado com coca não se diz que se dopou mas que esteve a festejar. É mais valorisante. Muita gente recusa a mistura entre cocaina e dopagem, mas asseguro-vos que isso faz rir os atletas (que a tomam)."

  12. A diferença do clube corrupto para os outros está nos constantes beneficios dos àrbitros.
    Já com esta liga mentirosa decidida, ontem na Luz houve um golo incrivelmente anulado ao Benfica. Por quem? Pelo mesmo àrbitro que no jogo da 1ª vola entre o clube corrupto e o setubal inventou um penalty a favor dos da casa, e nos minutos finais mandou repetir o penalty a favor do setubal depois de ter sido concretizado.
    No estádio do clube corrupto, ontem, pelos vistos o falcão e companhia não chegam, porque se chegassem não era preciso roubar os visitantes com o penalty flagrante por mão na bola do rolando. E deve ser um recorde, pois esse mesmo rolando foi a 4ª (sim, QUARTA!!!) vez que meteu a mão à bola dentro da àrea e nem um penalty lhe foi assinalado. E o àrbitro de ontem foi o mesmo que em paços de ferreira marcou um penalty a favor do clube corrupto por PÉ na bola!
    Mas vale mesmo a pena falar de jogadores e treinadores se nesta liga mentirosa não são eles a decidir os jogos?!?

  13. ó PB por amor de Deus, como é que tu aceitas um comentário dum fanático a dizer que o Falcao só joga bem porque anda na coca?
    É muito fanatismo para chegar a esse ponto!

  14. Foi engraçada a maneira como o fcp abordou o jogo. Acho que descartaram por completo a final da taça. Parece que preferem o record da invencibilidade que a hipótese de passarem a meia final.

    A diferença entre as duas equipas é grande, mas os resultados são o que são. Lembro-me do sporting ganhar 2-0 ao Porto sem saber ler nem escrever…

    Gosto do termo intencionalidade. É a inexactidão das leis que regem o futebol que faz deste um desporto especial. O Rolando não teve intenção… de que? de ocar a bola com a mão, de fazer tudo para defender. Gostei do que o Vilas Boas disse: era injusto marcar… isto quer dizer tudo. Imaginem que era marcado, havia golo… quais eram os comentários hoje? O que teria mudado?

    Abraços
    -P-

  15. Os jogadores do Porto quando são bons tão dopados!É por isso que o Porto continua a ganhar…Sejam humildes e digam que se o Porto vence é porque é melhor tal e qual como o Benfica o foi o ano passado.Aliás se o Falcao tivesse dopado e se tivesse ido para a Galiza desintoxicar-se tenho a certeza que se tu o sabes os jornalistas de A'Bola tb o saberiam.E pela segunda vez no ano o Porto saia na capa….

  16. Parabéns ao Manuel pelo seu comentário.
    Óbviamente que todos sabem desse problema do falcão com um produto típico do seu país. E da sua lesão duradoura, hehehehe. ora já estava bom, ora ainda não, ora já ia jogar, ora ainda não tinha confiança. Surreal.
    Nem o real madrid se aguentou só com um ponta de lança e lá teve que ir buscar o adebayour quando o higuain se lesionou. Estes não precisam disso porque os xistras, os olegários, os sousas, os proenças, os elmanos, os batistas, o soares dias, etc, continuaram a sua caminhada triunfal.
    Mas é esquisito um jogador daquele clube usar cocaína! Isso não é contraproducente para as tomas habituais da amarelinha do merlin póvoas?!?

  17. o falcao é belissimo jogador, parece-me ponto indiscutivel….e para que nao restem dúvida, sou benfiquista.

    a questao da coca…é coisa que se fala…parece-me que nunca saberemos….tudo à volta disso é especulação, boatos e afins…

    ja agora, alguem sabe exactamente qual a lesao dele? a razao objectiva para ter estado tanto tempo fora das convocatorias? existe algures relatorio medico ou coisa parecida…..tipo…oficial?

  18. O Salvio dá na linha, o Nuno Gomes está viciado em supositórios, o Mantorras é paudecabindodependente, o tal do argentino que ainda mal jogou é porque está viciado em cola de sapateiro…

    Olha 4 rumores lançados, garanto que são todos verdade porque uma tia dum primo do amigo do filho da sobrinha dum amigo meu me garantiu que os viu todos a sair da clínica.

    Enfim, mentalidadezinha…

  19. Eu sou fanaticamente anti-corrupto. Nisso sou absolutamente e totalmente fanático. E lutarei com todas as minhas forças, enquanto for vivo, para pôr fim ao sistema mais corrupto que eu conheço em países democráticos na Europa.
    E que não há mesmo nada igual.

    Em Itália observamos o poder judicial, policial e político a lutar com todas as forças contra um sistema implantado há séculos que oprime o povo em certas zonas do país e os atrasa social e economicamente. Em Portugal é igual. Só que em Portugal o poder judicial, policial e político funciona a favor dos mafiosos. E só notar as diferenças.

    Um sistema implantado em Portugal por um bando, ou uma seita, de gente sem quaisquer escrúpulos, corruptos até à medula, que utilizam os métodos (moralmente) mais baixos, e alguns dos métodos da Máfia italiana que, á vista de todos, à vista e com conhecimento da CS, sem que esta reaja (por ter sido ameaçada e silenciada), mantém o sistema a funcionar para desespero de todos os portugueses de boa vontade.

    Quanto ao Falcão, apenas me limitei a apontar factos conhecidos nos meandros da cidade do Porto. Toda a gente o sabe. Aliás, e já aqui foi apontado, o Falcão esteve afastado 2 meses dos campos e a única coisa que se dizia é que tinha uma lesão no joelho. Sem que se vislumbrasse, primeiro, onde estava, a seguir, o tipo de lesão nem os métodos utilizados para a curar. Entretanto ia-se sabendo do que ele na realidade padecia e que já foi apontado. Por isso… não entendo a admiração, ainda por cima de gente que parece desconhecer o que se passou.

    Claro que é muito fácil para o seu clube vir agora com um atestado falso de um qualquer médico dizer que o Falcão, afinal, teve uma lesão X, e que foi tratado com um método conservador para não ter de ir á faca. Isto sou só eu a imaginar. Sabem, eu tenho uma imaginação muito fértil e consigo antecipar os passos que certo tipo de gente faz.

    PS. Falcão é um grande jogador. É pena ter, ou ter tido, aquele vício. Apesar de tudo, gostava que ele fosse jogador do Benfica.

  20. Sou portista moro no Porto desde que nasci, tenho lugar anual. Nunca ouvi qualquer suspeita, fosse o que fosse sobre o Falcao. Portanto isso é falso.
    És um paladino da verdade e da justiça? Estuda porque que no jogo do túnel o ano passado o Luís Filipe fez o unico jogo da epoca e parecia um cavalo, o Urreta idem(jogao ganhou os sprints todos), e depois foi despachado 2 semanas depois em janeiro e ja nem falo no peixoto. Depois explica-me tambem como o sporting estava em queda livre e no espaco de uma semana da 3-0 ao everton e porto depois de ter perdido com os ingleses e ter sido goleado para a taca com o porto. O djalo nesses jogos tinha a forca do drogba e a velocidade do ronaldo.
    Sejamos serios

  21. lembro-me perfeitamente do JVP num classico ter feito o gesto ao Deco a sugerir q ele dava na veia lol

    Entre eles lá sabem as coisas todas…

  22. A diferença é que o Deco não só esteve lesionado como afastado da equipa. Segundo o livro do Deco, na altura foi operado ao nariz (tem lá uma foto e tudo) mas realmente face ao sucedido até posso acreditar. O Ricardo Sousa por exemplo era outro, o PDC mandou-o para o Santa Clara para o afastar das más influências. Já no caso do Falcao só gente doente pode acreditar que alguém por estar lesionado 2 meses, sendo que antes e após da lesão se manteve em excelente forma, anda metido na coca.
    Muito mais atentos deviam estar eles se calhar ao Martins e suas noitadas, ou questionar-se quando o Aimar entra e sai lesionado passado 10 minutos, ou só aguenta meio jogo, ou até o porquê da forma paupérrima do Saviola esta época. Mas isso como não é para arranjar desculpas para o sucesso do Porto já não lhes convém. (e atenção que não estou a insinuar que nenhum dos problemas desses jogadores tenham a ver com droga. Só um imbecil pode considerar que face aos controlos anti-doping que existem actualmente um jogador viciado poderia andar encoberto)

  23. Sou o anonimo das 20.44, e em abono da verdade isso do Deco é verdade mas ele nao retirava dai rendimento desportivo. O vicio continuou no Barcelona e ele viajava quase todas as semanas ao Porto por causa disso. Mas ai nao se trata de doping, e como o caso Jardel. Agora acho piada que ninguém comentou/comenta os de Lisboa 😉 sendo que o Nuno Assis foi apanhado no Benfica e agora foi o Ricardo Baptista 😉 quanto ao falcao nao ouviram, quando muito leram num blogue benfiquista 😉 nada que me preocupe já que até vocês, Galeiras e PB, alimentaram outro boato contra o Porto, envolvendo o Jorge Costa…

  24. Quanto àqueles que afirmam que os jogadores não retiram daí qualquer rendimento desportivo, aconselho-os a ler acima, com atenção, a resposta de Jean-Pierre de Mondenard, sobre esse mesmo assunto. Se tiverem mais dúvidas podem sempre comprar o seu livro.

    A não ser que afirmem, mais uma vez numa tentativa clara de branqueamento, no qual são especialistas, que o sujeito não percebe nada do assunto.

    Claro que isto não deve preocupar os adeptos portistas. Nunca o fez. Mas deve e tem de preocupar e muito os adeptos dos outros clubes concorrentes que sentem na pele a diferença de tratamento e a concorrência desleal.

    E, já agora, o que têm os jogadores de Lisboa a ver com este caso?

  25. Droga não é só cocaína 😉 o jardel e o deco nenhum deles era coca, o falcao e um boato infame e mentiroso, na senda do boato do jorge costa. jogadores de Lisboa? É ler o meu post das 20.44 😉 quem não conhece as famosas pastilhas do Jesus?! É ver o Aimar e o saviola em vésperas de jogos da CL este ano a terem lesoes repentinas (falaram em gastroentrites lol), é ver ate nas camadas jovens miudos em pleno jogo a tomar pastilhas em directo na benfica tv (era uma chiclete tridente? Looool). Concerteza ja viste o video no youtube. Conhecendo a armada benfiquista por antecipacao, vais me falar do video do rodriguez "a snifar". Quem já jogou futebol e percebe minimamente sabe que é algodao embebido em alcool para limpar as fossas nasais. A alternativa ao penso "à joao pinto"

  26. Deixem lá o Falcão dar na coca á vontade, muitos jogadores se drogam, é um reflexo da sociedade actual, o Nuno Assis nunca o vi jogar como joga o Falcão, por muita droga que se tenha no corpo o que conta é o talento, ou vão dizer que o Falcão faz o que faz por capacidades fisicas superiores?

    Se ainda acusassem o Hulk que baseia o seu jogo no fisico ainda fazia sentido, agora o Falcão é ridiculo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*