Competência e confiança.

white corner field line on artificial green grass of soccer field
Um FC Porto arrasador, ainda que o resultado não o tenha demonstrado e pudesse até ter sido diferente.
No Futebol valoriza-se, e bem, em demasia os aspectos psicológicos. Não se pode é pensar que tal factor de rendimento é mais decisivo que a competência táctica. Isto porque, a confiança chega essencialmente fruto da tal competência. Ainda que, por vezes determinadas equipas vivam do momento, as melhores são as mais regulares. Essas, não dependem dos factores anímicos. Pelo contrário, a tal confiança e superioridade psicológica advém da percepção que cada jogador tem do seu valor e do da sua equipa.
Se o FC Porto é hoje uma equipa extremamente moralizada e crente das suas capacidades, é porque o modelo de jogo implantado nos treinos por André Villas Boas tem correspondência nos jogos.
A forma como o clássico decorreu (na sua vertente técnico-táctica) legitimou todo o avanço que o FC Porto tem sobre o seu rival directo. Poucas vezes num jogo desta natureza pareceu haver tão grande desnível. Ainda que já tenhamos presenciado resultados mais expressivos.
Em traços gerais, parece ser correcto afirmar que o jogo de domingo resumiu a época de uma e outra equipa. Competência – Confiança. Incompetência – Desconfiança (das suas próprias capacidades).
Notas individuais:
Rui Patrício. Relembro com algum orgulho que o guarda redes leonino vem percorrendo o caminho que já aqui haviamos traçado algumas épocas atrás. Não haverão muitos guarda redes por esse mundo fora, que com a idade de Patrício estejam ao seu nível. O jogo do Dragão também resume a sua época. O melhor jogador do Sporting.
Falcao. Faltam adjectivos para definir o quão bom o colombiano é na zona de finalização. Na área é um verdadeiro fenómeno a nível mundial. Os trinta milhões da sua cláusula começam a parecer pouco para tamanha agilidade, capacidade para se desmarcar, simplicidade de processos quando está mais longe da baliza e claro, “faro” pelo golo.
Paolo Maldini
Sobre Paolo Maldini 3043 artigos

Criador do “Lateral Esquerdo”, tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto – Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino.

Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ).

Autor do livro “Construir uma Equipa Campeã” da PrimeBooks.

Analista de futebol na TV e no Jornal Record.

9 Comentários

  1. É de facto uma pena não o termos levado prá Luz.. Esta máquina, apesar do problema que tem com as linhas brancas, é um monstro.. A época passada ele com o Saviola ao lado teria batido todos os records do Jardel na liga Portuguesa..

    Enfimmmmmmmmmmmmmmm

  2. Acho que o único defeito que lhe posso apontar é ser um pouco franzino. Fora isso realmente é fantástico. Aquela cueca ao Djaló uiui!

  3. Naval-fcp: penalty inventado a favor do fcp
    fcp-braga: penalty perdoado a favor do braga
    rio ave-fcp: golo do fcp com dupla falta de falcão e penalty perdoado ao fcp por dupla falta dum defesa
    guimarães-fcp: penalty perdoado ao fcp por falta de fucile
    nacional-fcp: penalty perdoado ao fcp por mão na bola de rolando
    paços-fcp: penalty perdoado ao fcp por mão de rolando; penalty assinalado a favor do fcp por pé na bola dum jogador do paços
    fcp-setubal: penalty inventado a favor do fcp por mergulho do falcão; penalty a favor do setubal mandado repetir até ser falhado
    beira-mar-fcp: penalty inventado a favor do fcp por mergulho de lolk
    fcp-académica: penalty perdoado ao fcp por mão na bola de rolando
    fcp-sporting: penalty perdoado ao fcp por mão na bola de rolando
    etc…

    Aqui está o clube arrebatador, a superioridade psicológica, a competência e a confiança.
    Mas continuem a elogiar corruptos e a fingir que nada se passou nem passa… sejam cumplices desta vergonha de titulos forjados… pactuem com a destruição da verdade desportiva… e depois queixem-se.

  4. a ROUBAREM, assim ate o cascalheira era campeão do mundo !

    Os ladrões CORRUPTOS MAFIOSOS BANDIDOS não são presos em portugal !

    mas sim aqueles que roubarem uma maça ….

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*