E tudo o Villas Boas levou

white corner field line on artificial green grass of soccer field
Do clássico de domingo haviamos dito ter sido um dos mais desequilibrados de sempre. Pois bem, eis que ontem no Estádio da Luz, tal voltou a acontecer.
Não é possível gostar da versão revista e aumentada (pela interligação que Javi faz com a linha defensiva) do 442 de Quique Flores. Haviamos referido que as lesões de Gaitán e Sálvio poderiam ser benéficas, se levassem Jorge Jesus a optar por um triângulo a meio campo. Não o fez, contudo. De que serve ter alas se não é nos corredores laterais que decorre o jogo. Ainda para mais quando sendo incapazes de provocar um único desequilibrio (Peixoto) não têm apoios perto. Ou mais grave, quando oferecem incessantemente, pela má tomada de decisão contra-ataques ao adversário (Jara).
Parecia óbvio que a possibilidade de equilibrar o jogo teria de passar pelo aproximar de Martins e Peixoto a Javi, deixando Aimar nas costas dos dois avançados.
Não se concentre porém a análise ao jogo da Taça de Portugal, nas debilidades do SL Benfica. É que do outro lado esteve uma equipa absolutamente fantástica!
Mérito para Villas Boas. Tacticamente, o FC Porto chega próximo da perfeição. Deixa o adversário sem tempo nem espaço para poder sequer respirar. Sem bola, o campo fica tão curto, que nem mesmo os mais talentosos jogadores conseguem encontrar espaços. O bloqueio às saídas para o ataque do adversário funciona na perfeição (reparou como a bola não saiu por Javi uma única vez?). Todavia, na segunda parte, foi o comportamento com bola que impressionou. A velocidade com que a partir de determinado momento o FC Porto foi capaz de circular a bola, só tem paralelo em equipas de Ligas muito superiores. Fazer rápido é possível. Fazer bem, também. Rápido e de forma tão assertiva, são poucas as equipas na europa que o conseguem. A permanente troca de bola, o explorar de todas as opções, estejam elas no corredor central ou nos laterais, o jogar colectivo bem presente na forma como ninguém precisa de levantar a cabeça para saber onde estará o colega, dizimou por completo a equipa de Jorge Jesus.
Nos três clássicos ganhos de forma superior, foi possível aferir a competência deste FC Porto. A lamentar a ausência na Liga dos Campeões. Com todo este futebol e com sorteios favoráveis (essencialmente no evitar de Barcelona e Real Madrid) esta equipa poderia ter chegado ainda mais longe.
P.S. – Quando Villas Boas partir, João Moutinho será muito provavelmente o primeiro pedido especial ao novo presidente.
Paolo Maldini
Sobre Paolo Maldini 3744 artigos
Pedro Bouças - Licenciado em Educação Física e Desporto, Criador do "Lateral Esquerdo", tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, bem como participado em 2 edições da Liga dos Campeões em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto - Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino. Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, Cursos de Treinador e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Autor do livro "Construir uma Equipa Campeã", e Co-autor do livro "O Efeito Lage", ambos da Editora PrimeBooks Analista de futebol no Canal 11 e no Jornal Record.

24 Comentários

  1. Caro PB,

    Concordo com a análise, no entanto só queria sublinhar um aspecto.
    O Benfica tem outros problemas, mas o mais grave está na ausência de um 8 (é que nem tem 1!). Pode-se gostar ou não gostar do Martins, mas parece-me evidente que não consegue fazer bem este papel, sobretudo com equipas fortes. O Martins é um 10 (bom, mediano ou mau segundo diferentes opiniões).
    Acho estranho que uma equipa que apostou tão alto tenha apenas o Amorim (lesionado há muito tempo) para esta posição.
    Será só culpa do Jesus?
    Posso estar a ser simplista, mas se o Moutinho jogasse no Benfica parece-me que a equipa melhorava colossalmente(sendo mais comedido acho que bastava um Salino).
    Cumprimentos
    rm

  2. A ser verdade aquelas noticias que diziam que o Moutinho tinha sido oferecido ao Benfica e o Benfica rejeitou, e sabendo-se que Ramires estava de partida, esse terá sido um erro colossal! Já não me lembro bem onde, mas disse aqui no blog, nos tempos do Moutinho no Sporting q ele era uma especie de Lampard portugues. Um jogador fabuloso, inexcedível no profissionalismo. Um caso atípico em jogadores portugueses.

    Sem dúvida que Moutinho seria uma grande mais valia no Benfica!

  3. Para além das questões tácticas, que abordas e muito bem, mas que até a mim me parecem evidentes, há uma outra coisa, quase de somenos, quase mesmo sem importância: a atitude. O jogo foi ganho neste pormenor, na atitude. Uns tiveram-na, os outros não.

  4. Já estava a contar com um post destes quando tivesses tempo para ver o Porto e felizmente chegou. Gosto das tuas análises e o pouco que sei sobre futebol já que nunca o estudei dava-me a certeza que irias sem dúvida gostar do estilo e competência do Porto.
    Não querendo estar aqui a comparar competências, gosto muito mais do AVB do que do Mourinho no meu Porto. Mais ataque, mais posse, mais domínio e acima de tudo mais Portista!
    Desde a final da taça Uefa de 2003 que não saltava tanto a festejar golos. Obrigado por isso André!

  5. Concordo com o DC quando diz que não saltava tanto desde a taça Uefa de 2003, mas comparar Mourinho a AVB é um erro, 2 equipas totalmente diferentes, continuo a pensar que a equipa de Mou(final da liga dos campeões) ganhava a AVB só por uma simples razão (Costinha, Pedro Mendes, Maniche e Deco) bloqueavam por completo quaisquer saidas para o ataque, de qualquer equipa, apoiados por um Carlos Alberto e Derlei que desciam sempre para compensar. De qualquer forma, como já pus no meu Fb, o titulo é graças a um AVB (metódico e genial na gestão dos jogadores) e esta Taça de Portugal a um João Moutinho com nota 9 no jornal "ABola" e isso diz muito.
    P.S: Excelente análise ao jogo

  6. Boa noite,
    Não há duvida, por muito que custe, o FCP foi muito melhor este ano.
    O Benfica não tem 8, não tem guarda-redes, não tem banco e sobretudo não tem a mesma atitude.
    Com a saida de Coentrão, que faz o lugar dele e o do Gaitan, que é a locomotica e que estica a equipa pergunto-me o que será do Benfica…
    Precisamos de um guarda-redes normal: por 0€ ficamos com o do Braga, que em 20 jogos nunca comprometeu. O Roberto devia ser emprestado a um clube espanhol. Deviamos comprar o Silvio, mas já está encomendado para o dragão, espertos… Espero que se confirme Tawio. O Leandro Salino faria bem a posição 8 em opção a Amorim. Na frente o Cardozo pode e deve ir embora desde que faça breakeven, 12M, até gosto dele mas não me digam que o João Tomás marcava menos golos que o Cardozo este ano?
    Enfim, é triste, mas para o ano é mais um ano zero para o Benfica e o Porto sai mais uma vez na frente.
    Acorda Glorioso…
    PN

  7. Deixar a Aimar no banco e ademais não alterar o sistema apoiando a Javi é um erro -constemente repetido em jogos importantes-inexplicavel. Não consigo entender que se pretende.
    Como bem dizias, a ausência de Gaitán e Salvio podia ter sido positiva: permitia um 4-3-3, com Javi, Martins e Peixoto em linha, Saviola e Cardozo de avanzados e Aimar de enganche; e permitia um 4-2-3-1, com duplo trinco e uma linha por diante, com Jara ou Saviola , Aimar e Peixoto, jogando com um úmico ponta de lanza. Isso teria permitido juntar linhas.
    E a jj só se lhe ocorre, uma e outra vez, prescindir do que é, a meu julgamento sem nenhuma dúvida, o seu futebolista tácticamente mais importante.
    O jogo do Benfica passa por Aimar ou faz-se bem mediocre e previsível, se é que existe.
    Terá aprendido JJ? Sinceramente, duvido-o. Porque até duvido que não o saiba

  8. Caro PB,
    antes de mais óptima análise.
    Partilho da opinião de que falta um bocado de valores a esta equipa do benfica que há em excesso no dragão numa parte fundamental, o meio campo.
    Com as aquisições que se sabem já ter sido feitas, quer-me parecer que os problemas se vão manter em comparação com este porto. Podes-me dar a tua opinião neste sentido?
    O não termos comprado o moutinho foi do mais ridiculo que possa existir.
    Que outro jogador vês que possa ter este papel?Eu acredito no Amorim, mas precisa de ser uma aposta clara.

    Quando foi a pré temporada eu acreditava que iriamos passar a jogar em 433,será que será na proxima temporada? É que parece-me ser o melhor modelo para desenvolver uma estrutura com os jogadores que o benfica tem.

    Estou a soltar várias ideias mas no fundo gostaria da tua opinião sobre jogadores, contratações que nunca se sabe bem o impacto e acima de tudo o futuro desta equipa que precisa de ser reinventada. Podes-nos dar umas achegas do que pensas sobre o assunto?
    cumps
    DMC

  9. O jogo do Moutinho… é gravar e distribuir por todas as escolinhas de formação do país, como deve jogar um 8 no futebol atual… simplesmente brilhante.

  10. Só há um caminho para o BENFICA…

    Há um caminho APENAS: TRABALHAR para erguer o nosso BENFICA!
    Como o fizeram os dirigentes até aos anos 80: UNIRAM-SE para conseguir um clube digno. Não olharam o próprio umbigo mas o bem comum.
    Arregimentaram força e construíram com brio e suor uma obra de todos.
    Neste momento faz falta a UNIÃO entre nós, o ACREDITAR na nossa força.
    Neste momento não somos o "GLORIOSO": Mas podemos voltar a ser com o nosso querer!

    Eu ACREDITO nesta equipa!
    Acredito que no Sábado vão mostrar vontade de ganhar. Os outros jogos são para ganhar, mas 1 de cada vez!
    O próximo jogo é tempo de acreditar!!!

  11. PB,

    Porque o post deixa a entender isso, o Benfica foi inferior (tendo em conta do que tinha 2-0 de vantagem) na 1ª parte?

    De resto, é notório que o Porto é superior ao Benfica. No entanto, acho que os astros andam demasiado deslinhados para o lado da Luz.

    Recordo que no jogo do campeonato ficou a uma bola no poste nos descontos do empate.

    E sobretudo vamos ao (que eu acho) que aconteceu ontem:

    O jogo resolveu-se na 2ª parte e sobretudo em 10 minutos. No que toca ao Benfica, Jesus reagiu tarde à perca do controlo do jogo (sobretudo meio-campo). No que toca ao Porto, mostrou-se competente e com muita raça naqueles 10 minutos, é impossível dizer que não foi melhor que o Benfica. Mas não posso deixar escapar o facto X(istra) que minutos antes do 1º golo perdoa uma expulsão clara e o seu assistente concede o empate (e vantagem num posterior golo fora) ao FCP. (relembro que na 1ª mão, o Benfica já jogara com menos um – e que um – durante mais de 30 minutos claramente injusto)

    Tudo isto misturado deu um explosivo resultado 1-3, o mínimo dos mínimos para o Porto passar.

    P.S.: Raramente utilizo a arbitragem no arremesso de discussão internáutica, mas causam-me algumas náuseas nos poucos reviews que vi. Sobretudo porque se esquecem que este jogo teve 180 minutos.

    P.S.2: Independentemente disso, o Benfica tem de entrar num período de reflexão rápido e dar a volta por cima. Não quero escamotear que ontem aquela 2ª parte foi muito culpa do Benfica.

  12. Olá DMC,

    Não sei bem o q dizer em relação a contrataçoes. Em relação aos medios centro, acho q a baixa do Amorim tem sido absolutamente decisiva. Para mim, a seguir ao Moutinho e ao lado do Meireles é o melhor médio portugues. Sem duvida que com ele, muitos dos maus jogos do Benfica podiam ter sido bem diferentes. Este com o Porto na Luz especialmente!

    Matic, a ser um 6, nao percebo o porquê…
    Nuno Coelho, nao conheço. Mas, para bem do Benfica que nao seja um trinco tambem.
    Defesa Direito é prioritário… vejamos se quem está contratado é bom jogador.
    Já o Nolito, esse promete e muito! Assim à distacia arriscaria dizer q tem tudo para ser dos melhores da nossa liga.

    Sem duvida que com o plantel que tem na actualidade, o David Simao teria lugar no Benfica. E face as ausencias deste ultimo jogo, creio até que teria sido titular no jogo da taça. Ate o Miguel Rosa merece fazer a pré-epoca!

    O B.César, nc vi jogar…mas, desconfio sp bastante dos brasileiros que chegam como super craques da técnica… Do que vi no utube…nao parece talhado para jogar como interior!

    Desculpa a opiniao tao remendada… mas, nao conheço qs jogador nenhum dos que estao contratados…

  13. EU TAMBEM CONFESSO QUE NUNCA SALTEI TANTO DE NOJO DE RAIVA DE IMPOTÊNCIA QUE SO ME APETECE FAZER UMA ASNEIRA COM UMPOUCO DE PLASTICO ,POIS SO ASSIM SINTO QUE O MEU PAIS SE LIVRA DOS gatunos dos corruptos e dos bandidos ,disse

  14. E quanto às contrataçoes do Porto para a proxima epoca? Que dizes do Silvio, Kleber, Djalma,
    Iturbe e kelvin (este é dificil falar sobre ele)?

  15. oh Carlos, tu nunca arrelias! Conheço 50x mais o comportamento das equipas do JJ que as do Villas Boas, por isso não posso responder a essa pergunta. Mas, tenho um palpite que o Jesus ainda dominará no FCPorto… portanto, não o mandem abaixo 🙂

  16. Kleber gosto mt, Silvio gosto (n vi mts jogos), Djalma n gosto (mas tb n pensei q o Varela pudesse render tanto…), Iturbe e Kelvin n conheço…

  17. Concordo em absoluto na falta que o Amorim nos fez esta epoca. Acho que um jogador fazer ainda mais falta do que Amorim foi o caso do Nuno Assis..
    O Matic ainda não sei bem se será um 6 ou 8, porque a ser 6 parece ter mais habilidade de passe do que o Javi, mas a ser 8 não sei quão completo será. O nuno coelho tanto quanto sei não é 6 e tambem nao está contratado (ou está?). O Nolito será uma das contratações da época, e irá-nos fazer sorrir imenso, quer-me parecer.
    O david simão para mim é uma certeza, e o Bruno César é um jogador mt bom (10 e não como interior, ainda que goste da esquerda) que depende muito da adaptação. Agora não mencionas o Rodrigo e o Urreta, que te parecem como opções?

    No fundo parece que temos uma boa equipa e bom banco, mas parece-me faltar a estrutura..
    Eu muito sinceramente gostaria de nos ver a jogar em 4-3-3 como estivemos no inicio de temporada, aliás acho que é o modelo de jogo que no panorama actual melhor permite equilíbrios e que tanto permite transições para ganhar a equipas fechadas do nosso campeonato como enfrentar jogos com melhores adversários. As compras que estão a ser feitas são nesse sentido, correcto?

    Já a questão do guarda-redes, gostava que alguem metesse ordem na casa porque temos um excelente guarda-redes. Primeira epoca como titular num esquema de jogo que nunca teve, com defesas brilhantes ao nivel dos melhores e falhas que vai certamente ultrapassar.
    Achas que conseguimos segurar o Coentrão até ao europeu?
    cumps e obrigado pela opinião..
    DMC

  18. Antes de mais parabéns pelo blog… mas aqui falhas um pouco.
    Repara, o FCP esteve melhor, mas deriva de 2 questões
    – a fragilidade do sistema tactico do slb no meio campo (o à vontade de Moutinho no 1º golo revela a dificuldade de evitar/pressionar em remates de longe)
    – a profundidade do plantel o FCP (sem Varela, tinham Cebola e Rodrigues) contra a escassez no SLB (Salvio ou Gaitan não teem alternativas semelhantes)

    Não pretendo desculpar Jesus; vejamos a verdade é que o SLB este ano, mesmo sem estas baixas, tem desperdiçado vantagens (OLyon na luz ou o PSV são exemplos), alguma vez teria consequencias…
    Nesta eliminatória, a cereja no topo do bolo foram o 2º golo do FCP em fora de jogo, e o 3º com um descomunal "chouriço" de Falcao.

    "Desforra na UEFA"?
    Com ou sem Gaitan (seria derivado para a direita), Coentrão para extremo (C.Peixoto a lateral), leva a menor desiquilibrio defensivo e capacidade de "furar" a muralha azul
    A inclusão de Aimar ou Martins a n10 (no caso do 2º com ordem para rematar a vontade) poderá valer a "Eurocopa"

    Abraco

  19. PB vou ser chato e dizer-te novamente, que não se escreve desiquilibrar mas sim desequilibrar.

    desequilibrar
    v. tr.
    1. Fazer perder o equilíbrio a.
    2. Tornar desequilibrado.

    Depois de leres corrige o texto e desculpa lá o reparo mas como é um erro teu recorrente achei que devia dizer alguma coisa.

    Não publiques este comentário, ok?

    Continuação de bons posts.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*