Curta do Real x Barcelona. A Queironização de Mourinho.

Antes de prosseguir espreite a etiqueta. Mourinho.
Já está? Verdade, José Mourinho é a maior referência que se pode ter como treinador de futebol.
Talvez por isso, custe tanto a aceitar os onzes iniciais que Mourinho vem apresentando nos jogos com o Barcelona. Mesmo para a segunda melhor equipa do mundo, perder para o Barcelona é algo natural. É que os culés são a melhor equipa da história. O que não pode ser tido como natural é que perante um desnível não tão acentuado assim de individualidades (o estratosférico Messi é a excepção), Mourinho remeta o Real a uma postura tão defensiva quanto a que qualquer outra equipa de terceiro escalão adoptaria.
Se se deve aceitar sem sobressalto o já expectável triunfo dos catalães na Liga, parece que o Real teria obrigação de dar mais luta numa prova a eliminar que aquela que parece disposto a dar.
Mourinho ficou a dever-nos um grande jogo no Bernabéu. Todos percebemos que a melhor forma de parar o Barça é conseguir em todos os momentos muita concentração sobre o lado e o portador da bola. Será que tal só se consegue com jogadores de características defensivas? Honestamente, abdicar de Kaká, Ozil (no jogo da Liga) e de jogar com um avançado centro para colocar Pepe no meio campo, ao lado de Lass e Alonso é uma decisão quase criminosa. Perdeu o espectáculo e perdeu o Real.
Paolo Maldini
Sobre Paolo Maldini 3253 artigos
Criador do "Lateral Esquerdo", tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto - Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino. Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Autor do livro "Construir uma Equipa Campeã" da PrimeBooks. Analista de futebol na TV e no Jornal Record.

44 Comentários

  1. Deixar Kaka no banco para colocar no meio-campo o Pepe é de facto algo contra-natura. Mourinho é, de facto o melhor do Mundo (de longe) mas concordo em absoluto com o amigo PB… é um crime!

  2. Excelente leitura. Quer-me parecer que os 5-0 deixaram marcas profundas no subconsciente do Mourinho. Isso, e o sucesso na Copa del Rey – apesar de so nesse jogo ter visto uma equipa do Real a pressionar sempre a saida da area adversaria e com a defesa bem subida. Em qualquer dos outros encontros, La Liga incluida, a equipa ficou sempre muito recuada. Achas que o Mourinho tem dificuldades em convencer as super-estrelas a fazerem pressing forte durante 90 minutos, PB?

  3. É medo a mais, e não percebo o que os adeptos do Real sentem ao ver a sua equipa com uma postura destas.
    Este ultimo onze é mau demais para ser verdade: 5 defesas, 2 médios defensivos, um ozil que nem foi ala, nem foi avançado, esteve totalmente perdido em campo, e 2 alas. Depois no banco tem um Káká e 3 pontas de lança de classe mundial.
    E as queixas no fim do jogo ainda dão ao mourinho uma imagem pior. Não tem razão nenhuma em queixar-se da expulsão do pepe (que às vezes ainda deve pensar que está no clube azul e bronco dos eternos beneficiados) e muito menos insinuar que há um sistema que protege o Barça, quando ele benenficiou e muito do sistema corrupto quando treinou o fcp, como ficou provado nas escutas, todas elas no auge do fcp treinado por mourinho.

  4. Marta, volta para a cozinha que estou com fome… Pois, os "corruptos" ilibados na justiça e que ganharam tudo o que havia para ganhar e este ano preparam-se para limpar tudo outra vez…

  5. Ah já agora, concordo com o JC sobre o melhor treinador do mundo. Está no post abaixo. Logo a seguir, e por muito que custe aos tugas patriótico-fanáticos-chauvinistas, vem o Pep Guardiola.

  6. A mim nao m mete impressao pepe a trinco dada uma certa falta de nivel defensivo dis seus meds defs c excepcao d xavi alonso. O problema passa pelo facti d xavo alonso nao ser um lampard p ex. E d ozul ainda ser um pouco verde. E de CR nao s entender c ozil como o thomas muller s entendeu c ozil no mundial.
    Guardiola p ter a equipa q tem hoje precisou d um campeonato perdido, d uma primeira vilta desastrada lembram-se?
    Por outro lado mourinho nesta primeira epoca nao deveria ter sido mourinho.. Deveria ter sido docil, provocou em exceeso o barcelona… Facilitou em demasia a tarefa a guardiola d motivar os s jogadores

  7. Totalmente de acordo.
    E grande comentário da Marta!
    De facto o mourinho esquece-se de que quando treinava o clube corrupto beneficiou, e muito daquilo que agora se queixa.
    Se agora tem razão ou não, não sei, mas do seu tempo de treinador do clube do calheiros até àrbitros foram a casa do pinto da costa nas vésperas de apitarem o fcp, hehehehe

  8. Para o último anónimo andrade e misógino, segue um texto escrito por David Walsh, que é o Jornalista Chefe da Secção de Desporto do The Times. Em que ele descasca no Mourinho e no Porto, à grande e à francesa. Se tivéssemos jornalistas desta estirpe em Portugal, de certeza que a máfia portuguesa não teria proliferado como o fez. Mas não, temos uma corja de cobardes sem espinha dorsal e comprados.

    "Passaram oito anos desde que o Porto de Mourinho venceu o Celtic numa épica mas fraudulenta final da UEFA em Sevilha. Um jogo que podia ter sido grande foi diminuido pelo cinismo dos jogadores do Porto fingindo lesões à menor dica de um contacto, e seguindo uma agenda feita por Mourinho nos dias anteriores ao jogo, quando ele disse que estava com medo que os jogadores do Celtic pontapeassem os seus jogadores para fora do campo. Isto entrou nas cabeças dos juízes do jogo e o jogo foi arbitrado da maneira como ele queria. Foi cínico e funcionou. O treinador do Celtic nessa altura, Martin O´Neill, devia ter visto o jogo de farsa e cínico de quarta-feira (RM-Barça) no Barnabeu, com um sorriso de dèjà-vu. Nem todas as cobras estão imunes ao se próprio veneno".

    Nem toda a gente é estúpida.

  9. "Ilibados na justiça"???

    LOOOOOOOOLLLLL

    Mentir é muito feio!

    Foram condenados á perda de pontos por corrupção!

    Só não desceram porque a nossa justiça é uma vergonha e não teve coragem.

    Em qualquer país democrático tinham tido no minimo o mesmo castigo que Boavista, que roubou durante muito menos anos, mas como não tem poder nos tribunais serviu de bode espiatório.

    Por isso tá calado mentiroso não venhas tentar enganar quem quer que seja.

    Achas que é por mentires que limpas a tua consciencia??

    Ele há cada um!

  10. Tenho uma visão diferente. Mourinho foi rei até à expulsão de Pepe. A partir daí a sua própria estratégia foi eliminada por si mesmo. O desequilíbrio táctico acontece a partir daí pela não manutenção da sua mesma estratégia.

  11. O Barça tem o jogo mais aborrecido de sempre, jogam para trás a toda a hora, mais de metade do jogo fazem rabia no seu meio campo entre os defesas e os médios, mais parece que jogam andebol em vez de futebol.
    Esperam pela expulsão da ordem e depois lá decidem atacar…
    É um filme visto e revisto.
    E nem são só as arbitragens vergonhosas ano após ano (chelsea, arsenal,etc) é tambem a constante simulação de agressões e pressão sobre o arbitro com 5 a 6 jogadores logo de roda do mesmo em qualquer faltinha.
    Não merecem mesmo um jogador como Messi, acredito que se um dia sair de lá irá ser muito maior e mais reconhecido do que o que já é.
    Neste momento o barça é motivo de nojo e repudio na europa inteira, só denunciando e condenando se poderá acabar com isto (fazendo-os ver que ganhar assim não tem mérito algum) e fazer-me a mim e a tantos outros voltar a acreditar no futebol. Já foram vezes demais! Todos os anos isto? Basta!

  12. 1º Era o Porto que só vivia do tridente ofensivo e o AVB blablabla
    2º o Jesus é q era o catedrático da táctica, não percebo pq não dás mais impacto a certas vitórias do Porto
    3º Dou-te um desconto devido à tenra idade dizer q o Barcelona é a melhor equipa da história
    4º Acho que te devias lançar como treinador, visto que até sabes um bocadinho mais que o Mou

    Abraço de um benfiquista ferrenho

  13. Entao PB nao ias deixar de passar comentarios ofensivos? Corruptos pra ca, corruptos pra la…
    Ai nao fomos ilibados na justiça? Mas quem são vocês para pôr em causa o Estado de Direito? A democracia? Fomos ilibados em todos os processos fomos condenados na justiça desportiva que é completamente distinto!! Como nem essa farsa envolvendo um livro escrito pela Leonor Pinhão (o mesmo que o Bin Laden escrever um livro sobre o João Paulo II) funcionou lá arranjaram o campeonato dos tuneis mas agora nem isso vos salva ! Ja nao ha Ricardinho Costa! Espero veementemente que goleiem o Braga para vos despedacar na final e na altura vou me lembrar destes comentarios infames e da azia que estarao a sentir!!! PS: nessa altura no worries, manda um abraco meu ao GM!!!

  14. Gosto muito de ler o Lateral Esquerdo porque sinceramente é dos poucos sítios onde se pode ler sobre futebol, mas…

    1) Acho engraçado nunca haver posts quando o Barcelona perde.

    2) O Mourinho é pragmático acima de tudo. Se ele acha que é a jogar assim que se passa o Barcelona, não deve estar tão errado. Vir chama-lo de medroso depois de um jogo que estava equilibrado até à expulsão não faz sentido nenhum e demonstra um falta de inteligência que eu acho não existir na cabeça do caro PB.

    A caça às bruxas que se está a fazer em Espanha poderá ter maus resultados. Mourinho pode ter muitos defeitos mas é dos poucos treinadores capaz de pôr o futebol (aborrecido, na minha opinião) do Barça em sentido.

    CSilva

  15. Ó anónimo, ilibados? Ilibados??? Perderam 6 pontos, os quais acharam que «não faziam falta» e só recorreram de tudo quando viram o caso mal parado. A UEFA e a falta de coragem em Portugal, neste país de faz de conta, onde é filho da p*ta em tudo quanto é centro de comando de qualquer coisa, só tachistas e filhos da p*ta, é que permitiram que fosse de cá de dentro que vocês fossem ilibados LÁ FORA!!! Não foi cá. Cá assumiram o papel de corruptos que são. Cá, com um Ricardo Costa com tomates, tinham descido de divisão. Vir falar do Ricardo Costa para nos culpar de qualquer coisa é que é vergonhoso e de uma filha da p*tice que não cabe na cabeça de um ser honesto. Vocês é que deveriam ter uma estátua do Ricardo Costa à porta do Estádio, ao lado da do Pinto da Costa, por não vos ter descido e só vos ter tirado 6 pontos. São corruptos e é certo, não é nem provocação nem ofensa. É o que vocês são. CORRUPTOS!

    Sobre o Barça, e gostando de Mourinho q.b., é bem feito estar a provar do veneno que nos serviu em Portugal. Não posso com este Barça em que qualquer encosto é falta, em que qualquer sopro vão ao chão. Há um proteccionismo excessivo «às vedetas» do Barça, e esse vídeo, pelo título dele no YouTube, é muito bem mostrado. Há mais manha que futebol, hoje em dia, no Barça. São muito eficazes a fazer passes, passes de ruptura, etc., mas, nem sempre os melhores ganham só por serem melhores. Os melhores falham, os piores por vezes também se superam, pois são 11, geralmente, de cada lado. Já sei que quando joga o Porto são 14 ou 15, e quando o Benfica joga do outro lado estão lá mais outros 14 ou 15, como se viu este ano, à descarada, para evitar que a agremiação corrupta não ficasse de fora da Champions por duas épocas consecutivas e que não se instalasse uma vaga de Benfiquismo a dominar o campeonato, com bom futebol à mistura, como há muito não se via. O Benfica teve os seus defeitos, mas não tem, ninguém tem, que lutar contra árbitros além dos adversários. Mourinho está a passar, e merecidamente, por isso, para provar do que se serviu cá por Portugal com a arrogância que se lhe reconheceu. Ganhou, jogou bem, mas se calhar não foi assim tão especial quanto pensa…

    Abraço

    Márcio Guerra, aliás, Bimbosfera

    Bimbosfera.blogspot.com e agora também Blog do Manuel

  16. Tas a 21 pontos portanto bolinha baixa marcio, que nos vamos ganhar tudo esta epoca. Os tribunais civis ILIBARAM de todas as acusacoes, que parte e que ainda nao percebeste que vivemos num estado de direito com direito ao contraditorio seu careca? Vai la jogar poquer, agremiacao? Agremiacao que ja vos encavou e ainda falta a maior encavadela, nunca torci tanto pelo Benfica como vou fazer amanha para ter o prazer de vos dar uma licao de humildade que nunca mais esquecerao!!!
    O hapoel tambem jogou com 14?
    Continuem a repetir a ladainha quando derem por ela ja tem menos campeonatos que nos, o que nos vale e que pra ja sao poucos a abrir os olhos e a querer o vieira na rua, esse demagogo que vos diz o que voces querem ouvir mas trabalhar… Prá pi€a!!
    Ahahahaha cambada de parolos

  17. Lol, este gosta de vitórias corruptas, mais campeonatos que o Benfica?
    Voces tem 5 campeonatos, os campeonatos conquistados antes do Bufolas entrar po clube e começar a roubalheira.

    Quando o metanoso patinar vão-vos ser retirados esses campeonatos forjados todos e até o Boavista na segunda B se vai rir do vosso estado.
    E sabes disso tão bem como eu.
    Agora volta lá po buraco sujo e corrupto de onde nunca devias ter saido e pra onde a tua agremiação vai voltar muito em breve.

  18. eheheh este ultimo deve ser um de coluna curvada, bufo da pide, apoiante de salazar, quando o benfica ganhava por decreto para entreter o povo. oh meu a ditadura ja acabou!!

  19. Ah! E sobre torceres pelo Benfica… Não esperas pela demora. Mas espero mesmo que torças, como deve ser, que depois falamos… Deves pensar que tens lá o super-homem e companhia no teu clube, deves, deves…

    Márcio Guerra

  20. »Bolinha baixa marcio»? Mas conhecemo-nos de algum lado? «Prá pi€a»? Prá pi€a tu, meu fdp. És adepto de uma agremiação, se não sabes o que é vai ao dicionário, e és adepto de um clube corrupto, simples. E por causa dessas e de outras que já me chateei com amigos do peito que torcem pelo clube corrupto que vocês são. Antes das escutas «ai e tal, nunca se provou nada», Calheiros, Quinhentinhos, e outras que tais, como as finais no tempo do Salazar no vosso estádio, o vosso antigo presidente que ajudou a instituir a ditadura, e filhadaputices desses género, portanto, uma merda em forma de gente como tu, para falar para mim, primeiro aprende a ser gente. Depois de ser gente, vais para a p*ta que te pariu que não me quero dar com gente como tu, simples. Vai lá para o curral, porco de merda, pensas que te pertenço alguma coisa, ou quê? Vai comer estrume e pi€a pelo teu cu acima, parvalhão.

    PB, este comentário, no seguimento do desse FDP é para passar, espero… Se é para acabares com comentários ofensivos a raiz estava mais acima… Desculpa lá, que este blog não merece, mas filhos de éguas mal paridas merecem…

    Márcio Guerra

  21. Ahahah escutas pra la escutas pra ca, o que se provou com as escutas, diz me por favor, o que diz la pinto da costa que prove corrupcao?? Diz uma passagem que seja na boca do meu presidente que mostre isso! Voces sao impolutos? O unico ate hoje que escolheu um arbitro nas escutas foi o VOSSO presidente!! Ate aceito que seja pratica comum mas o melhor foi a frase "eu faco as coisas por outro lado", deve ser o lado do makukula, jorge ribeiro, jardel, nuno coelho, tdos comprados antes dos jogos! Eheh os dois primeiros ate falharam dois penalties ao meio! E sou amigo de infancia do Litos, sei bem o que se passou na altura do Estoril no Algarve, jogadores comprados, metade da equipa, alguns resistiram ao aliciamento, o arbitro tbm foi preciso portanto, o maior desgosto da vida dele, teve de deixar aquela podridao.

  22. Vou só tentar responder, uma última vez independentemente da merda que possa continuar a sair dessa boca, (ler dedos e teclas), que quero que tu e o teu clube se f*dam! Mas quero mesmo. Quero isso, quero um país onde haja colhões para por cabrões como o teu presidente na cadeia. Para por primeiros-ministros como o Sócrates na cadeia. Presidentes da República como o Cavaco na cadeia.
    E digo-te mais, se não fosses um parvalhão de merda até te explicava um pouco da história do nosso país e do que foi o papel do Benfica para tu estares aqui, em liberdade, a dizer toda e qualquer filhadaputice sem qualquer problema. Só que no meu país, quem faz mal, anda impune. Não são só os ladrõezecos de bombas de gasolina, são os da alta finança, são os políticos, os magistrados, que se vendem por bilhetes numa tribuna, por isso, se quiseres ir por ti saber quem fez a Liga do 28 de Maio, vais, se não quiseres, vais para a… que não me apetece dizer mais nada para não me indignar a mim e incomodar o resto dos leitores deste belo blog.
    Podem-me dizer tudo, que os jogadores não prestam, que o clube está mal, que são melhores que nós, o que for. Até ser roubados me indigna menos, mas vir um filho da puta qualquer falar de LIBERDADE, do BENFICA, da DITADURA e dizer que foi ao Benfica que se deram ajudas, sinceramente, mais que Super-Dragões, mais que outra merda qualquer que possas estar aí a dizer, um sacho pelos chavelhos abaixo era pouco, para ti e para os outros merdas que dizem o mesmo que tu.

    Márcio Guerra

  23. Ahahah o sumo disso é zero, é como se estivesses a responder a outro, se achas mesmo que o benfica é isso tudo continua lá na ilusão, assim ao menos tens alguma coisa a que te agarrar já que nem o Braga passaram… Agora, refutar o que disse?! BAAAH 😉 já agora, meter as 3 pessoas mais importantes do pais na cadeia? E quem ficava a liderar? Aquele que era dirigente do Alverca e qq dia ta na lista da Forbes?

  24. Olha lá, ó pacóvio de merda, mas tu achas que eu, sendo de Esquerda, quero o LFV a comandar o meu país? É que nem ele, nem ninguém, cujo o seu problema seja enriquecer. E toma atenção, eu não estou contra ele por nada do que se passou agora, só que ele não é, simplesmente, o tipo de pessoa que fez o Benfica. O Benfica não foi feito por pessoas como ele, foi feito com povo, foi feito com gente, e tu, mais a merda que estás para aí a debitar já não merecias era resposta há muitos comentários atrás, mas é assim, eu ainda perco tempo a lavar a cabeça a burros… Toda a gente sabe que é gasto de sabão. E se do que aí está escrito antes não tiras sumo nenhum é simplesmente por seres um qualquer analfabeto deste país, o tal que condena quem te deixa assim na escuridão de querer vencer a todo e qualquer custo sem respeito pela competição, por isso, para ti e todos como tu que pensam como tu, vão para o caralhinho e morram bem longe de mim, que não preciso de gente dessa por perto.

    Passar bem, e restantes leitores, bem como PB, as minhas desculpas por me ter saltado a tampa com este merdolas…

    Márcio Guerra

  25. Ah, então é tudo farinha do mesmo saco, mas só há respeito pela competição quando ganha o teu clube? Analfabeto? Vai lá brincar aos flyers, com o teu curseco… Que na segunda feira tens mais um discurso do rei-sol para engolir

  26. Ah, então é tudo farinha do mesmo saco, mas só há respeito pela competição quando ganha o teu clube? Analfabeto? Vai lá brincar aos flyers, com o teu curseco… Que na segunda feira tens mais um discurso do rei-sol para engolir

  27. Márcio não percas o teu tempo com estes porcos, eles dão valor a vitórias corruptas porque não sabem ganhar de outra maneira.
    Antes do mafioso das bufas ir roubar para lá tinham 5 campeonatos…

  28. Eheheh diz antes, 5 campeonatos ate ao fim do Salazarismo! Ate ai era o acordo tacito entre benfica e sporting 2+1 campeonatos de 3 em 3 anos e a taca igual… Tanto esperaram pelos jogos europeus para ver se perdiamos e voces ganhavam pra nao se calarem com a dos arbitros internacionais mas so se provou a diferenca de nivel, ate para o Braga! Cristalino e limpinho!

  29. LOOOOOL eu sou de Braga ó Porco corrupto, falamos em Dublin, até lá remete-te ao teu buraco nojento.

    Gostaste das 3 fatias de Pizzi? Que pena não poder jogar a final, mas pró ano já levam com ele.

  30. Looool que medo, o mais provavel e o pizzi acabar de dragao ao peito… Um empate do Porto na festa do titulo e tudo o que podem festejar esta epoca? Loool muito me vou rir da vossa azia quando paparmos as 2 tacas q faltam, com sorte vem ca gozar por empatarmos nos Barreiros outra vez 😉

  31. E canto à vontade a vitória portista nas duas taças! É um bocado a vossa cena isto das vitorias antecipadas, mas a equipa é tão superior ao Braga e ao Guimaraes que nao ha muito a fazer… Pooooooorto

  32. O ano passado tambem dedicaram o campeonato ao Pedroto e foi o que se viu, mas é bom que festejem já, o Liverpool tambem já festejava.

    São 11 contra 11 e quem tiver mais força e querer é que vai prevalecer.

    Boa sorte contra os Espanhois de Guimarães, contra esses não me importo que roubem.

  33. Liverpool?
    Depois até venho a este exacto post festejar 😉
    Tadinho do Guimarães, esses só nao levam goleada se nao quisermos, parecem baratas tontas a defender

  34. Sim Liverpool, um clube que vos vai buscar os melhores jogadores se quiser (Meireles) e contra o qual voces corruptos tem este histórico.

    Data Liga Fase Casa Fora Edição
    28/11/2007 LC Grp.A Liverpool 4-1 FC Porto LC 2007/08

    18/09/2007 LC Grp.A FC Porto 1-1 Liverpool LC 2007/08

    15/03/2001 EL QF Liverpool 2-0 FC Porto Taça UEFA 2000/2001

    – EL QF FC Porto 0-0 Liverpool Taça UEFA 2000/2001

    2 derrotas e 2 empates, já estás recordado quem é o Liverpool?

    Tem só 5 champions 3 Uefas e 18 campeonatos, mas tens razão, parvo sou eu de pensar que quem festeja vitórias corruptas perceba alguma coisa da história do futebol.

    Bons festejos.

  35. oh burro, sei mt bem quem é o liverpool, nao percebi o que teve a ver com o contexto. Se foi por o Braga os ter arrumado, olha que nao tomaram a eliminatoria por ganha quando souberam o adversario, eu vi no RAWK. portanto nao tem nada a ver

    e como o prometido é devido… CAMPEOES, CAMPEOES, NOS SOMOS CAMPEOOOOOOES

    VENCEMOS VENCEMOS, NOS VENCEMOS OUTRA VEZ, O PORTO GANHOU A TAÇA, COMO EM 2003!!!! VAMOS LA ACABAR O TRIPLETE!!!! POOOOORTOOO

  36. Eh eh, como esperado vieste festejar mais uma "vitória" corrupta.

    Que achaste do golo mais que em jogo do Falmão e do cartão vermelho muito bem não mostrado ao cigano do Sapunaru?

    Dás-me pena.

    Quanto ao Liverpool, sim também teve sobranceria para connosco na altura, levou na pá, mas diga-se de passagem fez muito mais para merecer outro esfecho que vocês corruptos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*