Paolo Maldini
Sobre Paolo Maldini 3333 artigos
Criador do "Lateral Esquerdo", tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto - Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino. Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Autor do livro "Construir uma Equipa Campeã" da PrimeBooks. Analista de futebol na TV e no Jornal Record.

56 Comentários

  1. O Sr PB gosta de uma boa discussão… eu tambem.
    Esta equipa do Barça é uma das melhores de sempre. Messi vai ficar no Top 3 dos melhores de sempre. Puyol, Xavi, Iniesta são daqueles jogadores de que vamos falar daqui a muitos anos. E quem pôs toda esta gente de muito talento a ganhar jogos e a dar espetáculo foi Josep Guardiola. Um dos meus jogadores preferidos de sempre, que era um 6 como poucos. Rápido, bom no corte, tecnicista e sobreudo leal, sempre um Senhor. O que apesar de todas as provocações de Mourinho, quase sempre tem conseguido manter a calma e não responder.
    Há um mas. Pequenino, mas há um mas. Algumas vezes, os seus jogadores têm abusado das simulações. Foi assim na expulsão de Tiago Motta em Camp Nou e foi assim com Dani Alves Vs Pepe no Barnabéu.
    Jogos desta importancia não podem nem devem ser influenciados decisivamente por jogadores batoteiros e pelo menos nestes 2 casos foram.
    Lamento, mas é incontestavel. Tal como é inconstestavel que são os melhores.
    Continuo a torçer pelo Mourinho e Di Maria.
    Abraço, PN

  2. E PB bastava teres visto o jogo de hoje pra dares razão a quem diz isso.

    Ver só os resumos e emprenhar de ouvido é no que dá.

  3. Mas desde quando é que os números dizem tudo? (estou a lembrar-me do blog Jogo Directo)

    Eu acho que esses números em si não dizem nada sobre o futebol dessa equipa a não ser que é um futebol eficaz (sem dúvida!).

    Quanto aos adjectivos, os gostos não se discutem.

    "anti-futebol" – não acho
    "jogo passivo" – não acho mesmo nada
    "tédio" – concordo 1000%

    nota – não sou fã do futebol inglês mas bolas, nem 8 nem 80!

    CSilva

  4. Melhor equipa da história, o resto é inveja!
    Já agora quanto aos que andam para aí aos saltos com os golos do Ronaldo contabilizem também os golos na champions e na taça do Rei e vejam lá quem tem mais. Já para não falar nas assistências e na participação nos golos em que o Messi dá 10-0!

  5. Não acho nada que o jogo do Barça seja um tédio ou anti-futebol. É uma forma de jogar que se adequa aos jogadores que tem.

    No entanto tenho que ressalvar uma coisa. Como bem dizes neste post, o Messi é o grande desbloqueador do Barça. Retira o Messi ao Barça e veremos se a qualidade de jogo se manterá e se a continuidade de bons resultados perdura.

    É aqui que eu acho que o Mourinho é o melhor do mundo, em comparação com o Guardiola. O Mourinho consegue manter uma consistência de resultados apesar de trabalhar sempre com jogadores e equipas diferentes. É certo que esta época tem um Ronaldo marcador de golos, no entanto se retirasses o Ronaldo ao Real Madrid tenho a certeza que o Mourinho arranjava um esquema em que não se notaria muito a falta dele. Já o Guardiola sem o Messi…..

  6. De facto, que inveja dos espanhóis… ali ganha quem tem os melhores jogadores e o melhor treinador. Em Portugal ganham os xistras, os olegários, os jorges sousas, os duarte gomes, os proenças, os soares dias, os elmanos, os batistas etc. E como treinador ganha o vitor (de cócoras) pereira. Ainda agora veio este testemunho do jacinto paixão a confirmar que o fcp lhe ofereceu prostitutas ("como habitualmente"). Este futebolzinho tuga mete nojo! É uma vergonha para Portugal termos um clube que em vez de tentar ganhar os jogos dentro de campo, o faz em bares de alterne, em jantares com àrbitros, oferencdo-lhes meninas e viagens, recebendo-os em casa… Os espanhóis nem devem saber a sorte qu têm… e claro, parabéns ao Barça, que vai mesmo entrar para a história do futebol, mas pelos melhores motivos.

  7. E pensar que há (e não são tão poucos assim) quem catalogue a "arte" dos de Guardiola com os termos "futebol", "jogo activo" e "emoção".

    PB um dia desafio-te a ver um jogo do Barcelona de inicio ao fim (só resumos não conta) com os comentários desligados.

    No final (adormecer não vale) se mantiveres a mesma opinião dou-te então por caso perdido, até lá vou-te continuar a tentar abrir os olhos para este "futebol".

  8. Bem, o blogger perdeu os comentários que já cá estavam. Vou escrever de novo o que aqui já tinha escrito.

    Não acho o jogo do Barça chato, nem com pouca emoção. Acho que Guardiola montou o esquema perfeito para os jogadores que tem, com muito sucesso. A minha opinião é que este esquema poderá ser posto à prova se por acaso Messi sair. Aí é que eu quero ver se o numero de vitórias se mantem.

    E é precisamente aqui que eu continuo a achar que Mourinho é um melhor treinador. Já teve sucesso com jogadores diferentes, em equipas diferentes em campeonatos diferentes. Tenho a certeza que se ele não tivesse o Ronaldo em Madrid, montava a equipa num outro esquema e continuaria a ganhar. Já o Guardiola sem o Messi….

  9. olha, eu sou um deles…

    reconheço que são a equipa mais forte do mundo, reconheço até que são provavelmente a mais forte que alguma vez vi…

    mas vê-los é uma seca…
    o jogo deles consegue ser mais irritante que a expressão "tiki-taka".

  10. 84 pontos em 90 possíveis!
    Goleadas e "remontadas" históricas ao seu principal rival pelo meio, caminhada europeia notável, Taça de Portugal à sua mercê e a Supertaça já no bolso!
    E pensar que há (e não são tão poucos assim) quem catalogue os de Villas-Boas com os termos "batoteiros", "corruptos" e "beneficiados".

  11. PB se queres entrar na parvoice já é contigo…

    Ninguém disse que o "futebol" do Barcelona não resulta.

    Resulta pois, e mesmo quando está complicado alguém faz com que resulte (Messi, Ueficef, equipas que metem a segunda linha porque não acreditam que lhes podem roubar pontos).

    Agora não é a eficácia do Barça que está em causa, é o seu "futebol" entediante, traiçoeiro e batoteiro, é isso que leva tanta gente a adormecer e a mudar de canal.

    Porque acha então Sr PB que haja tanta gente como você diz a ter esta opinião?

    E não me venham falar em Mourinhos ou Cristianos (que é a desculpa esfarrapada que dão sempre), estamos a falar do Barcelona e não tem nada haver, que culpa tem esses 2 do Barcelona jogar assim?

    Podem ser as duas piores pessoas do mundo (é a vossa opinião e eu respeito) que não justifica o Barcelona fazer o que faz.

    Joguem á bola, palhaços joguem á bola.

  12. Esse video demonstra como deve ser chato mas é para os adversários que o seu opositor em 3min encontre 5 ou 6 lances de finalização…

  13. LOL ó PB não sejas ridiculo, um video de melhores momentos até o Sporting pode fazer…

    Engraçado que o video dos roubos não comentaste tu…

  14. O que gosto mais em ser adepto do Porto e do Barcelona, além do fantástico futebol de que disfruto, além das humilhações aos principais rivais, além das vitórias em todos os troféus importantes, é a AZIA que causam aos adversários.
    Isso dá mesmo um gostinho especial a cada vitória!

  15. Aposto que o PB nem se deu ao trabalho de contar os golos do Real, é a unica explicação para vir realçar os golos do Barça como argumento para o titulo quando o Real tem mais.

    Completamente ridiculo, emprenhar de ouvido é no que dá, quase que aposto que que aqui defende o Barça não viu um jogo completo da equipa blaugrana.

    O Barça ganha este campeonato devido á sua defesa e não ao seu ataque.

    Informem-se para poderem comentar, não precisam de cair no ridiculo, só fazem estas figuras porque querem…

  16. anónimo (o parvo), os golos todos que o Real marca só vem por em causa a estrategia do mesmo Real nos jogos com o Barcelona.

    Quanto ao ter ganho o campeonato com a defesa, é mentira. É um facto que defende muito bem, mas a razão de ter sofrido bem menos golos que todos os outros, não é pela defesa, é pelo ataque. Pelo tempo que tem a bola e que consequentemente o adversário não a tem.

  17. Obrigado por me dares razão PB, se trocar a bola entre o central e o trinco durante quase todo o jogo não é jogar á defesa então o que é?

    Não se defende apenas quando não se tem a bola, é essa a grande inovação do Barcelona.

    A equipa defende-se deixando correr o tempo, controlando a posse da mesma, pois se tiver a bola em sua posse não vai sofrer golos, ao ter a bola está a defender a sua baliza.

    Engraçado como quase todos os que se julgam pro-Barça (que mais não são que anti-Mourinhos ou anti-Ronaldo a julgar pelos "argumentos" que apresentam) ainda não perceberam isto, tanto elogiam esta maneira de jogar e ainda não a perceberam, completamente ridiculo.

  18. anónimo o parvo,

    Nenhuma equipa no mundo que passe grande parte do jogo a trocar a bola entre o central e o trinco faz 92 em liga alguma.

    Procura ai nas etiquetas o Mourinho, já agora.

  19. ai ter a bola é defender… está bem. Agora valoriza-se uma equipa que põe o autocarro e fica com 10 jogadores atrás do meio-campo e critica-se uma que tem a bola.
    Isto é com cada génio!

  20. PB o esperto,

    Mas tu viste algum jogo do Barça este ano?
    Queres que te coloque aqui os links?

    O Barcelona passar grande parte do jogo a trocar a bola entre o central e o trinco não sou eu que o digo, são factos, vai ver os jogos, vai informar-te.
    Há imagens, tá tudo gravado, não o podes desmentir, só se mantem na ignorancia quem quiser…

    O Barcelona marca muitos golos porque tem grandes jogadores, terrivelmente eficazes, que se conhecem como ninguem e que exploram muito bem o adormecimento do adversário e o limite do fora de jogo, pois sabem que mesmo que esteja não será marcado.

    Mas isto toda a gente admite, mas o que não se pode deixar de ver tambem é que este tipo de jogo é chato, anti-futebol e não previligia o espectáculo, eu e muitos que gostam de ver futebol e que se deliciaram co Barça dos anos 90 por exemplo já não conseguimos assistir a muitos jogos deste Barcelona.

    Quanto aos tags do Mourinho eu conheço-os bem, acompanho este blog desde o seu inicio e lembro-me bem dos posts dedicados ao Mourinho, a boca aos que defendem o Barça atacando o Mourinho (o que acaba por não ser defesa nenhuma)foste tu que a causaste com este comentário "os golos todos que o Real marca só vem por em causa a estrategia do mesmo Real nos jogos com o Barcelona."

    O jogo que o Barcelona faz é muito perigoso para jogar desenfreadamente ao ataque (exploram muito bem o contragolpe) e Messi é de outro mundo, meter o Pepe a marcar o Messi e jogar com muita atenção ao fora de jogo como fez o Real enquanto a UEFA deixou ficou bem demonstrado que era a melhor estratégia.

    Se o Real tivesse ganho esses jogos (como poderia ter acontecido, 1v,2e,1d, já para não falar na Uefa/arbitragem)já não era na tua opinião este Barça esse supra sumo de que falas?

    Devo ser mesmo parvo ó PB o esperto, mas não consigo encontrar ponta por onde se pegue no teu discurso.

  21. PB,

    Apesar da linguagem parva do anónimo, ele tem razão numa coisa: a grande diferença do Real para o Barça está na qualidade do processo defensivo. A diferença entre 20 golos e 32 golos sofridos é significativa disso mesmo, enquanto que em golos marcados equivalem-se.

    No entanto é óbvio que dizer que o jogo do Barça não é futebol não cabe na cabeça de ninguem.

  22. Mike, é fácil concluir isso. E o barcelona defende realmente muito bem. Mas, se calhar nem defende com tanta qualidade como o Real. A questão é que tem muito mais bola, logo retira muito tempo de jogo ao adversário para poder fazer golo.

    Se são sempre eles que têm a bola, mesmo que defendesse mal, nunca sofreriam muitos golos.
    abraço.

  23. Mas PB pensa um pouco, "a questão é que tem muito mais bola, logo retira muito tempo de jogo ao adversário para poder fazer golo" ao fazer isto o Barcelona não se está a defender?

    A questão que te tens de peguntar é porque é que o Barcelona tem quase sempre a bola?

    Serão assim tão melhores que todas as outras equipas?
    Serão eximios recuperadores e os seus jogadores terão capacidade técnica tal que é impossivel de lhes tirar a bola?
    Terão sido abençoados pelos deuses?

    Ou quando se passa metade do jogo num meiinho no nosso meio campo é mais dificil de perder a bola?
    É tudo uma questão de estratégia.
    Se é eficaz? Sem dúvida.
    É bonito? Prestigia o futebol?
    Reflictam sobre isto.

    Para este Barcelona deveria ser adoptada a regra do jogo passivo do andebol, caso contrário está a arriscar-se a que as equipas que se apanhem a ganhar 1-0 comecem a copiar o Barcelona e a trocar a bola na sua defesa desvirtuando aquilo que deveria ser o futebol, a procura constante do golo e a possilidade de reviravoltas no marcador.

  24. e eu que pensava que as 2 equipas podiam percorrer todo o campo. afinal só o Barça pode estar no seu meio-campo defensivo a trocar a bola à vontade sem que o adversário lá possa ir tentar roubá-la.
    Ai santa estupidez!

  25. Essa do Kardec vs Saleiro, teve realmente muita piada. Há que admiti-lo. Quanto à final, infelizmente nem a devo conseguir ver em directo, porque o meu miudo tem treino a essa hora… 🙂

  26. Para mim o Barcelona é a melhor equipa do mundo, tem a melhor forma de jogar futebol do mundo e partilho da sua forma de pensar o futebol.

    Agora como adepto neutro prefiro ver outras equipas a jogar. Para quem é adepto do Barça claro que a forma de jogar é espectacular, controlam o jogo todo e marcam muitas vezes vários golos.

    Para um adepto neutro é diferente, quem queira ver um jogo emocionante, com ataques de um lado e outro pode escolher outras equipas, porque num jogo do Barça além de apenas haver uma equipa a jogar (por guardar tão bem a bola que obriga o adversário a defender apenas) ainda pode ter o azar de ter um jogo menos inspirado dos atacantes e ter um resultado de 1 ou 2 a zero e ter 80% do tempo a trocar a bola de forma estéril no meio-campo.

    Se é a melhor forma de jogar futebol? É. Se é a mais espectacular e emocionante? Não, seguramente.

  27. Partilho totalmente a opinião do Fernando,na mouche.

    tenho defendido a mesma perante amigos em conversas "da bola", entre jolas geladinhas..

    "o Barça joga imenso, não dá chance…ti-ti-ti, toma, golo..e marca imenso..mas não há emoção, não há um pontapé de fora da área, assim um petardaodeforça pá, não ha cruzamentos e um avançado a dar valente marrada lá para dentro, é tudo tão cirurgico, tão treinado, tão perfeito…."

    Não tenho dúvidas, é a melhor equipa alguma vez montada, com jogadores extraordinários.

    Como adepto neutro, primeiro admira-se, depois enjoa-se…como adepto neutro, vou mais vezes ver e rever a repetição de um golo do Rooney de bicicleta este ano (contra o city)que resumos de jogos do Barça (apesar da genialidade de muitos do Messi..)

    opinioes 🙂

  28. DC veja um jogo do Barcelona ou informe-se sobre o que é o futebol antes de vir dizer asneiras, acha que é fácil tirar a bola numa situação de meiinho? É uma situaçao treinada pelos jogadores até á exaustão, 4 ou 5 jogadores a trocar a bola com espaço é trivial para os mesmos, ou acha que os jogadores vão fazer fintas na defesa?

    E se a outra equipa pressionar alto com muitos jogadores para ter igualdade numérica o mais provavel é ser apanhada em contrapé, claro que acontece por vezes, mas é mesmo isso que o Barcelona quer com este tipo de jogo.

    Veja um jogo de futsal por exemplo e vai ver que o que diz é impossivel, então agora se uma equipa quiser consegue tirar a bola a quem não ataca e se limita a trocar a bola na defesa? Pode acontecer, mas só se alguem na defesa cometer um erro grave o que em equipas deste calibre é pouco provável.

    A questão que deveriam levantar é porque não fazem então as outras equipas o mesmo?
    A resposta quanto a mim está na ética e em não querer matar o espectáculo, já virão o que era duas quipas assim uma contra a outra?
    Se já se adormece só com o Barcelona a jogar assim imaginem o Barcelona a jogar contra o Barcelona.
    Seria a machadada final no futebol.

    Continuem a adorar este tipo de jogo que estão no bom caminho, vejam um jogo do Barcelona de principio a fim sem cometários e pensem pela própria cabeça, até que o façam estou a dar pérolas a porcos que não tem a minima capacidade de perceber do que falo.

    Abraço.

  29. " acha que é fácil tirar a bola numa situação de meiinho? É uma situaçao treinada pelos jogadores até á exaustão"

    tanto se treina o passe como se treina a recuperação da bola e a forma de o fazer.

    "4 ou 5 jogadores a trocar a bola com espaço"

    só têm espaço se lhes derem espaço!

    "E se a outra equipa pressionar alto com muitos jogadores para ter igualdade numérica o mais provavel é ser apanhada em contrapé, claro que acontece por vezes, mas é mesmo isso que o Barcelona quer com este tipo de jogo"

    Olha e não é que por momentos o anónimo atingiu a luz??!! Não querem ver trocas de bola do Barça, pressionem alto, mas se a pressão não for bem feita arriscam-se como em qualquer estratégia de jogo.

    "Veja um jogo de futsal por exemplo e vai ver que o que diz é impossivel, então agora se uma equipa quiser consegue tirar a bola a quem não ataca e se limita a trocar a bola na defesa?"

    Sim, consegue pressionando. E no futsal como há menos espaço é bastante mais fácil!

    "A questão que deveriam levantar é porque não fazem então as outras equipas o mesmo?"

    Não fazem porque não sabem fazer. Fazer uma sequência de 50, 60 passes sem falhar é extremamente difícil. Mas equipas como o Porto ou o Arsenal aproximam-se desta estratégia mas como os intérpretes são mais fracos tecnicamente não podem arriscar tanto. O Maicon e o Rolando não têm a capacidade de passe do Piqué e Abidal.

    P.S. Veja o Portugal-Espanha e perceba como se pode contrariar a estratégia do BarçaEspanha.

  30. Pb não consigo entender, e apesar do teu herculeo esforço, como é que continuas a tentar explicar coisas tão simples a pessoas que não conseguem distinguir uma bola de futebol de um melão. Algumas vezes podes estar errado? sim. Podes fazer alguns juízos precipitados, claro, todos podemos. Agora é inegável que o teu discurso está tendencialmente correcto e que sabes mais de futebol do que 97% das pessoas que para aqui vem comentar, e muitas delas vomitadas por Tadeias e "jornalistas" desportivos afins que tem dificuldade em entender a diferença entre uma transição defensiva de um lançamento de linha lateral (estou a hiberbolizar). um abraço de um leitor sempre assiduo

    JFC

  31. DC veio mesmo confirmar o que pensava, são mesmo pérolas a porcos, comparar a dificuldade de recuperar uma bola na zona defensiva do adversário com a capacidade de manter a posse de bola nessa mesma zona defensiva só é tão ridiculo como comparar o estilo de jogo do Barcelona com o do Porto ou Arsenal…

    No Porto e Arsenal existem cruzamentos, existem remates de longe, nunca os ve a trocar a bola na defesa durante periodos tão longos, é que não tem mesmo nada a haver.

    Nunca deve ter jogado futsal a um nível alto então, tente fazer essa estrategia de pressão a campo inteiro a ver o que lhe acontece.

    As saidas de pressão são muito treinadas pelos jogadores e fáceis de resolver ficando em vantagem numérica nas saídas pro ataque.

    Defesas sem ser á zona são facilmente ultrapassáveis.

    Se não querem tirar as palas é convosco, por mim dou o caso por encerrado.

    Argumentar que as outras equipas não o fazem porque não o sabem fazer ultrapassou os limites da minha paciencia com a ignorância, então tem grande ciência trocar a bola do central po trinco?

    É dificil fazer passes assim? Até o Rolando e o Fernando o conseguiriam.

    Os jogadores do Barcelona tem 2 pernas como os outros todos (fora o Messi que é um caso especial, mas é só ele), o futebol que practicam é uma questão de estratégia não tem haver com os seus jogadores terem poderes mágicos.

    Terá o Pique e o Abidal melhor capacidade de passe que o Carvalho e o Marcelo?
    Ou que o Vidic, Ferdinand e Evra? etc etc.

  32. Acho que quem cá vem é porque gosta, o que não os impede de ter a sua opinião.

    Para gostar não é obrigatório concordar com tudo.

    Neste caso específico a opinião do PB é igual há de 97% da classe jornalistica (incluindo os Tadeias da vida).

  33. Realmente eu é que desisto. Alguém que não consegue perceber que para manter a posse de bola sem errar passes é preciso ser um jogador muito competente e que chega a comparar o rolando e o fernando ao piqué (e atenção que sou portista ferrenho!) é porque é um caso perdido.
    Ainda ontem na final o fernando provou que ao mínimo erro em posse um jogo pode ficar comprometido.

    p.s. já agora esta frase é deliciosa: "Os jogadores do Barcelona tem 2 pernas como os outros todos (fora o Messi que é um caso especial, mas é só ele)"

    Quantas pernas tem o Messi então? Mais ou menos que 2? 😀

  34. Eu junto-me ao coro dos nao apreciadores do futebol do Barça. Quem nao gostaria de ver a sua equipa jogar assim? Nem uma pessoa…mas para um neutro, é de facto entediante. Sempre fui grande apreciador de um futebol tecnico, cerebral e o Barcelona veio desmistificar muitas ideias erradas, em relaçao à evoluçao do futebol para um jogo onde as caracteristicas fisicas seriam determinantes.

    No entanto, apesar de toda a minha simpatia inicial, comecei a aperceber-me dos outros perigos que esta inovação estrategica traz para o futebol…e embora nao de uma forma tao perfeita(este Barcelona é fruto de muito tempo de evoluçao, desde as bases) é possivel sim "emular" o Barcelona, e daqui a uns anos, teremos provavelmente outros exemplos.

    O Barcelona é a equipa mais defensiva da historia do futebol, com bola…isto é obvio. Aqui só poderá haver divergencias conceptuais…para mim, aquelas longas trocas de bola sem outra intenção que nao seja, conservar a posse da mesma, anestesiar o adversario(fazendo tambem com que nos poucos momentos em que este tem a bola, a ansiedade provocada pela raridade ser tanta que nem jogadores muito evoluidos a conseguem dominar), procurar com o maior calculismo o momento certo para iniciar um verdadeiro ataque, esperar que o adversario recue para nunca ser apanhado desorganizado no momento em que poderão perder a bola, para mim é cinismo. Um cinismo diferente do velhinho cinismo italiano, mas nao deixa de o ser.

    Talvez os hoje defensores deste futebol, só entendam isto quando existirem varios filhos deste exemplo. Ninguem em consciencia poderá negar ou retirar qualquer merito a esta inovaçao do Barcelona, este é sem duvida eficaz, com resultados, quase perfeito em todos os momentos… mas o futebol É EMOÇAO!(e isto nao significa que nao exista emoçao apenas porque uma equipa é muito melhor que as outras…nada disso…tivessemos uma equipa a vencer 7 ligas dos campeoes seguidas mas com um estilo mais cativante e continuaria a existir emoçao)

    Curioso que tambem foram os espanhois a retirar com trabalho tactico, grande parte dessa emoçao a 2 desportos que outrora me fascinavam…futsal e hoquei…nestes 2, porque nao tao exigentes, pelo numero de jogadores e espaço, foi em pouco tempo que se sucederam os "filhotes" desse novo estilo, com consequente perda de emoçao, tornando-se tudo muito mais mecanico, com padroes repetitivos. No futebol, esses padroes ai virão…equipas quase nunca apanhadas em contrapé, ataque organizado 99% do tempo, renuncia em arriscar quando em posse.

  35. Ó Pedro eu percebi o que ele queria dizer mas gozei com o facto de não se conseguir explicar.
    O que ele diz é que o Messi é um jogador fora do normal, mas o que ele escreve é que não tem 2 pernas hehehe

  36. Lol DC, mete mais tabaco nisso.

    Se percebeste o que quis dizer é porque me consegui explicar…
    Qualquer génio percebeu que eu não acho que o Messi tenha 3 pernas..

    O que não percebeste foi que não comparei o Rolando ou Fernando ao Pique, o que disse é que não é preciso ser nenhum portento técnico (e o Pique não o é, apesar de ser um dos melhores centrais do mundo na minha opinião) para fazer trocas de passes no nosso meio campo entre o central e o trinco quando o adversário tem medo de fazer pressão alta e temos todo o espaço do mundo. Falei no Fernando e no Rolando como podia ter falado nos juvenis do cascalheira.

    Já percebi que para si tem de ser tudo muito bem explicadinho e que se a papinha não for toda feita não chega lá, vou ter isso em consideração em próximos comentários.
    Abraço.

  37. Mas isso é o que eu ando a dizer à montes de comentários, só agora é que lá chegou??
    Peço desculpa então por não ter feito logo a papinha.

    Ridiculo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*