Nolito

white corner field line on artificial green grass of soccer field

“Tem técnica para arriscar mais. Devia ser mais egoísta.” António Pereira, Correio da Manhã.
Poucos conhecerão realmente as capacidades de Nolito. O conhecimento que tenho do ex culé não difere da generalidade dos que assistem a jogos de futebol. Do espanhol vi apenas noventa minutos. Quarenta e cinco dos quais, frente a um grupo de amadores.
A primeira impressão foi positiva. Sentimento partilhado por todos quanto os que tiveram a possibilidade de ver as habilidades de Nolito. Parece impossível garantir que a primeira impressão será efectivamente real, tão pouco se teremos Nolito a ser bem sucedido.
Todavia, se há algo que ficou na retina, e se confirmado com mais minutos e mais jogos de observação, me levará a garantir o selo de qualidade de Nolito, é precisamente a capacidade que demonstrou, para mesmo sendo exímio em situações de 1×1, não fazer delas a sua única arma. Se algo impressionou, principalmente por inesperado, foi a aparente boa capacidade de decisão de Nolito. A forma como procurou sempre conduzir a bola somente na direcção do corredor central, como quando longe dos colegas, temporizou esperando pelo apoio, como procurou inúmeras vezes a tabela com o colega avançado, e como raramente forçou a solução individual.
Seria importante vê-lo integrado no onze principal, para poder confirmar a tendência. Até por temer que Nolito mude o seu jogar, na procura de maior reconhecimento público. Que como sabemos, chegará com os dribles, mesmo que se revelem inconsequentes, como quase sempre acontece quando se defrontam equipas bem dispostas em campo, e capazes de garantir situações de cobertura defensiva, tornando sempre os lances em Nolito contra dois.
Sobre Paolo Maldini 3828 artigos
Pedro Bouças - Licenciado em Educação Física e Desporto, Criador do "Lateral Esquerdo", tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, bem como participado em 2 edições da Liga dos Campeões em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto - Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino. Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, Cursos de Treinador e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Autor do livro "Construir uma Equipa Campeã", e Co-autor do livro "O Efeito Lage", ambos da Editora PrimeBooks Analista de futebol no Canal 11 e no Jornal Record.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*