Fábio Coentrão e José Mourinho. Uma história de sucesso que se adivinha.

“…tamanho talento será um desperdício construir carreira como lateral. É o jogador português mais talentoso pós Nani. Agora, que ao talento alia capacidade de decisão, tem condições para jogar onde quiser, por quem quiser. As necessidades dos seus treinadores ditarão o seu percurso;”. In Lateral Esquerdo. Retirado daqui.
“Coentrão a médio dá outra dinâmica à equipa. Não ia sujeitar a Direcção do Real Madrid a comprar um jogador por 25 milhões de euros ou um valor próximo para ser suplente do Marcelo. O Fábio é um polivalente, pode jogar em várias posições no campo, mas nunca tinha jogado nesta posição. E é um jogador diferente de todos aqueles que temos no meio-campo. Ele está habituado a jogar em posições mais laterais e jogando no centro dá uma dinâmica diferente à equipa.” José Mourinho Aqui.
Fábio é bem capaz de ser o melhor lateral esquerdo mundial na actualidade. Todavia, pelas suas características únicas, que vão desde o talento às suas capacidades físicas, é demasiado bom jogador para passar uma carreira inteira a jogar tão longe da baliza adversária. Felizmente que aqui não somos os únicos que percebemos isso. Imagine o que teria sido a carreira de Futre, Chalana ou Figo se tivessem jogado como defesas laterais. E não duvide que teriam tido carreiras igualmente bem sucedidas.
Sobre Paolo Maldini 3828 artigos
Pedro Bouças - Licenciado em Educação Física e Desporto, Criador do "Lateral Esquerdo", tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, bem como participado em 2 edições da Liga dos Campeões em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto - Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino. Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, Cursos de Treinador e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Autor do livro "Construir uma Equipa Campeã", e Co-autor do livro "O Efeito Lage", ambos da Editora PrimeBooks Analista de futebol no Canal 11 e no Jornal Record.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*