É dos baixinhos que elas gostam mais

white corner field line on artificial green grass of soccer field
FC Porto back to basics.
Moutinho e Belluschi lado a lado, outra vez.
Há também Defour, e o hiper valorizado Guarin. Se o primeiro ainda não se mostrou, do segundo pode-se esperar músculo, rigor táctico e golos. Todavia, é difícil esperar de qualquer outra dupla de médios interiores, maior rendimento que quando o FC Porto joga com os baixinhos à frente de Fernando.
“Joga ali, mete assim, joga joga”. Por vezes parece playstation. Se visualizar uma linha de passe, um espaço onde a bola possa entrar, é certo que eles também o descobrirão. Não são apenas jogadores rigorosos defensivamente, incapazes de baixar o ritmo ou a guarda, por um momento que seja. O baixo centro de gravidade beneficia-os até na forma como roubando a posse de bola ao adversário, saem rápido para o contra-ataque.
Bola no pé, cabeça levantada. Moutinho e Belluschi são do que mais admirável podemos ver no futebol português. Estilos próximos, um com um jogar mais “mecânico”, outro mais capaz de descobrir soluções inesperadas, mas ambos jogadores de rendimento. Pouco floreado, muita objectividade.
Talvez Guarin volte ao onze inicial. E talvez o colombiano volte a demonstrar a justeza da decisão. O jogo torna-se mais belo com os baixinhos em campo, porém.
P.S. – Não foi seguramente por acaso, que para o jogo que se afigurava como o mais complicado do FC Porto, e depois de fechada a janela de transferências, Fernando tenha voltado ao onze.
Paolo Maldini
Sobre Paolo Maldini 3379 artigos
Criador do "Lateral Esquerdo", tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto - Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino. Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Autor do livro "Construir uma Equipa Campeã" da PrimeBooks. Analista de futebol na TV e no Jornal Record.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*