Os 12 kms de Witsel, os 11 de Javi e Amorim no corredor direito, irrelevante no processo defensivo e ausente no ofensivo

white corner field line on artificial green grass of soccer field
Os dados chegam e é cada vez mais difícil perceber a opção de Jesus.
Por um lado, por ter apenas dois jogadores em três espaços (o do trinco, o do interior direito e o de interior esquerdo) obriga Witsel e Javi a fazerem em conjunto 23 kms. Para além do risco que sempre é falharem as permutas. Risco esse que, relembra-se, foi aqui previsto e que viria precisamente a dar origem ao golo do United. Por outro, a única perspectiva que poderia trazer alguma vantagem ao Benfica, o jogar com apenas dois médios centro, em três espaços, seria unicamente ter a possibilidade de ser uma equipa mais acutilante em termos ofensivos, pela presença de mais jogadores em espaços potencialmente mais ofensivos. Depois, coloca-se num espaço praticamente irrelevante em termos defensivos, mas que poderia ser importante do ponto de vista ofensivo, um jogador que não chega à frente.
Reafirmando, Amorim jogou a ala/médio/extremo direito (pode optar pela que preferir. Mas, não a interior. Quem o afirmar, está errado. Rúben jogou precisamente no mesmo espaço de Gaitán após a entrada de Nolito) E se não chegou mais à frente, foi porque tal, fruto das suas características nunca se proporcionou.
P.S.- A ideia de ter Amorim no onze inicial é óptima. Porém, apenas se fosse para jogar num sistema táctico igual ao do FC Porto, com a dinâmica defensiva dos três médios centro exemplificada aqui.
Paolo Maldini
Sobre Paolo Maldini 3166 artigos
Criador do "Lateral Esquerdo", tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto - Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino. Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Autor do livro "Construir uma Equipa Campeã" da PrimeBooks. Analista de futebol na TV e no Jornal Record.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*