Perseverança, lealdade e liderança. Eis Rinaudo.

white corner field line on artificial green grass of soccer field
“Todo o texto será, quem sabe, e como tantos outros, um exercício meramente especulativo. O autor não conhece pessoalmente Rinaudo, e especula com base no que lhe foi permitido ver no jogos de pré temporada.
“Enorme reforço pelo jogador que é, e o homem que aparenta ser.” in Lateral Esquerdo, 8 de Agosto de 2011.
Em Portugal a cultura desportiva é inexistente. O clubismo tolda a mente de todos, o que é algo perfeitamente natural e compreensível. Todavia, com um pequeno esforço de todos, o clubismo não teria de viver em oposição à tal cultura desportiva.
Isto a propósito do epíteto de trauliteiro que Rinaudo rapidamente adquiriu em Portugal. Associar maldade ao comportamento do argentino em campo, é por si só um exercício de uma maledicência notável.
Rinaudo certamente que será amarelado inúmeras vezes, e muito provavelmente todas justificadas. Poderemos até vê-lo sair mais cedo de campo, após um cartão vermelho. Terá, obviamente, de moderar a sua impetuosidade, mas que nunca se associe o seu comportamento a maldade. O argentino é um vencedor. Os vencedores são perseverantes, obstinados. São esses os traços da sua personalidade que lhes permitem exercer uma forte liderança sobre os colegas e sobre o próprio jogo. Mas, são sempre leais.
“Aqui na Argentina havia árbitros que no final dos jogos pediam-lhe a camisola. Gostavam dele e isso mostra bem como é correcto em campo. Só assim se justifica que os árbitros o respeitassem tanto”. Pai de Rinaudo ao Jornal A Bola.”
O texto é de Agosto de 2011.
Ao contrário do que afirma Rui Santos, a imprudência não dá cartão vermelho. Há, porém que moderar o seu ímpeto. Que não se negue, todavia, as qualidades humanas de um atleta cujo carácter contagia.

Paolo Maldini
Sobre Paolo Maldini 3250 artigos
Criador do "Lateral Esquerdo", tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto - Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino. Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Autor do livro "Construir uma Equipa Campeã" da PrimeBooks. Analista de futebol na TV e no Jornal Record.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*