Controlo da profundidade defensiva. Luisão.

white corner field line on artificial green grass of soccer field
A profundidade defensiva controla-se essencialmente pela distância que a última linha tem para a bola. Esta distância deve ser maior ou menor, em função da proximidade da bola em relação à baliza, ou em função da pressão ou não sobre o portador da bola.
O SL Benfica tem um dos mais notáveis defesas centrais que já passaram pela Liga portuguesa, numa vertente tão importante, mas invisível, quanto é a “voz e corpo de comando”. Luisão percebe como poucos todos os aspectos tácticos da sua posição, e não se coíbe de corrigir os colegas. É ele quem manda subir, descer, juntar ou afastar. É pela posição de Luisão que os colegas se agrupam, pois sabem que onde o brasileiro estiver, deve estar a última linha.
Facilmente se cai de amores por Garay. Um central fortissimo em todas as situações de 1×1. Um central de técnica elevada, repleto de classe. É impossível não perceber tudo o que de bom acrescenta ao Benfica e à Liga. Porém, Luisão, e sobretudo Jesus, sabem perfeitamente em torno de quem gira toda a organização da última linha. Luisão pode até ser inestético. Todavia, impossível é pensar num defesa central com maior importância em determinado modelo de jogo, que aquela que o girafa assume no Benfica de Jesus.
P.S. – Desde que Jesus chegou ao Benfica, quantos golos sofridos resultaram de passes de ruptura a entrarem nas costas da defensiva com Luisão em campo?
Paolo Maldini
Sobre Paolo Maldini 3744 artigos
Pedro Bouças - Licenciado em Educação Física e Desporto, Criador do "Lateral Esquerdo", tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, bem como participado em 2 edições da Liga dos Campeões em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto - Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino. Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, Cursos de Treinador e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Autor do livro "Construir uma Equipa Campeã", e Co-autor do livro "O Efeito Lage", ambos da Editora PrimeBooks Analista de futebol no Canal 11 e no Jornal Record.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*