Campos de dimensão reduzida, mas não só.

white corner field line on artificial green grass of soccer field
Com pouco espaço para jogar, não é apenas a qualidade técnica que poderá fazer a diferença. Um dos maiores pormenores (pormenor porque demasiadas vezes inexistente ou invisível) do jogo é o trabalho para receber.
Porque haverá jogadores que conseguem enquadrar sempre que recebem? Será apenas pela qualidade do gesto técnico na recepção? Indubitavelmente que tal é fundamental. Há porém algo tão determinante quanto o gesto técnico para garantir o enquadramento com a baliza adversária, após cada recepção. E relembre a importância do enquadramento na recepção, para a progressão da equipa no campo.
Diz-nos o PMCR, que há alguns anos atrás foi jogador do José Peseiro, que com o treinador português havia uma rotina definida para alguns momentos do jogo. Dois passos em aproximação, significavam que a bola deveria ser colocada na profundidade. Quatro passos na direcção da baliza adversária significavam que o jogador iria voltar rapidamente para receber no pé.
A simulação é uma das mais importantes acções no jogo moderno. E está presente tanto com bola, como sem ela.
Em Santa Maria da Feira, Nolito poderá ter um papel importante no processo de construção do SL Benfica. É que em Portugal ninguém é tão bom quanto o espanhol neste tipo de acções.
Sobre Paolo Maldini 3828 artigos
Pedro Bouças - Licenciado em Educação Física e Desporto, Criador do "Lateral Esquerdo", tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, bem como participado em 2 edições da Liga dos Campeões em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto - Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino. Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, Cursos de Treinador e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Autor do livro "Construir uma Equipa Campeã", e Co-autor do livro "O Efeito Lage", ambos da Editora PrimeBooks Analista de futebol no Canal 11 e no Jornal Record.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*