Demoraste dez anos, Viana!

white corner field line on artificial green grass of soccer field
Ou talvez tenha sido eu a demorar tanto a encantar-me contigo.
Há dez anos atrás estava a conhecer pela primeira vez Viana. Era o “menino bonito” do seu treinador numa das selecções jovens portuguesas. Tantos e tantos elogios ouvidos antes de o ver, talvez tenham elevado demasiado a fasquia. Enquadrado numa equipa de sonho (João Vieira Pinto, Jardel, Pedro Barbosa, Quaresma, entre outros) deu nas vistas e saltou para uma liga mais competitiva. Contudo, o seu percurso acabou por não seguir o prometido rumo.

Hoje estará, porventura, no melhor momento da sua carreira.
Coloca a bola onde mete os olhos. Viana está a apresentar-se a um nível soberbo. Técnica de passe verdadeiramente espantosa, objectividade e um conhecimento fantástico sobre o jogo. Defensivo e ofensivo. Viana não precisa de ser agressivo para fazer a diferença. É um jogador completo.
O rapaz tardou em comprovar o que bem cedo prometeu. Porém, o momento é agora. Que Paulo Bento perceba que o que pode ofertar Viana ao jogo, não tem paralelo com o que mais nenhum centrocampista português pode oferecer à selecção.
É actualmente o melhor médio de nacionalidade portuguesa. Espera-se que não seja prejudicado por jogar no Sporting de Braga. Até porque este Braga mais que ter o lugar no terceiro lugar mais que consolidado, começa a ameaçar seriamente um melhor lugar no pódio.
P.S. – Depois há Alan, cada vez mais jogador. Há Lima, e cada vez mais aparecerá Rúben Amorim. Este Braga não atingirá uma final europeia, e provavelmente não conseguirá lutar pelo primeiro lugar até à última jornada. Todavia a qualidade do seu jogo é francamente superior à de um excelente passado recente.
Paolo Maldini
Sobre Paolo Maldini 3166 artigos
Criador do "Lateral Esquerdo", tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto - Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino. Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Autor do livro "Construir uma Equipa Campeã" da PrimeBooks. Analista de futebol na TV e no Jornal Record.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*