Jorge Castelo. O adjunto de Sá Pinto.

white corner field line on artificial green grass of soccer field

Sei que uma das pessoas que conheço mais capacitadas em termos de compreensão do jogo e operacionalização no treino para chegar ao que pretende no jogo tem uma opinião francamente negativa do Castelo. Contudo, e isso é algo que procurarei esclarecer o quanto antes, a negativa opinião pareceu-me prender-se bastante mais pela forma como Castelo teoriza em demasia as suas preleções, do que propriamente sobre o conhecimento que tem sobre a forma como Castelo operacionaliza o processo de treino.

Fomos alunos na faculdade onde Castelo viria a leccionar uns anos mais tarde. Não chegámos, portanto, a ter o prazer de conviver, trocar ideias ou beber dos seus conhecimentos.
Supondo-se que a Castelo caberá operacionalizar no treino / exercício, as ideias de Sá Pinto, parece claro que o perfil é bastante correcto. O perfil. Não necessariamente a figura de Jorge Castelo, que repetindo, não tivemos o prazer de conhecer.
Pudéssemos nós intervir no processo de escolha de um adjunto para Ricardo Sá Pinto, escolheríamos exactamente o mesmo tipo de perfil que o Sporting procurou, porque é certo que a parte mais difícil de tudo isto, é precisamente aquela em que duvidamos seriamente da competência do actual treinador do Sporting (a operacionalização no exercício). Se Jorge Castelo é o homem certo no lugar certo, não sabemos. Se escolhêssemos nós? Garantidamente o mesmo perfil, mas e porque desconhecendo a competência efectiva de Castelo, o primeiro nome a ser contactado seria garantidamente, Francisco Silveira Ramos!
Paolo Maldini
Sobre Paolo Maldini 3042 artigos

Criador do “Lateral Esquerdo”, tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto – Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino.

Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ).

Autor do livro “Construir uma Equipa Campeã” da PrimeBooks.

Analista de futebol na TV e no Jornal Record.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*