Quem está de fora racha lenha?

white corner field line on artificial green grass of soccer field

A propósito disto.
E também dos recentes episódios de racismo entre jogadores. Não entre público e jogadores. Esse é bem diferente.
Não é uma questão de puritanismo. Valorizar o que é dito no campo de jogo é mesmo uma questão de estupidez e desconhecimento.
“What happens on the field stays on the field” é um código não oficial, mas bem antigo entre atletas. Surpreende-me e desgosta-me bem mais vê-lo quebrado, que qualquer afirmação por mais grave que pareça proferida no terreno.
E o mais parvo de tudo é que na quase totalidade das vezes, tais afirmações não revelam ideologias ou preconceitos. Apenas pretendem desconcentrar ou motivar. Chegar ao objectivo final, a vitória.
P.S. – Episódio deste fim de semana. Houve quem tenha sido insultado do primeiro ao minuto oitenta e cinco. A cinco minutos do fim, enquanto se dirigia para o meio campo defensivo para que a bola pudesse seguir ao meio, depois de ter feito o golo da vitória, o jogador “martirizado” passou por quem o insultou incessantemente e soltou um “Toma filho da puta”. O que penso dessa reacção? Óptima! Desde que o árbitro não oiça…
Sobre Paolo Maldini 3828 artigos
Pedro Bouças - Licenciado em Educação Física e Desporto, Criador do "Lateral Esquerdo", tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, bem como participado em 2 edições da Liga dos Campeões em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto - Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino. Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, Cursos de Treinador e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Autor do livro "Construir uma Equipa Campeã", e Co-autor do livro "O Efeito Lage", ambos da Editora PrimeBooks Analista de futebol no Canal 11 e no Jornal Record.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*