Os resultados e as classificações definem a competência do treinador

white corner field line on artificial green grass of soccer field

Nada mais falso.
Se os dezasseis melhores treinadores do mundo competirem na mesma liga, os que terminarem nas últimas posições da tabela são incompetentes?
E se os dezasseis piores treinadores do mundo competirem na mesma liga, o campeão é competente?
São muitos os campos de acção do treinador. Todos determinam a sua capacidade, mas é essencialmente o trabalho semanal que determina o valor do treinador. Jorge Jesus, a titulo de exemplo, parece demasiado fraco em tudo o mais. Mas, no trabalho semanal é demasiado forte. No campo pode perceber-se que, independentemente de se concordar ou não, há trabalho. A forma como os jogadores interagem entre si, com e sem bola revela-nos o que se faz durante a semana no Seixal.
E em Portugal, haver quem se relacione entre si dentro do campo, de forma definida e treinada já é um upgrade grande em relação a demasiados colegas de profissão. Acredite que ainda há equipas na segunda divisão portuguesa a treinar combinações ofensivas sem oposição na fase principal do treino.
Treina-se mal tacticamente. Ou porque não se percebe com exactidão o jogo e que respostas devem ser dadas a cada instante, ou porque quem o percebe se limita a tentar expor as suas ideias de forma oral.
Sem formas jogadas que potenciem a repetição no treino, com definição de comportamentos e acções tácticas (seja na ocupação do espaço, na movimentação ou na tomada de decisão com bola), dificilmente se poderá falar em trabalho com qualidade. Mesmo que ao fim de semana o Melgarejo ou o Michel resolvam aqui e ali os problemas que vão sendo criados.
O bom treinador não ganha sempre e o mau treinador não perde sempre. Todavia, o bom obterá mais resultados positivos tendo em conta o contexto em que se insere que o mau.
Paolo Maldini
Sobre Paolo Maldini 3046 artigos

Criador do “Lateral Esquerdo”, tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto – Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino.

Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ).

Autor do livro “Construir uma Equipa Campeã” da PrimeBooks.

Analista de futebol na TV e no Jornal Record.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*