Final da Taça. Golo da Académica no Jamor

white corner field line on artificial green grass of soccer field
A descoordenação inicial. 
Os dois centrais que saem à mesma bola, deixando um vazio incrível no corredor central. A inexistência de movimento interior quer de um quer de outro lateral, precavendo a saída de um dos centrais (e saíram os dois).

A lenta reorganização defensiva. Mesmo com um central lesionado, teria sido possível aumentar a distância da linha de cobertura para o jogador na contenção. O cruzamento poderia ter sido defendido de frente. A velocidade a que tudo decorre dificultou de sobremaneira a leitura do lance, é certo. Todavia, só atingem a excelência, as equipas que de forma bem célere dão as melhores respostas às diversas situações. Pensar e agir rápido e bem diferencia os melhores jogadores dos demais. Mas, é no processo de treino que nos aproximamos ou afastamos do sucesso. 

Paolo Maldini
Sobre Paolo Maldini 3011 artigos

Criador do “Lateral Esquerdo”, tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto – Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino.

Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ).

Autor do livro “Construir uma Equipa Campeã” da PrimeBooks.

Analista de futebol na TV e no Jornal Record.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*