Segunda parte portuguesa no Euro 2012

white corner field line on artificial green grass of soccer field

Igualmente bastante fraca até bem próximo do minuto 75. Todos os que creêm que Portugal controlou considerarão um infortúnio o lance que terminaria com a bola dentro da baliza nacional. Todavia, a tremenda facilidade com que os alemães chegaram sempre com a bola dominada ao último terço de Portugal fazia antever o desfecho.
Talvez tenha sido a opção alemã por tirar dezenas e dezenas de cruzamentos que não lhes permitiu criar mais lances catalogados como oportunidades de perigo. Havia de ser dessa forma, obviamente, porque o fizeram inúmeras vezes, que se adiantariam. Mas, seria essa a melhor forma de atacar as zonas de finalização? Lembrando até aquilo que Bruno Alves e Pepe oferecem na resposta a tais situações.
Nunca se saberá. Cada qual com as suas convicções. O que é certo é que ao longo os noventa minutos foram mais de vinte os cruzamentos bastante perigosos que sobrevoaram a área portuguesa. As probabilidades de todos eles terminarem sem finalização não seriam muitas. Portugal permitindo tamanha facilidade aos alemães teria de esperar o golo germânico a cada momento. E foi assim até aos setenta minutos. 
Porém, poderia ter sido pior. Se chegar às zonas adiantadas onde chegava a cada dois minutos aproximava a Alemanha do golo, foi uma enorme felicidade perceber que os alemães terminavam os seus ataques, invariavelmente com cruzamentos para a área. No fundo, chegavam com toda a facilidade do mundo próximo do objectivo, mas depois de o fazerem, escolhiam o caminho que mais beneficiava Portugal. E foi assim que Portugal foi resistindo. Mesmo que pelo volume (não tanto qualidade) ofensivo alemão se adivinhasse o que viria a suceder.
Diferentes os últimos quinze minutos. Mérito de uns ou demérito de outros, Portugal finalmente em ataque organizado. Os portugueses a demonstrarem qualidade técnica para jogar em curtos espaços. Duas transições bastante perigosas, ambas iniciadas no pé esquerdo do melhor português do jogo, deram a sensação de que tudo poderia ter sido diferente. 
Na primeira Coentrão aproveita espaço aberto e progride na direcção do corredor central. Fixa o defesa solta em Ronaldo, posteriormente recebe mas o seu remate é interceptado. A segunda transição bem perigosa surge de um lançamento do esquerdino a procurar Nélson Oliveira em profundidade. O avançado recebe e trabalha bem. Faltou um pouco de classe ou criatividade na abordagem de Varela à finalização.
Não foi nada injusto o resultado, ao contrário do que pareceu ser crença geral. Porém, é bastante bom que Portugal saia com a moral intacta. E porque não na segunda jornada entrar com a disposição com que se terminou o primeiro jogo? Nani no meio, a pedir a bola no espaço que a Dinamarca revela maior dificuldade em controlar.

A figura. Hummels. A estratégia portuguesa potenciava a saída com bola de um dos centrais alemães. Porém, não tivesse a categoria que aparentou e teria mudado as suas decisões. Jogo tranquilo defensivamente, foi o primeiro desequilibrador ofensivo da Alemanha.
A figura portuguesa. Fábio Coentrão. Foi sempre dos seus pés que nasceram os ataques mais assertivos de Portugal. Progride quando tem espaço, procura os colegas quando fixa os adversários. Sem ele Portugal teria sido inexistente. Francamente bem defensivamente, tendo em especial relevo o facto de a estratégia portuguesa condenar os seus laterais a enfrentarem a oposição sem coberturas próximas. Ainda assim, não se recorda uma única vez em que tenha sido ultrapassado.
Sobre Paolo Maldini 3828 artigos
Pedro Bouças - Licenciado em Educação Física e Desporto, Criador do "Lateral Esquerdo", tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, bem como participado em 2 edições da Liga dos Campeões em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto - Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino. Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, Cursos de Treinador e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Autor do livro "Construir uma Equipa Campeã", e Co-autor do livro "O Efeito Lage", ambos da Editora PrimeBooks Analista de futebol no Canal 11 e no Jornal Record.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*