O legado de Sá Pinto. Take II, ou uma das piores equipas a defender do futebol europeu.

white corner field line on artificial green grass of soccer field

Alguns lances poderão eventualmente, estar descontextualizados. Não me foi possível, ainda, rever o jogo, e os lances são retirados deste resumo.

Os resumos não mostram na totalidade o que leva a determinadas situações em termos posicionais, pelo que  é possível que sejam cometidas algumas injustiças de julgamento em um ou outro lance. Todavia, e pelo histórico de erros posicionais da defensiva leonina, o mais provável é que não haja mesmo qualquer injustiça. Em termos colectivos, defensivamente este é o pior Sporting da última década. Também por isso, Rojo e Boulahrouz parecem a pior dupla de centrais leonina a que a memória nos faz chegar. Mas, os laterais têm-se juntado ao rol de disparates defensivos. A culpa terá de ser atribuída a quem não treinou minimamente a interpretação e coordenação dos seus defesas às diversas situações de jogo. Cada um joga por si e o resultado são jogadores na fogueira. Justamente? O tempo o dirá. 

Paolo Maldini
Sobre Paolo Maldini 3013 artigos

Criador do “Lateral Esquerdo”, tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto – Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino.

Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ).

Autor do livro “Construir uma Equipa Campeã” da PrimeBooks.

Analista de futebol na TV e no Jornal Record.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*