Comportamento defensivo dos defesas e trinco do Sporting

white corner field line on artificial green grass of soccer field
O péssimo posicionamento defensivo dos centrais, frequentemente desposicionados e sem a mínima percepção do que estão a fazer em campo, já foi por diversas vezes aqui abordado. Referimo-nos ao inenarrável Marcos Rojo ainda antes de começar a hecatombe. Talvez por ter passado algum tempo lesionado, Boulahrouz foi escapando à critica. Até determinado momento.
É absolutamente horrível a linha defensiva do Sporting. Aparentam ser um grupo de amigos que se junta ao fim de semana, sem qualquer noção, nem treino sobre o jogo. A ausência de princípios colectivos, desvaloriza ainda mais as individualidades, que ainda assim cometem erros que qualquer equipa dos escalões de formação leoninos não cometeriam. 
Os lances nas imagens seguintes, todos recolhidos da primeira parte do jogo da Liga Europa, não resultaram em qualquer perigo. A razão pelo qual os identificámos foi para garantir que o Sporting a qualquer momento pode sofrer golos. Muitos golos. Não são os adversários que estão a aproveitar os erros. Os erros acontecem a cada segundo, e muito feliz tem sido o Sporting por consentir tão poucos golos. 
O jogo de hoje com a Académica foi inacreditável do ponto de vista defensivo, tendo culminado com um avançado da briosa a receber a bola na entrada da área leonina, num momento em que os centrais estavam abertos. Tudo isto durante a organização defensiva do Sporting.
Identificou muito bem um dos problemas, Oceano. Mesmo durante o jogo, para quem seguiu o jogo pela TV foi perceptível a sua preocupação com a proximidade das linhas. Todavia, os problemas vão muito para além da falta de qualidade do controlo na profundidade. Também na largura há imensos problemas posicionais. Não há equilíbrios. Não há quaisquer princípios. É a equipa mais desorganizada de que há memória em Alvalade.

Sobre Paolo Maldini 3828 artigos
Pedro Bouças - Licenciado em Educação Física e Desporto, Criador do "Lateral Esquerdo", tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, bem como participado em 2 edições da Liga dos Campeões em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto - Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino. Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, Cursos de Treinador e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Autor do livro "Construir uma Equipa Campeã", e Co-autor do livro "O Efeito Lage", ambos da Editora PrimeBooks Analista de futebol no Canal 11 e no Jornal Record.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*