Por onde lhe pegar, Vercauteren?

white corner field line on artificial green grass of soccer field
Back to basics
Nesta fase, até o aquecimento deve ser pensado para fazer evoluir tacticamente a equipa.
Integrar no aquecimento jogos que trabalhem tacticamente (as respostas a dar em função da situação de jogo) todos os atletas, sobretudo os que compõem a linha defensiva do Sporting é fundamental. Todo o tempo é demasiado curto para o que urge mudar. 
Exemplos para aquecimento.
Jogos de 2×2. Pontua quem ultrapassa a linha final adversária com a bola dominada. Obrigatoriedade de defender em duas linhas (contenção / cobertura defensiva). Mais do que cair em cima do adversário directo para recuperar rápido, há que garantir segurança defensiva.
Jogos de 3×3. Pontua quem ultrapassa a linha final adversária com a bola dominada. Obrigatoriedade de defender em duas linhas (linha da contenção com um jogador, linha de cobertura com dois). Trabalhar os equilíbrios, a cada mudança do portador da bola, um jogador diferente sai para a contenção, voltando quem estava na contenção para a linha de cobertura.
Exercícios potencialmente interessantes para a coordenação da linha defensiva, nos momentos em que fica com 4 ou 5 atrás da linha da bola.
Jogos de 4×4. Pontua quem ultrapassa a linha final adversária com a bola dominada. Obrigatoriedade de defender em duas linhas (linha da contenção com um jogador, linha de cobertura com três). Trabalhar os equilíbrios, a cada mudança do portador da bola, um jogador diferente sai para a contenção, voltando quem estava na contenção para a linha de cobertura.
Jogos de 5×5.  Pontua quem ultrapassa a linha final adversária com a bola dominada. Obrigatoriedade de defender em duas linhas (linha da contenção com um ou dois jogadores, linha de cobertura com três ou quatro jogadores, dependendo das ideias do treinador e do corredor de jogo. Isto é: 4+1 ou 3+2). Trabalhar os equilíbrios, a cada mudança do portador da bola, um jogador diferente sai para a contenção, voltando quem estava na contenção para a linha de cobertura.
Primeiramente há que reorganizar defensivamente a equipa. Começando pelos que jogam mais atrás. Como defender com 2, 3, 4, 5 atrás da linha da bola?
Progressivamente ir inserindo mais jogadores, para mais situações que promovam também a coordenação entre sectores e dentro dos próprios sectores.
Sobre Paolo Maldini 3828 artigos
Pedro Bouças - Licenciado em Educação Física e Desporto, Criador do "Lateral Esquerdo", tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, bem como participado em 2 edições da Liga dos Campeões em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto - Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino. Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, Cursos de Treinador e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Autor do livro "Construir uma Equipa Campeã", e Co-autor do livro "O Efeito Lage", ambos da Editora PrimeBooks Analista de futebol no Canal 11 e no Jornal Record.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*