442 Losango do FC Porto.

white corner field line on artificial green grass of soccer field

Notas curtas.
Não há avançado direito. Porém nunca faltam linhas de passe sobre o lado direito ao portador. É possível que a troca de Lucho por Moutinho ao intervalo, se deva à tal necessidade do interior direito fazer mais km para oferecer linhas de passe diferentes.
James oferece-se sempre para receber no espaço entre sectores do adversário, no corredor central. A sua qualidade técnica assombrosa permite-lhe receber com qualidade mesmo em espaços curtos. É um inteligente e sabe sempre quando procurar o pé ou o espaço à frente dos colegas. Desequilibra totalmente o jogo. Pelo espaço que pisa e pela qualidade que oferta quando recebe.
Mecanizadíssimos os médios portistas no momento defensivo. Sempre contenção / cobertura e o terceiro elemento (Lucho ou Moutinho) a oferecer equilíbrio e pronto a sair à bola se esta rodar para outro espaço. 
Jackson não terá tocado mais de 5, 6 vezes na bola em todo o jogo. É a James que cabe receber a bola à frente da defesa. O avançado não entra na primeira ou segunda fase do jogo. Não participa a construir ou a criar, mas logo que a bola entra no bloco adversário mostra-se exímio na movimentação.
João Moutinho, Lucho e Defour (Fernando). Excelente capacidade de passe e primazia pela circulação da bola. Com James são todo o centro da equipa. São as linhas de passe que oferecem (sempre em redor e próximas do portador) que fazem a equipa progredir de forma apoiada. Defour é menos agressivo que Fernando, mas mostra-se também totalmente integrado do ponto de vista táctico. Inteligência é a palavra que define o meio campo do FC Porto.

P.S.- Há um erro na imagem 6. Um avançado no corredor esquerdo, outro no central. Assim é que está correcto.

Sobre Paolo Maldini 3828 artigos
Pedro Bouças - Licenciado em Educação Física e Desporto, Criador do "Lateral Esquerdo", tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, bem como participado em 2 edições da Liga dos Campeões em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto - Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino. Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, Cursos de Treinador e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Autor do livro "Construir uma Equipa Campeã", e Co-autor do livro "O Efeito Lage", ambos da Editora PrimeBooks Analista de futebol no Canal 11 e no Jornal Record.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*