Luisão. Um dos centrais mais rápidos da Liga.

white corner field line on artificial green grass of soccer field
Há uns bons textos atrás comparávamos Bruno Alves a Marcos Rojo. De forma bastante simples, afirmámos que um não tem a mínima noção do que faz em campo, enquanto que o outro sabe o que deve ser feito, mas é demasiado lento a reagir mentalmente.
“…Bruno Alves é diferente. Tem imensas virtudes, mas tem também um defeito grave que o impede e por muito, de entrar na galeria dos grandes defesas centrais europeus. É demasiado lento. Não lento na passada, mas lento no que mais importa ser rápido. Na leitura das situações de jogo, o que naturalmente lhe retarda as acções. Bruno Alves demora a perceber o que o jogo pede. Ele sabe, ocupa o espaço, mas perante situações que fogem ao padrão normal as suas respostas são demasiado tardias.” Aqui.
Hoje, apresentamos por video, o exemplo de um central que sendo lento na passada, é rapidíssimo naquilo que mais convém ser rápido. Nas respostas posicionais a dar a cada situação de jogo. Mesmo nas mais inesperadas. 
Repare como quase de forma intuitiva, pela velocidade extraordinária a que o faz, Luisão anula um ataque de enorme perigo do adversário. Pense. Qual seria o comportamento da maioria dos centrais da liga perante tal situação? Defender o adversário mais próximo da baliza, ficando uma situação de 2×2, com o avançado do Olhanense a poder receber a bola bem próximo da baliza adversária. Num centésimo de segundo, Luisão transforma a situação em 1×2. Bastante bem também Garay a adaptar o seu posicionamento à decisão do seu capitão. Assim que Luisão pega no portador, Garay baixa um pouco para cobertura. E de repente o jogador mais avançado do Olhanense passa de uma situação de poder receber a bola em excelente posição, para não a poder receber de todo. E ter de voltar para trás, para sair do fora de jogo, acaba por impedir até que seja possível uma desmarcação de ruptura.
Pequenos pormenores no comportamento de uns e outros jogadores que fazem a diferença e que explicam, tantas vezes, resultados.
Sobre Paolo Maldini 3828 artigos
Pedro Bouças - Licenciado em Educação Física e Desporto, Criador do "Lateral Esquerdo", tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, bem como participado em 2 edições da Liga dos Campeões em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto - Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino. Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, Cursos de Treinador e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Autor do livro "Construir uma Equipa Campeã", e Co-autor do livro "O Efeito Lage", ambos da Editora PrimeBooks Analista de futebol no Canal 11 e no Jornal Record.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*