Ricardo Quaresma útil no FC Porto?

white corner field line on artificial green grass of soccer field
Sim! Tremendo reforço, assim mantenha as suas qualidades intactas.
Quaresma é um talento enorme. Tem algumas dificuldades na tomada de decisão, procurando demasiadas vezes o seu sucesso em detrimento do que é melhor para a equipa. Torna-se demasiadas vezes refém do sucesso ou não dos impulsos individuais que oferta à sua equipa. Esta sua característica foi a que possivelmente o impossibilitou de ser bem sucedido em Ligas mais importantes como a italiana ou espanhola. É todavia alguém que pode ser extremamente útil se enquadrado num modelo que o potencie. 
E que melhor modelo que o de Vitor Pereira para encaixar todo o talento de Quaresma?
Ofensivamente o 442 losango (um avançado e um extremo) de Vitor Pereira centra toda a responsabilidade nos quatro do meio. Sobretudo no fantástico James. Colectivamente, tudo passa pelos quatro do corredor central. A responsabilidade ofensiva do actual modelo do FC Porto está quase toda nos pés e na cabeça de Moutinho, Lucho e James. Jackson tem-se mostrado sobretudo na movimentação a procurar situações de finalização, e Varela é por si um jogador à parte no actual modelo de jogo azul e branco. É talvez o único jogador que se sente jogar à parte da equipa. Tem liberdade para as suas arrancadas com bola, procurando mais do que qualquer outro explorar a profundidade em iniciativas individuais.
Se o próprio modelo do FC Porto contempla uma posição em que alguém por vezes parece jogar à margem do colectivo, uma posição onde há liberdade para impulsos individuais, quem melhor que Quaresma para um modelo de jogo assim? É seguro que teria incrivelmente mais a oferecer ao FC Porto que Varela.
A posição de extremo no actual sistema de jogo do FC Porto é garantidamente o ponto de menor qualidade  no onze e no plantel azul e branco. Quaresma seria de top! Assim as suas qualidades estejam próximas do talento que ostenta. 
Paolo Maldini
Sobre Paolo Maldini 3333 artigos
Criador do "Lateral Esquerdo", tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto - Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino. Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Autor do livro "Construir uma Equipa Campeã" da PrimeBooks. Analista de futebol na TV e no Jornal Record.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*