O enorme César Peixoto. Sempre underrated.

white corner field line on artificial green grass of soccer field
“Jorge Jesus foi o treinador com quem mais aprendi. Sobretudo a nível de tática”

“No ano passado vi vários jogos e sentia que podia ser titular daquela equipa. Estaria a mentir se não o dissesse.” Sobre o SL Benfica.

“O Mourinho é o melhor do mundo. E para se chegar a esse estatuto não pode ser só sorte. É muito bom, tem feito um trabalho fantástico nos clubes por onde passa e está de parabéns. A par do mister Jorge Jesus foi o melhor treinador com quem trabalhei.”

“Mourinho marca muito as equipas onde trabalha, os jogadores estavam habituados aos seus métodos e o início foi atribulado. O mister Del Neri não foi muito bem aceite pela equipa nem pelo próprio clube. Sentíamos que as ideias de jogo dele e a forma como queria que a equipa jogasse não eram as adequadas. Acabou por ser despedido e começou aquele ano atípico com três treinadores no F.C. Porto. Não foi fácil para os jogadores adaptarem-se a um F.C. Porto sem Mourinho.”

“E sugeriu-me: o que achas de passares para defesa esquerdo? Explicou-me que na tática dele, que era muito ofensiva, o defesa acabava por não o ser, de facto. Era um falso defesa esquerdo. Eu vinha de um empréstimo, queria afirmar-me e aceitei. ” Sobre Adriaanse.

“…fui treinado pelos melhores e fui sempre opção para eles. Sinto que não dão o devido valor ao que consegui no futebol, mas continuo a jogar como se nada fosse e durmo de consciência tranquila. “

“Custa-me ler algumas crónicas nos jornais. Fico a pensar que não viram o mesmo jogo que eu”

“Gostava de ter representado mais vezes a seleção, mas a vida é assim.”

Excelente entrevista de César Peixoto ao Maisfutebol. Quão difícil será para um excelente jogador de futebol conviver com as criticas acérrimas de quem nada percebe? Por aqui será sempre recordada a sua enorme classe. Talvez desde os tempos em que Rui Costa e Pedro Barbosa jogavam que não aparecia outro futebolista de nacionalidade portuguesa que nos divertisse tanto quanto Peixoto o fazia quando apto e disponível fisicamente.  


Um terrível lamento pelas lesões que não o impediram de almejar tudo, mas que impediram que o mundo percebesse o jogador que foi.

Paolo Maldini
Sobre Paolo Maldini 3744 artigos
Pedro Bouças - Licenciado em Educação Física e Desporto, Criador do "Lateral Esquerdo", tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, bem como participado em 2 edições da Liga dos Campeões em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto - Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino. Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, Cursos de Treinador e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Autor do livro "Construir uma Equipa Campeã", e Co-autor do livro "O Efeito Lage", ambos da Editora PrimeBooks Analista de futebol no Canal 11 e no Jornal Record.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*